Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal celebra os 65 anos do curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul

A solenidade foi realizada na noite desta segunda-feira, no plenário do Parlamento local


Os 65 anos do curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS) foram celebrados em sessão solene do Legislativo caxiense, realizada na noite desta segunda-feira (28/04), no plenário da Casa. O ato reconheceu a contribuição do departamento de ensino a comunidade local. A proposição da homenagem coube à Mesa Diretora da Câmara, presidida pelo vereador Lucas Caregnato/PT, conduziu a cerimônia de hoje. Cerca de 200 prestigiaram o ato.

O presidente também se manifestou em nome do Parlamento. A partir da tribuna, Caregnato destacou a unidade promove cidadania, políticas públicas e formação profissional. Ressaltou que a existência do curso antecede a da própria fundação mantenedora da universidade. Apontou a atuação na formação do pensamento de cidade, em respeito ao Estado Democrático de Direito. Acrescentou que a educação jurídica serve como base de formação cidadã.

Depois de receber a placa do Legislativo, alusiva ao marco histórico deste ano, foi a vez de Edson Dinon Marques se dirigir à tribuna. Diretor de Ciências Jurídicas da UCS, ele exaltou a memória de Virvi Ramos, criador do curso. Enfatizou que todos são iguais perante a lei, com a equidade da Justiça e o respeito aos documentos constitucionais. Citou que a instituição já formou 11.500 bacharéis em Direito, além de 465 mestre e 30 doutores nos programas de pós-graduação da área.

O reitor da UCS, Gelson Rech, recordou ter trabalhado com Virvi. Atentou que, quando está em jogo o combate à injustiça, a percepção do Direito ganha ainda mais força. Informou que, hoje, o departamento conta com 2 mil estudantes e 80 professores. Comemorou o fato de ingressos do curso estarem atuando em 67 países. Salientou compromisso permanente pela justiça e pela igualdade.

Enquanto isso, a juíza da 3ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, Ana Julia Nunes, lembrou que, durante a pandemia da Covid-19, em formato virtual, foi realizado o primeiro foro de equidade racial, em combate ao racismo estrutural. Para Roberto Sbravatti, que é desembargador do Tribuna de Justiça do RS, o Direito possibilita a mulheres e homens exerceram missão social com grandeza.

O procurador-geral do município, Adriano Tacca, transmitiu os cumprimentos do prefeito Adiló Didomenico. Anunciou a contratação de profissionais, por meio de um programa de residência jurídica. Disse que Caxias é a primeira cidade do Interior gaúcho com essa iniciativa. “Teremos jovens com experiência prática, para contribuírem com o funcionamento jurídico municipal”, observou. Ele afirmou, ainda, que haverá a abertura de novo processo seletivo para o cargo de procurador da Advocacia-Geral do Município.

Saiba mais

A graduação em Direito é a maior da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O curso é anterior à fundação da própria UCS, que aconteceu em 10 de fevereiro de 1967, quando ela se juntou a outras faculdades, unidas sob a denominação de Associação Universidade de Caxias do Sul. Conforme informações divulgadas pelo site oficial da UCS, o funcionamento do curso de Direito foi autorizado por decreto em dezembro de 1959, e iniciou as atividades em março do ano seguinte. Antes, existia ligado à Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima.

Assista à solene na íntegra:

28/04/2025 - 23:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo