Voltar para a tela anterior.

Poda de videiras ocorre na Casa Legislativa

A atividade contou com a presença de diversas autoridades


Durante a manhã desta quarta-feira (03/09), ocorreu a tradicional poda das videiras que ornamentam o prédio do Parlamento caxiense. A atividade foi realizada por membros da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC), por profissionais da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), além de estudantes da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), escola que oferece Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária e mantém o Programa Aprendiz Rural.

As videiras necessitam de poda sempre no inverno, no período inicial da brotação, para garantir uma boa colheita. O cultivo dialoga com a história e a identidade de Caxias do Sul, onde a uva é considerada um símbolo, além de valorizar práticas herdadas da colonização italiana. Velocino Uez, secretário adjunto da Smapa, citou a relevância da participação de alunos na ação. “”É um longo trabalho, mas estamos juntos com os estudantes que, em grande maioria, já conhecem o processo de poda e, por isso, tem tudo para dar certo”, pontuou.

O professor da Escola, Marcelo Boff, explicou detalhes sobre a prática, argumentando sobre sua relevância. “Quanto mais folhas e galhos, mais esforço é exigido pela planta, então reservamos essa energia realizando a poda, para que os frutos possam crescer saudáveis”, expressou o educador, que veio acompanhar os alunos Gabriel Stringari Arbugeri, Maurício Zucco Nicoletto, Pietro Guilherme Tres e Rodrigues da Silveira Germano. Pietro discorreu sobre a contribuição que a ação tem para sua educação e de seus colegas. “Para nós é uma oportunidade bem importante, porque aprendemos sobre as podas na sala de aula e de forma teórica, mas é aqui que podemos mostrar o que sabemos, na prática”, analisou o estudante.

O vereador Sandro Fantinel/PL, que preside a CAAPC, demonstrou agradecimento pela participação dos estudantes e dos integrantes da Smapa na atividade, reforçando a importância da poda para o crescimento de frutos vigorosos que venham em grande quantidade e tamanho. “A nossa Câmara é destaque no Estado por ter a presença dessas frutas maravilhosas”, celebrou o vereador.

As parreiras da Casa Legislativa existem desde a inauguração da atual sede, em 22 de novembro de 1996, fazendo parte do projeto concebido pelo arquiteto João Alberto Marchioro. No ano de 1998, foi feita a colheita dos primeiros cachos de uva, iniciando uma tradição. Anualmente, a produção varia entre 500 e 700 quilos de uva Isabel, consumidos pela comunidade e por servidores do Legislativo. Além de reforçar o simbolismo da uva para o município, o vinhedo da Câmara Municipal foi instituído como bem de natureza imaterial do município caxiense, de acordo com o que é previsto na lei ordinária 9.254/2024.

03/09/2025 - 11:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo