Voltar para a tela anterior.

Plenário estuda incluir Dia S no Calendário de Caxias

A proposição valoriza e reconhece o trabalho do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na cidade


Está em análise no Legislativo caxiense a proposta que busca instituir e incluir o Dia S de Valorização e Reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul/RS. O assunto integra o projeto de lei 138/2025, de autoria do vereador Edson da Rosa/Republicanos. O texto passou em primeira discussão nesta quinta-feira (02/10) e retornará ao plenário para votação final.

Pela matéria, caso for aprovada e sancionada, a data será celebrada anualmente em 16 de maio. Na exposição de motivos, o autor ressalta que a criação dessa data visa enaltecer a relevância das atividades desenvolvidas por essas instituições em favor da população gaúcha, reconhecendo seu papel fundamental na promoção do desenvolvimento social, cultural, educacional e econômico.

Quanto à escolha do dia 16 de maio, Edson acrescenta que faz referência aos atos públicos promovidos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com o apoio das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) estaduais, que ocorrem em todo o Brasil. Esses eventos reúnem colaboradores do comércio, usuários, alunos e professores, em uma grande manifestação de apoio ao Sesc e ao Senac.

De acordo com o vereador, o Senac foi criado pelo Decreto-Lei nº 8.621, de 1946, e exerce um papel essencial na formação e na qualificação profissional para o setor do comércio de bens, serviços e turismo. No Rio Grande do Sul, a instituição conta com 51 unidades escolares, que atendem a mais de 460 municípios, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia e da inclusão profissional no Estado. Já o Sesc, instituído pelo Decreto-Lei nº 9.853, também de 1946, tem como missão promover o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e suas famílias.

Com 51 unidades fixas e nove unidades móveis, o Sesc oferece serviços nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Somente no último ano, atendeu a mais de 6,8 milhões de pessoas, consolidando sua atuação efetiva ao longo de 79 anos de história.

Conforme Edson, iniciativas semelhantes ao Dia S no calendário municipal já foram implementadas em diversas cidades gaúchas, como Gravataí, Santana do Livramento e Lajeado.

“Instituir o 'Dia S' é uma medida justa e necessária para valorizar o papel essencial do Sesc e do Senac em nossa sociedade, reconhecendo suas significativas contribuições para o desenvolvimento humano, social e econômico do Rio Grande do Sul”, enfatiza o republicano.

02/10/2025 - 15:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo