Voltar para a tela anterior.
O movimento escoteiro voltou a ser enaltecido no plenário do Legislativo, a partir do pronunciamento do vereador Vinicius Ribeiro/PDT, na tarde desta terça-feira (24). Momentos antes, na abertura da sessão ordinária, representantes do 26º Distrito Escobande haviam participado da Tribuna Livre. Membro da iniciativa desde março de 1984, Vinicius destacou o dever do grupo em servir.
Para o vereador, o movimento revolucionou sua vida no que diz respeito à convivência com a família e amigos, além de lhe proporcionar um novo entendimento em relação à escola e à comunidade. Ele comentou, ainda, que todo ano, próximo ao Dia do Escotismo, que é comemorado em 23 de abril, o espaço é destinado a escoteiros, a fim de divulgar o movimento.
O vereador Felipe Gremelmaier/PMDB afirmou que passou a admirar, ainda mais, o movimento durante o tempo em que esteve à frente da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, já que pôde acompanhar o trabalho do grupo.
Para o vereador Edson da Rosa/PMDB, os princípios do escotismo se fundem com os mandamentos da igreja católica. Citou aquele que indica amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo.
De acordo com o vereador Francisco Spiandorello/PSDB, existem cerca de mil escoteiros em Caxias do Sul. Disse acreditar que o número é pequeno para o tamanho da cidade. Conforme ele, a juventude de hoje precisa de mais orientações, como valores atrelados à família.
Os peemedebistas Alaor de Oliveira e Mauro Pereira também se manifestaram a favor do movimento, citando exemplos de pessoas que passaram pelo grupo.