Voltar para a tela anterior.
O mais novo Cidadão Caxiense é o maestro Ruben Simon Lundgren. Em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quarta-feira (03/09), no plenário da Casa, ele foi reconhecido pela contribuição com a cultura e a educação musical da cidade. A proposição da homenagem coube ao vereador Calebe Garbin/PP. O presidente do Legislativo, vereador Lucas Caregnato/PT, conduziu a cerimônia. Presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Mauro Trojan representou o prefeito Adiló Didomenico.
O vereador Calebe se pronunciou em nome do Parlamento. Destacou a vida do maestro dedicada à música e ao impacto social por meio da arte. “O maestro é um agente de mudança. Teve a capacidade de usar a arte como instrumento de transformação social. Criou um caminho de esperança para crianças, adolescentes, adultos, afastando-os da vulnerabilidade social”, reconheceu o parlamentar.
Após receber a placa que o intitulou Cidadão Caxiense, o maestro dirigiu-se à tribuna, de onde fez seus agradecimentos. Ele relembrou sua trajetória desde que chegou a Caxias do Sul, em 1966. “Estou com o coração profundamente emocionado. Feliz por ver o reconhecimento também àquela que nasceu como uma orquestra comunitária e se tornou um celeiro de talentos. A música educa o coração, promove união”, agradeceu o homenageado.
O presidente da Assembleia de Deus de Caxias do Sul, pastor Joel Michel, destacou a importância de honrar a vida de alguém que tanto fez, e ainda faz, pela cidade.
A cerimônia contou com uma surpresa: o maestro regeu o Grupo de Metais Estrela da Manhã, formado por músicos da orquestra que ele próprio fundou e ajudou a consolidar ao longo de sua trajetória. O momento emocionou o público presente e reforçou a importância de sua contribuição para a música caxiense.
Veja na reportagem da TV Câmara Caxias:
Saiba mais sobre o homenageado
Nascido em Curitiba, em 8 de maio de 1954, Ruben Simon Lundgren chegou a Caxias do Sul em 1966, onde mergulhou na vida musical local. Ruben é filho de Ruben Johannes Lundgren, conhecido carinhosamente como Pastor João, e de Maria de Lourdes Lundgren (ambos in memoriam). Desde a infância, demonstrou aptidão para a música, tendo sido iniciado na prática instrumental por seu pai e tio, o também músico Simon Rune Lundgren.
Ainda jovem, ingressou na banda Musical Esperança e estudou teoria musical no Conservatório Palestrina, em Porto Alegre/RS. Em 1966, se mudou com a família para Caxias do Sul, onde se envolveu ativamente com movimentos musicais locais, participando de bandas escolares e aprendendo piano no Conservatório Caffi.
No ano de 1970, ele fundou a Banda Estrela da Manhã com jovens da Escola Bíblica Dominical da Igreja Assembleia de Deus, presidida por seu pai. Apesar da rotatividade de músicos devido ao serviço militar, Ruben manteve o projeto vivo, oferecendo aulas de música, o que fez a banda crescer rapidamente. Com o tempo, o grupo ganhou importância na cidade.
Seu trabalho vai além da técnica musical: Ruben sempre promoveu valores como disciplina, cooperação e fé, deixando um legado que transcende gerações. A orquestra por ele criada tornou-se símbolo de identidade cultural caxiense, participando de eventos emblemáticos como a Festa da Uva.
Em 2000, Lundgren criou a Brass Band, que evoluiu para a Orquestra de Sopros Estrela da Manhã, hoje com 50 integrantes e um repertório que inclui instrumentos de cordas e arranjos criados por seu pai. A orquestra tornou-se uma referência musical em Caxias do Sul e no Estado. Lundgren foi responsável por formar milhares de músicos ao longo das décadas, muitos dos quais atuam hoje em importantes orquestras do Brasil e do exterior.
Por transformar vidas e promover valores de disciplina, cooperação e fé, o ofício argumenta que seu trabalho representa um legado musical, social e cultural para o município caxiense, expondo a relevância da entrega do título para Ruben Simon Lundgren.
Ao conceder o Título de Cidadão Caxiense, a cidade presta um tributo justo e merecido a um homem que, com sensibilidade e perseverança, transformou vidas por meio da música e ajudou a escrever parte da história cultural de Caxias do Sul.
Veja a Sessão Solene na íntegra: