Voltar para a tela anterior.

Sandra Bonetto pede ajuda do Executivo e do Legislativo para pessoas com necessidades especiais

O decreto municipal avançando contra melhorias de mobilidade para autistas foi a pauta na sessão ordinária desta quinta-feira


A conscientização sobre o autismo e suas adversidades foi a pauta da manifestação da vereadora Sandra Bonetto/NOVO, no grande expediente desta quinta-feira (15/05). Ela recebendo em seu gabinete um apelo de um pai de um menino autista. Disse estar relacionado a um decreto municipal que revoga as vagas de estacionamento para pessoas autistas.

Para a vereadora, o Executivo revogar esse direito é um descaso do município com a cidadania. Comentou que o trabalho feito pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), na cidade de Bento Gonçalves. Sinalizaram com pinturas e placas as vagas destinadas à pessoa com deficiência (PCD) e TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A vereadora criticou o fato de a alteração, a partir do decreto 23.320/2024, ser injusta para com as limitações das pessoas com o espectro autista. Ela se referiu, sobretudo, à retirada da possibilidade de ocupação das vagas de estacionamentos públicas destinados às pessoas com deficiência (PCDs). O decreto municipal anterior, N° 15.882/2012, destinava que as vagas de estacionamento também incluíssem pessoas com o espectro autista.

Houve apartes. Os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Calebe Garbin/PP, Capitão Ramon/PL, Daiane Mello/PL, Hiago Morandi/PL, Juliano Valim/PSD e Rafael Bueno/PDT repudiaram a revogação do decreto. Criticaram o Executivo caxiense, dizendo que não seria uma forma de trabalhar pela cidade.

Em conversas com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Elisandro Fiuza, o progressista Garbin comentou que é inconstitucional a mudança e que, partindo do Legislativo caxiense, oneraria o Poder Executivo. Na mesma linha de pensamento, o pedessista Juliano Valim, como presidente da Comissão de Acessibilidade, Inclusão Social e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CAIDPCD), vai entrar com um ofício, pedindo a revogação do decreto.

15/05/2025 - 14:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Igor do Amaral Moreira

Ir para o topo