Voltar para a tela anterior.
Celebrando 50 anos de história, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Giuseppe Garibaldi recebeu homenagem da Câmara Municipal de Caxias do Sul, nesta quarta-feira (22/10). O reconhecimento da instituição de ensino do bairro Cristo Redentor foi aprovado por meio do requerimento 99/2025, de autoria do vereador Capitão Ramon/PL e outros sete legisladores, com apoio unânime dos demais parlamentares. A cerimônia de hoje foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Lucas Caregnato/PT, e o pronunciamento da tribuna coube ao parlamentar Capitão Ramon/PL, que destacou a trajetória e o empenho de quem faz a instituição acontecer desde seu nascimento até hoje.
"Celebrar meio século de existência de uma escola pública é celebrar histórias de vida, dedicação e transformação social. A Giuseppe Garibaldi não é apenas um prédio, não é apenas um nome. Ela representa um legado construído por várias gerações com esforço e amor de muitas pessoas. Por aqui passaram cerca de 2,5 mil alunos, cada um com seus sonhos, desafios e conquistas. Quero prestar homenagem especial a todos que estão ou já passaram por essa escola. A educação pública só se fortalece graças ao comprometimento de pessoas que acreditam no poder do conhecimento e da formação humana. Que essa comemoração seja, além de um olhar para o passado com gratidão, um compromisso renovado com a escola pública. Parabéns, Escola Giuseppe Garibaldi, pelos 50 anos de dedicação, amor e educação", exaltou o vereador, saudando a toda a comunidade escolar e à direção da instituição.
Da tribuna, a diretora da Escola Giuseppe Garibaldi, Fabiana Duarte Mello Schossler, externou alegria e gratidão à Câmara, em especial ao vereador Capitão Ramon/PL, pela homenagem e destacou o percurso e o envolvimento comunitário do colégio. “É uma instituição que marcou gerações e segue cumprindo com excelência sua missão de educar e formar cidadãos comprometidos com o futuro de nossa cidade. Cada capítulo dessa história ajuda a compreender o quanto crescemos e o quanto ainda podemos avançar”, enfatizou Fabiana, contando a luta para que a instituição se tornasse realidade e chegasse a meio século de vida.
Segundo ela, desde sua origem, o colégio sempre foi liderado por gestoras mulheres e atuando com competência e qualidade no aprendizado, no acolhimento e na transformação.
Representando o Executivo na solenidade marcou presença a secretária-adjunta da pasta da Educação, Simone Selbach.
SAIBA MAIS SOBRE A EMEF GIUSEPPE GARIBALDI:
- Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Giuseppe Garibaldi Garibaldi teve a criação oficializada em 1975 e está localizada na Rua Silveira Martins, no Bairro Cristo Redentor. No entanto, as atividades começaram ainda em 1974, quando a comunidade local procurou a Associação de Moradores e o prefeito da época, Mario Bernardino Ramos, e apontou a necessidade de uma nova escola.
- O imóvel escolhido estava localizado na BR-116 e atendia em média 60 estudantes. O nome da escola, conforme o desejo do prefeito, homenageia Giuseppe Garibaldi, italiano que entrou para a história do Rio Grande do Sul pela participação na Revolução Farroupilha.
- Em 1976, ocorre a inauguração na Rua Silveira Martins, permanecendo atuante no mesmo endereço. No ano seguinte, a Escola Apolinário Alves dos Santos se entrelaça com a história da escola Giuseppe no processo de formação cidadã de aproximadamente 140 estudantes. Nos anos de 1980, a biblioteca da escola foi inaugurada e homenageou Anita Garibaldi, personalidade importante e relevante para a história do Rio Grande do Sul.
- Na década de 1990, ampliou o seu público porque, gradualmente, implementa os anos finais do Ensino Fundamental no currículo, atendendo às demandas da comunidade. Atualmente, a escola atende a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. É composta por 520 estudantes, 47 professores, duas secretárias, duas merendeiras, três higienizadoras e cinco cuidadores.
- A equipe diretiva, eleita pela comunidade em 2024, é formada pela diretora Fabiana Duarte Mello Schossler; a vice-diretora da manhã, Francine Censi Vergani, e a vice-diretora da tarde, Taís Martins da Silva Maas.
- Além do vereador Capitão Ramon/PL, assinaram o requerimento de homenagem à instituição os legisladores Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Hiago Morandi/PL, Pedro Rodrigues/PL, Rafael Bueno/PDT, Sandra Bonetto/NOVO e Sandro Fantinel/PL.