Voltar para a tela anterior.

Marisol Santos visita Hospital Geral para diálogo sobre luto parental

Encontro integra uma série de visitas da parlamentar para apresentar o PL 98/2025 e dialogar com profissionais da saúde


A vereadora Marisol Santos esteve no Hospital Geral de Caxias do Sul, na tarde desta quarta-feira (16/07), dando continuidade à série de visitas a instituições de saúde do município para tratar sobre o luto parental, caracterizado pela perda de bebês durante a gestação, o parto ou nos primeiros dias de vida.

Esta é a terceira visita realizada pela parlamentar, como parte da agenda de discussão do Projeto de Lei 98/2025, de sua autoria, que propõe a obrigatoriedade de apoio psicológico às famílias enlutadas, a garantia de acomodação em quartos separados para as mães e o direito a acompanhante nas unidades de saúde da cidade. A proposta visa garantir um ambiente mais respeitoso e sensível à dor dessas mulheres e famílias, que enfrentam um momento de extrema vulnerabilidade emocional.

No Hospital Geral, Marisol foi recebida pela diretora-geral Izar Muller Behs, pelo gerente assistencial Alejandro Borges de Barros e pela enfermeira do Centro Obstétrico, Vanessa Gonçalves dos Santos. Durante o encontro, a vereadora apresentou os principais pontos do projeto de lei, ouviu relatos sobre as experiências da equipe com casos de luto parental e debateu alternativas para o aprimoramento do acolhimento prestado pela instituição: “O luto parental é uma dor que muitas vezes é invisibilizada. Precisamos garantir que mães e pais sejam acolhidos com humanidade, empatia e respeito. Essa troca com os profissionais de saúde é fundamental para que possamos construir juntos políticas públicas mais sensíveis e eficazes”, destacou Marisol.

A diretora Izar Muller Behs parabenizou a vereadora pela iniciativa e reforçou o compromisso da instituição com a humanização do atendimento: “Temos a consciência de que o acolhimento no momento da perda é parte essencial do cuidado. Iniciativas como essa contribuem para ampliar o olhar sobre o sofrimento das famílias e fortalecer as práticas humanizadas dentro dos hospitais.”

As visitas da vereadora aos hospitais têm como propósito não apenas apresentar a proposta legislativa, mas também escutar os profissionais da saúde, conhecer os protocolos já existentes e reunir sugestões para o aperfeiçoamento do projeto. Ao final da série de encontros, Marisol pretende realizar uma reunião pública com representantes das instituições para consolidar as contribuições recebidas.

 

17/07/2025 - 12:29
Gabinete da Vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo