Voltar para a tela anterior.
O presidente do Legislativo caxiense, Wagner Petrini/PSB, recebeu, nesta terça-feira (10), uma visita do secretário municipal da Receita, Micael Meurer, que foi eleito o representante titular do Rio Grande do Sul no Conselho Superior do Comitê Gestor do novo Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS). O colegiado é formado por 27 representantes dos Estados e 27 dos municípios. Desses, 14 foram indicados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e 13 pela Frente Nacional dos Prefeitos.
Para o secretário da Receita, é essencial que a cidade busque uma distribuição adequada do tributo, garantindo uma fatia significativa do valor obtido com o novo imposto. O protagonismo da cidade no comitê, ainda conforme Meurer, traz uma grande responsabilidade, tendo em vista que Caxias vai discutir medidas que vão impactar todas as 5.569 cidades no país.
“Esse novo imposto, quando completamente implementado, trará uma arrecadação que pode chegar a R$ 1,5 trilhão por ano. Esse valor será distribuído para todos os municípios e Estados. Nesse contexto, esse conselho vai tomar decisões que impactarão diretamente o orçamento de todos os Estados e municípios, pois também compete a ele definir regras sobre a cobrança e administração desses valores”, explica Meurer.
O presidente da Câmara Municipal, Wagner Petrini, ressaltou a importância da participação de Caxias do Sul no comitê para obter resultados positivos para os municípios. Ele se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário.
O Conselho Superior do IBS foi instituído parcialmente em 16 de maio de 2025, marcando o início formal da governança federativa do imposto e da transição para o novo modelo de gestão tributária no país.