Voltar para a tela anterior.
Presidente da Comissão de Saúde do Legislativo e futuro secretário municipal da Saúde de Caxias do Sul, o vereador Rafael Bueno/PDT participou sexta-feira (03/10) da assinatura do termo de compromisso para a construção da primeira Policlínica da cidade. O ato ocorreu no Centro Administrativo e contou com a presença do superintendente regional adjunto do Ministério da Saúde, João Luiz Trindade Dornelles, e representantes da Caixa Econômica Federal, do prefeito Adiló Didomenico e de diversas autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da comunidade. A Policlínica ficará no bairro Esplanada, em área pública de 8238,00 m². A comunidade da zona sul será beneficiada com o empreendimento, em um investimento na ordem de R$ 30 milhões, com recursos do PAC Seleções - Saúde 2025, do Governo Federal.
A Policlínica é um serviço de Atenção Especializada à Saúde e que vai complementar o cuidado prestado na Atenção Primária em Saúde. O equipamento vai ampliar o acesso da população a serviços especializados, para garantir mais efetividade e celeridade. O objetivo é qualificar o atendimento prestado na ponta, para que a população precise cada vez menos buscar atendimentos de urgência.
Rafael Bueno destacou a ação da deputada federal Denise Pessôa/PT para a vinda do equipamento, além do envolvimento da parlamentar em outras demandas na área.
"Já solicitei agendas no Ministério da Saúde para trazer mais recursos para a cidade, como as carretas da saúde e fazer mais mutirões, além de buscar ajustes no Teto MAC e credenciamentos das UPAs", enfatizou Bueno.
A nova unidade segue o modelo de projeto do Ministério da Saúde e vai ofertar acesso a especialistas, exames e diagnósticos, com acesso regulado pelo município. A proposta do Ministério tem como principais linhas de cuidado: Atenção integral à Saúde da Mulher; Atenção Integral à Saúde do Homem; Atenção Integral à Saúde da Criança; Atenção Integral às Condições Crônicas não transmissíveis (linhas de cuidado do AVC – acidente vascular cerebral, do infarto agudo do miocárdio – IAM e da insuficiência cardíaca no adulto, do diabetes mellitus, da doença renal crônica, da dor torácica, das doenças metabólicas e obesidade); Atenção Integral às vítimas de violência (mulher, criança, idoso e LGBT); Atenção Integral à Saúde Mental; Cuidados Ortopédicos; Cuidados em Otorrinolaringologia; e Reabilitação.
A Policlínica é intermediária entre a UPA e o hospital. O encaminhamento para os pacientes da Policlínica vai se dar via regulação e tendo como porta de entrada sempre a Unidade Básica de Saúde. O equipamento visa resolver o problema do paciente, que terá tudo num só local: consulta, exame e procedimento cirúrgico.
"Saudo a todos que de alguma se envolveram nesta conquista, que será um marco para Caxias do Sul, porque vivemos num momento de fragilidade na saúde pública. Enquanto secretário da Saúde, daremos celeridade a esse procedimento, contando com a excelência e determinação dos nossos servidores", destacou Bueno, que discursou durante a solenidade, ocorrida na prefeitura.