Voltar para a tela anterior.
Com um mandato pautado pelo compromisso com a comunidade, a vereadora Daiane Mello (PL) encerra seu primeiro ano na Câmara Municipal com resultados expressivos e concretos, reafirmando suas principais bandeiras: inclusão, saúde e educação.
Ao longo de 2025, Daiane protocolou 30 projetos de lei, sendo quatro já aprovados e em vigor:
- Fila preferencial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), demais transtornos e síndromes correlatas, extensiva aos responsáveis legais – já está em prática no município;
- Parceria público-privada para patrocínio de uniformes escolares na rede pública – aprovado e em fase de diretrizes pela Prefeitura;
- Projeto Antibullying nas escolas municipais – aprovado, aguardando regulamentação;
- “Dia Furta-Cor”, instituído para tratar da saúde mental materna, na segunda-feira após o Dia das Mães – já aprovado.
Além disso, participou da criação e aprovação do Dia Municipal do Autismo e apresentou uma emenda significativa ao projeto de transporte escolar, garantindo o benefício mesmo para trajetos abaixo de 2 km quando considerados perigosos ou penosos.
A vereadora também apresentou ao longo de 2025, 522 indicações relacionadas a problemas do cotidiano da população – cerca de 80 já atendidas.
Fiscalização e atuação comunitária
Daiane se destacou por seu papel fiscalizador. Em uma das ações, apontou irregularidades na UPA Central, resultando em denúncia ao Ministério Público. Mesmo diante de um processo de cassação por parte de médicos afetados, teve apoio unânime dos vereadores, que rejeitaram a admissibilidade da ação.
Durante o ano, a vereadora destinou R$ 4,7 milhões em emendas parlamentares para saúde, educação e inclusão. Realizou duas viagens a Brasília e visitas a outras cidades em busca de recursos, parcerias e boas práticas. A atuação no pós-enchente também foi decisiva: após visitas a famílias atingidas, articulou com o SAMAE a obra de contenção do Arroio Tega, prevista para 2026.
Com um mandato pautado na escuta ativa, Daiane realizou gabinetes itinerantes, caminhadas nos bairros, centenas de atendimentos no gabinete e visitas às casas da população. Criou e preside a Frente Parlamentar em Defesa das Barragens, além de compor as comissões de Acessibilidade, Direitos Humanos, Educação, Cultura, Constituição e Justiça, Procuradoria Especial da Mulher, entre outras.
Reconhecimento e valorização
- Cada vereador pode entregar até três homenagens por ano. Daiane agraciou em 2025:
- Pastor Ricardo Barbosa com o Título de Cidadão Caxiense;
- SSI Saúde, com Sessão Solene pelos 30 anos;
- Empresa Malta, com o Prêmio Caxias do Sul pelos 35 anos de história.
Ainda, Daiane presenta semanalmente o podcast “Informação é Poder”, ao lado da advogada Daiane Fogaça, abordando temas relevantes com olhar jurídico e crítico, disponível no YouTube e Spotify.
“Cada passo deste mandato é guiado pelo compromisso que assumi com a população: estar ao lado das pessoas, ouvir suas necessidades e transformar realidades. Educação, saúde e inclusão não são apenas bandeiras, são causas que carrego com o coração. Esse primeiro ano foi intenso e desafiador, mas também extremamente gratificante. E sigo firme, com ainda mais força para os próximos desafios”, destacou a vereadora mulher mais votada de Caxias do Sul.