Voltar para a tela anterior.

Comenda Irmãos Bertussi volta ao Acampamento Farroupilha

Robison Boeira, Rubens Tissot, Shirlei Paravisi e Rafael De Boni receberam a honraria nos Pavilhões da Festa da Uva, onde tradicionalmente ocorrem os festejos. É a segunda vez que da entrega da distinção nos Pavilhões. A primeira aconteceu em 2010.


A três dias da data que celebra o gaúcho (20 de setembro), a Câmara Municipal de Caxias do Sul prestou homenagem à cultura tradicionalista com mais uma edição da Comenda Medalha Irmãos Bertussi. A sessão solene foi na última quarta-feira (17/09), no palco principal dos Festejos Farroupilhas, nos Pavilhões da Festa da Uva, e emocionou o público presente, que acompanhou atentamente a homenagem. Esta é a segunda vez que a entrega da distinção ocorre nos Pavilhões. A primeira aconteceu em 2010.

Quatro personalidades foram reconhecidas pela contribuição à preservação e à valorização da cultura gaúcha: Robison Boeira, Rubens Tissot, Shirlei Paravisi e Rafael De Boni, esse último agraciado com a comenda especial, destinada a quem se destaca na defesa do tradicionalismo em nível estadual ou nacional.

O presidente do Legislativo, Lucas Caregnato/PT, conduziu os trabalhos e destacou que a cultura e a tradição representam a luta por uma sociedade mais justa, desde os tempos da Revolução Farroupilha até os dias atuais. Reforçou o compromisso da Casa do Povo em estar próxima da comunidade e dos movimentos culturais, enfatizando a importância de levar uma comenda tão significativa do poder Legislativo para dentro do Acampamento Farroupilha.

A vereadora Marisol Santos/PSDB, integrante da Comissão Especial responsável pela escolha dos agraciados, também se pronunciou. Em sua fala, valorizou a trajetória de cada homenageado e destacou o legado de receber uma honraria que leva o nome dos Irmãos Bertussi, gaiteiros de Criúva, distrito de Caxias do Sul, que revolucionaram a música tradicionalista gaúcha.

Shirlei Paravisi é jornalista formada pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduada em Jornalismo, Gestão e Empreendedorismo pela ESPM. Iniciou sua trajetória na RBS TV Caxias em 1994, como estagiária, e hoje atua como apresentadora do Jornal do Almoço na Serra e coordenadora de Jornalismo da emissora. No tradicionalismo, Shirlei construiu uma trajetória marcante: foi 1ª Prenda Juvenil da entidade, 1ª Prenda Juvenil da 25ª Região Tradicionalista e 1ª Prenda Juvenil do Estado, no período de 1990/1991.

Ao receber a Medalha Irmãos Bertussi, agradeceu pelo reconhecimento de sua história: “Eu nasci nesse meio. Minha família sempre participou de rodeios e dos centros de tradições gaúchas (CTGs). Desde pequena entendi que esses espaços fortalecem a união da família. Crescer nessa cultura influenciou diretamente na escolha da minha profissão. Sou muito grata por tudo que o tradicionalismo me proporcionou e, hoje, procuro retribuir levando essa cultura e dando visibilidade a essa tradição por meio das telinhas”.

Robison Boeira construiu uma sólida carreira musical voltada ao tradicionalismo gaúcho, levando a cultura do Rio Grande do Sul para 11 países ao longo de sua trajetória. É professor de acordeão diatônico, instrumento que ensina com paixão a crianças, jovens e adultos, incentivando novas gerações a se aproximarem da música e da tradição. Na cerimônia, com a pala do pai sobre os ombros, Robison dedicou a homenagem a ele, falecido há apenas dois meses. Em uma fala comovente, agradeceu pela honraria: “Receber uma distinção tão importante para o tradicionalismo é algo de uma grandeza imensa. Esta homenagem carrega a nossa história”.

