Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno coordena painel sobre "Saúde que Transforma: Inovação e Sustentabilidade no SUS"

Evento teve presença da Secretaria Municipal da Saúde e de direções de hospitais caxienses que atendem mais de 1,5 milhão de pessoas pelo SUS


Mediado pelo presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, vereador Rafael Bueno/PDT, ocorreu na tarde desta sexta-feira (12/9) um painel que tratou sobre Saúde que Transforma: Inovação e Sustentabilidade no SUS, com o tema "Caminhos para garantir mais eficiência, transparência e impacto social no uso de recursos para saúde pública." O evento fez parte do 1º Congresso sobre Financiamento de Projetos para Agentes Públicos (Conquista, Tchê!). O evento contará com a presença de representantes do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), da Casa Civil da União, dos Ministérios das Cidades, da Educação e da Saúde, da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Badesul Desenvolvimento/RS, além de deputados, prefeitos, vereadores de diversas localidades.

Na reunião comandada pelo vereador Rafael, esteve o secretário municipal da Saúde, Geraldo Freitas, o diretor assistencial do Pompéia Ecossistema de Saúde, Nei Márcio da Rosa, a diretora-executiva do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, e a diretora-geral do Hospital Geral, Izar Behs. As instituições de saúde que, juntas, somam mais de 4 mil funcionários, e atendem usuários do SUS de Caxias do Sul e da Região.

Geraldo Freitas destacou a importância de o Estado investir mais na saúde pública do município. Segundo ele, também é importante ouvir as demandas da população e ampliar o controle social, já que Caxias do Sul investe praticamente o dobro dos 15% obrigatórios em saúde, chegando a 27% do orçamento.

"Estamos buscando capacitar nossos servidores, investir em tecnologia, telemedicina e buscar alternativas para ampliar o atendimento à população, isso porque as demandas crescem a cada dia e os desafios aumentam", reforçou.

Nei da Rosa lembrou dos investimentos que o Pompéia vem fazendo nos últimos cinco anos, visando melhorar os serviços e capacitar cada vez mais os funcionários, buscando sempre a inovação. Também citou que o Pompéia deve entregar um novo hospital entre o final de 2027 e o começo de 2028.

"As mudanças e transformações todos os dias em nosso hospital estão ocorrendo para buscar atender cada vez melhor nossos usuários, entregando serviços de qualidade e excelência", ressaltou, lembrando que, por exemplo, o Pompéia é referência em traumatologia e neurologia para a região, serviços que aumentam cada vez mais e dependem de muito tecnologia.  

Pelo Hospital Geral, Izar citou que os tempos são de transformação e de inovação, visando ampliar o parque tecnológico e capacitar a equipe para as demandas que chegam todos os dias. Segundo ela, são tempos desafiadores e isso envolve todos os funcionários.

"Por exemplo, somos referência em cardiologia, oncologia e cirurgia bariátrica, atendendo 100% pelo SUS. Só de atendimentos ambulatoriais, foram 500 mil procedimentos em 2024", referiu-se.

Cleciane Doncatto discorreu sobre os serviços oferecidos pelo hospital, que tem 750 funcionários. Ela lembrou que 78% dos atendimentos do hospital são oferecidos pelo SUS, recordou da atuação de excelência do hospital na época da pandemia - quando chegou a abrir 50 leitos de UTI - e projetou a inauguração ainda neste mês da maternidade, que está operando de forma improvisada, mas já realizou 1 mil partos apenas em 2025, desde que a operação saiu do Pompéia.

"E logo vem mais novidades por aí, porque logo pretendemos abrir o ambulatório para atendimento à pessoa idosa", lembrou, um projeto que foi gestado no gabinete do vereador Rafael Bueno e já conta com a garantia de emendas parlamentares e de aportes mensais do Estado.

Rafael Bueno agradeceu a presença dos representantes dos hospitais que atendem uma população regional de mais de 1,5 milhão de pessoas e colocou o Legislativo e a Comissão de Saúde para auxiliar nas demandas necessárias.

"Cada vez mais, o SUS se torna importante para todos e precisamos buscar saídas para minimizar essa situação que afeta a população como um todo, com filas para consultas, exames e cirurgias", enfatiza Bueno.

12/09/2025 - 17:26
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo