Voltar para a tela anterior.
Ao som de canto coral e da vibração da orquestra de sopros, o Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren celebrou homenagem que a Câmara Municipal concedeu nesta terça-feira (15/04). A reverência pelos 25 anos de história da instituição partiu de uma proposta coletiva aprovada pela unanimidade do plenário e que teve como principal idealizador o parlamentar Pedro Rodrigues/PL.
O liberal discursou em nome da Casa, durante cerimônia conduzida pelo presidente Lucas Caregnato/PT. Rodrigues mencionou projetos que o centro desenvolve, tendo a Igreja Evangélica Assembleia de Deus como base, e recordou sobre como foi recebido quando veio morar em Caxias do Sul, no ano de 1998. “Vim de carona e depois peguei ônibus até chegar a Caxias do Sul, onde fui muito bem acolhido, tendo uma carta de recomendação da igreja de Passo Fundo. Pude ver o trabalho de formação deste Centro desde o início, pois fui ajudado pela igreja evangélica por sete meses, inclusive para o aluguel. Estou com meu coração radiante e transbordante de alegria por propor e presenciar esta homenagem. É um reconhecimento pelo trabalho tão lindo realizado pelo Centro Charles Leonard Simon Lundgren para as pessoas mais vulneráveis da comunidade”, discursou Rodrigues, citando como valores propagados a solidariedade, o respeito e o amor ao próximo.
O vereador ressaltou o benefício à sociedade pelo fato de a instituição ter se tornado referência na Educação Infantil, administrando 16 escolas dessa etapa, atendendo 2.230 crianças. “Tem sido um alicerce a famílias em vulnerabilidade e um exemplo de inclusão social, um espaço coletivo que transforma vidas diariamente”, considerou o liberal, mencionado a parceria do Centro com o município justamente para atender demandas de ensino ao público infantil.
Na presidência do Centro Charles Leonard Simon Lundgren, Mateus Levi Machado agradeceu ao vereador Pedro Rodrigues e a toda a Câmara pela distinção. Em especial, externou gratidão à equipe voluntária que contribui para que os atendimentos do Centro aconteçam e beneficiem cada vez mais pessoas, através de doação de alimentos, roupas, calçados e da própria ajuda nos serviços. Nominou algumas pessoas, como Maristela Carneiro, a soprano e regente do Coral Acordes Celestes que se apresentou no início e ao final da solenidade; e listou projetos executados em várias frentes, como o Belém e o Bom Samaritano.
“Esta grande obra só existe e continua avante pelas mãos dos voluntários, que chamamos anônimos de Deus”, enfatizou Levi Machado, encerrando seu pronunciamento da tribuna com a seguinte passagem bíblica de Mateus, capítulo 25, versículos 35 a 45: “Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’ O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'”.
O prefeito Adiló Didomenico/PSDB cumprimentou o Legislativo e o vereador Pedro Rodrigues pela honraria e disse que o poder público precisa de parcerias como a estabelecida com o Centro Charles Lundgren para viabilizar a Educação Infantil na cidade. O chefe do Executivo também divulgou outras ações da prefeitura no segmento social. Adiantou que o prédio da antiga Malharia Stumpf está sendo preparado com 200 lugares para as pessoas em situação de rua poderem se abrigar temporariamente, para tomar um banho e fazer uma alimentação digna, principalmente, quando o inverno chegar.
Diante do público e dos gestores da entidade agraciada, Didomenico desejou que prossigam fortes no campo social. “Que esta história de ajuda ao próximo e de estender a mão a quem necessita desenvolvida pelo Centro Charles Lundgren nunca se acabe e que venham mais 25 anos deste trabalho abençoado”, desejou o prefeito.
Logo após a manifestação de Didomenico, ocorreu nova apresentação do Coral e do Quinteto de Sopros da Orquestra Estrela do Amanhã. Ao final do espetáculo, o presidente Lucas Caregnato/PT saudou os profissionais do Centro Assistencial e expressou seu sentimento: “Que bonito conviver e celebrar um momento como este em que o pensamento se eleva. Uma noite memorável”, adjetivou, dando por encerrada a cerimônia.
CONHEÇA MAIS SOBRE A INSTITUIÇÃO HOMENAGEADA:
- O Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren foi fundado em 30 de abril de 2000, como uma entidade sem fins lucrativos, inspirada no serviço do missionário sueco da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Charles Leonard Simon Lundgren. A instituição também se destaca pela administração em 16 escolas de educação infantil, atendendo 2.230 crianças, com apoio de 300 profissionais.
- No requerimento da homenagem (Req. 25/2025), são descritas ações sociais realizadas pelo centro, como: distribuição mensal de cestas básicas e roupas; projetos comunitários nas áreas de saúde, assistência jurídica e bem-estar; o projeto Dorcas – Clube de Mães, promovendo integração da mulher em espaços de convivência social e qualidade de vida; plantão social e visitas domiciliares; e o programa de concessão de auxílios diversos.