Rubens Tissot tem uma atuação forte dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, com décadas de dedicação à preservação da cultura do Estado. Atuou como Capataz do CTG Imigrantes e Tradição, tornando-se, posteriormente, conselheiro do movimento entre 1999 e 2004. Em 2005, assumiu o cargo de diretor Artístico da 25ª Região Tradicionalista e, entre 2006 e 2010, exerceu a função de vice-coordenador regional. Anos depois, liderou o CTG Campo dos Bugres como patrão, de 2015 a 2018, fortalecendo ainda mais sua contribuição ao tradicionalismo local. “É uma honra ser lembrado por ajudar a preservar a tradição e levar adiante essa história que tanto nos representa”, enfatizou.

Rafa De Boni, natural de Vacaria, encontrou em Caxias do Sul o ambiente musical que o impulsionou e consolidou como artista. Compositor, produtor, arranjador e multi-instrumentista, tem mais de três décadas dedicadas à música gaúcha e sul-americana. Ao longo da carreira, integrou e acompanhou diversos grupos e artistas, gravou CDs e DVDs premiados e participou de turnês nacionais e internacionais, incluindo duas nos Estados Unidos, representando com orgulho a cultura do Rio Grande do Sul e do Brasil. “Receber essa comenda é como dizer a mim mesmo: ‘Estou no caminho certo’. Estou profundamente lisonjeado e sem palavras por receber a maior honraria do tradicionalismo, vinda da Casa do Povo”.

A escolha dos nomes se deu por meio de uma comissão especial voltada a esse fim. Contou com a participação de um representante da Coordenadoria Regional Tradicionalista, Rodrigo Macedo Ramos; um representante indicado pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Caxias do Sul, Nicanor Castilhos; um representante indicado pelos Piquetes de Laçadores do município, Gilson Boff; os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Marisol Santos/PSDB e Rafael Bueno/PDT.

A sessão de outorga da Comenda Medalha Irmãos Bertussi nos Pavilhões da Festa da Uva, em alusão à Semana Farroupilha, foi aprovada em uma sessão ordinária do dia 4 de setembro. O documento (resolução 3/2025) foi assinado pela Mesa Diretora da Casa, composta pelo presidente, Lucas Caregnato/PT; 1º e 2ª vice-presidentes, Wagner Petrini/PSB e Andressa Marques/PCdoB, respectivamente; 1º e 2ª secretários, Alexandre Bortoluz/PP e Andressa Mallmann/PDT, respectivamente. É a segunda vez que esse feito ocorre desde que a Comenda foi criada, em 1998. A primeira vez ocorreu em 2010, ou seja, há 15 anos.

Histórico da distinção

- A comenda foi instituída pelo decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do então Francisco Spiandorello. A honraria contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.

- Desde que entrou em vigor, a distinção sofreu alterações. Em setembro de 2006, os parlamentares Edio Elói Frizzo e Edson da Rosa propuseram, e o plenário aprovou, que o número de agraciados aumentasse de dois para até três, além da criação da comenda especial. Eles também sugeriram que a comissão julgadora ampliasse a participação de vereadores, representando a Câmara Municipal, de dois para três.

- Em agosto de 2011, a partir de proposta da então vereadora Denise Pessôa, ficou estabelecido que, entre os homenageados de cada ano, haveria, no mínimo, uma mulher. Outra medida dela foi para que, entre os três parlamentares que representassem o Legislativo na comissão avaliadora, existisse, pelo menos, uma vereadora.

- Por decreto legislativo, de 2 de outubro de 2018, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Frizzo e Ricardo Daneluz e, em razão do falecimento de Adelar Bertussi em 2017, a comenda passou a se chamar Irmãos Bertussi, em reconhecimento ao talento e à contribuição  de Honeyde (1923-1996) e Adelar Bertussi (1933-2017) ao tradicionalismo gaúcho. Antes, a nomenclatura era denominada apenas Honeyde Bertussi. 

(Texto: jornalista Caroline Dall' Agnol)

18/09/2025 - 11:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a):

Ir para o topo