Voltar para a tela anterior.
Os 65 anos do curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS) foram celebrados em sessão solene do Legislativo caxiense, realizada na noite desta segunda-feira (28/04), no plenário da Casa. O ato reconheceu a contribuição do departamento de ensino a comunidade local. A proposição da homenagem coube à Mesa Diretora da Câmara, presidida pelo vereador Lucas Caregnato/PT, conduziu a cerimônia de hoje. Cerca de 200 prestigiaram o ato.
O presidente também se manifestou em nome do Parlamento. A partir da tribuna, Caregnato destacou a unidade promove cidadania, políticas públicas e formação profissional. Ressaltou que a existência do curso antecede a da própria fundação mantenedora da universidade. Apontou a atuação na formação do pensamento de cidade, em respeito ao Estado Democrático de Direito. Acrescentou que a educação jurídica serve como base de formação cidadã.
Depois de receber a placa do Legislativo, alusiva ao marco histórico deste ano, foi a vez de Edson Dinon Marques se dirigir à tribuna. Diretor de Ciências Jurídicas da UCS, ele exaltou a memória de Virvi Ramos, criador do curso. Enfatizou que todos são iguais perante a lei, com a equidade da Justiça e o respeito aos documentos constitucionais. Citou que a instituição já formou 11.500 bacharéis em Direito, além de 465 mestre e 30 doutores nos programas de pós-graduação da área.
O reitor da UCS, Gelson Rech, recordou ter trabalhado com Virvi. Atentou que, quando está em jogo o combate à injustiça, a percepção do Direito ganha ainda mais força. Informou que, hoje, o departamento conta com 2 mil estudantes e 80 professores. Comemorou o fato de ingressos do curso estarem atuando em 67 países. Salientou compromisso permanente pela justiça e pela igualdade.
Enquanto isso, a juíza da 3ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, Ana Julia Nunes, lembrou que, durante a pandemia da Covid-19, em formato virtual, foi realizado o primeiro foro de equidade racial, em combate ao racismo estrutural. Para Roberto Sbravatti, que é desembargador do Tribuna de Justiça do RS, o Direito possibilita a mulheres e homens exerceram missão social com grandeza.
O procurador-geral do município, Adriano Tacca, transmitiu os cumprimentos do prefeito Adiló Didomenico. Anunciou a contratação de profissionais, por meio de um programa de residência jurídica. Disse que Caxias é a primeira cidade do Interior gaúcho com essa iniciativa. “Teremos jovens com experiência prática, para contribuírem com o funcionamento jurídico municipal”, observou. Ele afirmou, ainda, que haverá a abertura de novo processo seletivo para o cargo de procurador da Advocacia-Geral do Município.
Saiba mais
A graduação em Direito é a maior da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O curso é anterior à fundação da própria UCS, que aconteceu em 10 de fevereiro de 1967, quando ela se juntou a outras faculdades, unidas sob a denominação de Associação Universidade de Caxias do Sul. Conforme informações divulgadas pelo site oficial da UCS, o funcionamento do curso de Direito foi autorizado por decreto em dezembro de 1959, e iniciou as atividades em março do ano seguinte. Antes, existia ligado à Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima.
Assista à solene na íntegra: