Voltar para a tela anterior.

Andressa Mallmann pede atenção com canis municipais e Castramóvel

As obras no novo espaço para cães e gatos e a unidade móvel de atendimento aos animais foram tema da parlamentar na sessão desta terça-feira (05/08)


A construção do novo canil municipal, o Centro Municipal de Proteção Animal, e Unidade Móvel Veterinária, o Castramóvel, foram temas discutidos pela vereadora Andressa Mallmann/PDT, na sessão ordinária da manhã desta terça-feira (05/08). A parlamentar anunciou que, na próxima semana, de acordo com o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, o projeto do novo canil terá início. Informou também que o canil atual da cidade recebeu da Secretaria Municipal de Habitação materiais para reconstrução e reforma.

Andressa iniciou o discurso agradecendo o apoio da clínica Sgarbossa, da cidade Ibiraiaras, no caso da cadela Anja, que teve as patas decepadas. Fez ainda uma ressalva à Prefeitura de Sananduva, região próxima a Caseiros, por falta de participação ativa na ocorrência. A legisladora solicita a manifestação da administração.

Já sobre a construção do novo canil municipal em Caxias do Sul, explanou que o edital foi suspenso na sexta-feira (1º/08), conforme edição extra do Diário Oficial. Lembrou que o certame foi relançado no dia 21 de julho e a empresa vencedora da licitação deveria ser anunciada até hoje (05/08). Discorreu que as obras estão atrasadas em mais de um ano. Informou que esteve em reunião na manhã desta terça-feira (05/08) com o prefeito Adiló para tratar do caso e obteve o esclarecimento de que, até a próxima semana, será retomado.

Tratando sobre o canil atual, a pedetista agradeceu ao secretário da Habitação, José de Abreu, pelos materiais fornecidos por meio da pasta, para reconstrução e reforma. Solicitou que o assunto receba mais atenção de Abreu, por não estar havendo a conclusão das obras, mesmo com os materiais.

Finalizou seu pronunciamento com a situação do Castramóvel. Apontou que houve reunião de alinhamento, no dia 29 de julho, com o vereador Pedro Rodrigues/PL e representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), interessada na Unidade Móvel. A legisladora afirmou que não se opõe a essa aquisição da instituição, por conta de as ONGs terem se retirado do acordo, em razão da oneração do plano de trabalho.

Nos apartes, houve manifestações a respeito do chamamento público e a negativa de acordo com a FSG anunciada pela Semmas. Os vereadores Daiane Mello/PL, Pedro Rodrigues/PL e Andressa Marques/PCdoB realizaram críticas ao secretário da pasta, Ronaldo Boniatti.

Já Cláudio Libardi/PCdoB atentou para a situação de investimentos no distrito de Galopólis, pela Prefeitura de Caxias do Sul. Abordou que são necessárias outras medidas, além da colocação de sirene, para prevenção de tragédias.

Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:

05/08/2025 - 14:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pietra Vitoria Pinto de Lima

Ir para o topo