Voltar para a tela anterior.
A criação de tabela única salarial, no âmbito do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), foi aprovada por unanimidade, em sessão extraordinária desta terça-feira (09/09). Assinado pelo Executivo, o projeto de lei complementar 29/2025 busca promover isonomia entre os cargos que desempenham as mesmas atividades. O nivelamento se dá pelo valor hora de cada padrão de vencimento. Para entrar em vigor como lei, a medida passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico.
A diferença para o novo padrão salarial de cada cargo será implementada desta forma, com a inflação do respectivo período: 10% em agosto de 2026; 15% em agosto de 2027; 15% em agosto de 2028; 15% em agosto de 2029; 22,5% em agosto de 2030; 22,5% em agosto de 2031. No último ano, será atingido o índice de 100% de correção, além do índice inflacionário acumulado, quando estará concluído o processo de equiparação de padrão salarial.
A implementação acarretará a redução proporcional da parcela autônoma especial dos cargos que a recebem. Até a extinção dela, fica mantido o caráter indenizatório e não incorporável aos vencimentos. Haverá limitação de convocação para serviço extraordinário, conforme a carga horária semanal de cada função. Se for sancionada, a lei terá vigência imediata, com efeitos financeiros a partir de 1º de agosto de 2026. A título de medida compensatória, haverá a extinção destes cargos vagos: 6 mestres de instalação; 4 carpinteiros; 3 técnicos em tratamento de água; 15 operários; 8 serviçais.
Antes da votação final, a matéria recebeu do vereador Sandro Fantinel/PL um pedido de vista de três dias que terminou rejeitado por maioria (12 X 8). O parlamentar argumentou que o período seria utilizado para analisar a possibilidade de equidade remuneratória entre agentes administrativos e servidores das estações de tratamento de água (ETAs). Ponderou que, no caso dos colaboradores das ETAs, há prejuízo na correção de padrão proposta.
Os vereadores Edson da Rosa/REPUBLICANOS e Rose Frigeri/PT concordaram quanto à necessidade de maior valorização aos funcionários das ETAs. Mesmo assim, ponderaram que caberia um projeto específico para correções, algo que, na ótica deles, não poderia ser contemplado pela proposição votada hoje.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 29/2025 (votação)
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Não Votou
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim
PEDIDO DE VISTA POR 3 DIAS - PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 29/2025 (votação)
ALDONEI MACHADO PSDB Não
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Não
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Não
CALEBE GARBIN PP Não
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Não
EDSON DA ROSA REPUB Não
ESTELA BALARDIN PT Não Votou
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Não
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Não
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Não
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Não Votou
SANDRA BONETTO NOVO Não
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Não
WAGNER PETRINI PSB Não