Voltar para a tela anterior.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (04/11), Zé Dambrós/PSB discorreu sobre conquistas do município caxiense no 7º Prêmio Boas Práticas da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), na última quarta-feira (29/10). Segundo ele, os prêmios destacam a relevância de programas para a comunidade.
Dambrós citou o Programa Cuidado Subsidiado para Pessoas Idosas, que recebeu 3º Lugar na categoria Melhor Idade 60+. Ele oferece suporte financeiro a famílias que cuidam de pessoas idosas em casa, ajudando a evitar a institucionalização. Para isso, a família incluída no programa recebe subsídio financeiro com finalidade de viabilizar a execução do cuidado da pessoa idosa, com a assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade (TCR), informando o recebimento do valor. Tal documento deve ser providenciado pelo profissional de referência do serviço de assistência social ao qual a família esteja vinculada.
De acordo com o vereador, o Programa possui um custo médio de R$ 2,7 mil mensais, o que considerou ser um valor de baixo custo. Ele argumentou que o Cuidado Subsidiado representa uma economia ao município, além de evitar acidentes e manter os devidos cuidados com os idosos, que seguem em tratamentos humanizados junto à família. “Esse reconhecimento é legítimo, pois valoriza e fortalece os vínculos familiares, promovendo dignidade e afeto”, salientou Dambrós.
O parlamentar também celebrou a conquista do Programa Esse Terreno é Meu, que recebeu o 1º lugar na categoria Habitação. É um programa de regularização fundiária criado pela prefeitura caxiense, para dar a posse legal e a propriedade de lotes inicialmente ocupados de forma irregular.
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) também foi reconhecido na categoria Meio Ambiente, ficando em 3º lugar, a partir da Tarifa Subsocial, que atende moradores que estão em espaços em processo de regularização fundiária, que pagam R$ 20 mensais pelo consumo de até 20 metros cúbicos. Além de assegurar às famílias o acesso à água, o programa reduz as perdas no sistema com ligações irregulares. O socialista explicou que, atualmente, cerca de 40% de toda a água tratada são desperdiçados, o que pode ser amenizado com tal tarifa.
O Prêmio Boas Práticas é uma iniciativa que busca reconhecer ações inovadoras implementadas por municípios do Rio Grande do Sul. O objetivo é estimular a troca de experiências, promovendo a melhoria na gestão pública municipal. A premiação destaca projetos que tenham impacto positivo nas comunidades locais.
Confira matéria da TV Câmara Caxias