Voltar para a tela anterior.

Câmara acompanha lançamento da programação da Festa das Colheitas

O evento ocorre em março deste ano e, na cerimônia desta sexta-feira (07/02), na Terceira Légua, o Legislativo caxiense foi representado pelo presidente Lucas Caregnato/PT e por mais seis parlamentares


A comunidade caxiense ficou conhecendo, nesta sexta-feira (07/02), a programação da Festa da Colheita 2025, que ocorre no mês de março. O lançamento, sob os parreirais da Família Pagliosa, na Terceira Légua, durante a tarde desta sexta-feira (07/02), também marcou a abertura da colheita no município. O Legislativo Municipal foi representado pelo presidente Lucas Caregnato/PT e por mais seis parlamentares: Aldonei Machado/PSDB, Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Hiago Morandi/PL, Marisol Santos/PSDB e Rafael Bueno/PDT.

A apresentação do que os visitantes vão poder conferir entre os dias 7 e 23 de março, nas sextas-feiras, sábados e domingos, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Mario Bernardino Ramos (Festa da Uva), em Caxias do Sul (RS), foi feita pelo presidente da 4ª Festa das Colheitas, Fernando Bertotto, que também convidou a comunidade e os turistas a prestigiarem a programação:

“Todas as atrações são gratuitas. Juntos, faremos uma grande festa e celebraremos aquilo que a nós é mais genuíno: a nossa cultura, a nossa identidade, as nossas raízes”, afirmou, juntamente com a rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Chinali, e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho.

O presidente Lucas Caregnato, que é vice-presidente do evento, reforçou o convite feito por Bertotto, chamando moradores e turistas a visitarem o espaço que a Câmara terá durante a iniciativa. “A Festa das Colheitas ganha ainda mais relevância neste ano em que são celebrados os 150 anos da emigração italiana. É um momento importante, tendo em vista a história, o desenvolvimento da economia e da cultura da nossa cidade, que passa pela agricultura familiar, pelas mãos de colonos e colonas que trabalharam muito e que seguem trabalhando, produzindo uva e tantas outras culturas aqui no nosso município”, destaca Caregnato.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, também saudou os agricultores, que tanto se dedicam para colocar o alimento à mesa da humanidade e são responsáveis por Caxias ser a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Estado. “É o momento de celebrar a colheita e agradecer o trabalho que os agricultores fazem. Se eles não estão aqui conosco é porque alguém está trabalhando. Então, acho que este momento da abertura oficial da colheita é de celebrar e agradecer essas pessoas que fazem o trabalho de produzir alimentos”, ressaltou, mencionando que o solo caxiense registra uma grande variedade de plantios. Somente de uva a safra deste ano chegará a 70 milhões de quilos, informou Menegotto.

Antes de todas as autoridades se manifestarem, uma das integrantes da família anfitriã, Letícia Pagliosa, recebeu os visitantes, agradecendo pela presença de todos na propriedade. Diante da manifestação da jovem, que é técnica em Agropecuária pela Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), o prefeito Adiló  Didomenico/PSDB teceu elogios a todos que fazem a agricultura acontecer. Também disse se emocionar com o empenho das novas gerações e destacou o trabalho desenvolvido pela EFASERRA na formação da juventude do campo. Didomenico ainda valorizou a dedicação do povo caxiense, ressaltando o senso de solidariedade e a capacidade de acolhida, e a contribuição dos imigrantes. Nesse sentido, também chamou a comunidade e os turistas a prestigiarem e a aproveitarem os atrativos da Festa das Colheitas.

Entre as demais autoridades presentes na solenidade de hoje, estiveram a deputada federal Denise Pessôa/PT, representando a Câmara Federal; o presidente da Assembleia Gaúcha, deputado estadual Pepe Vargas/PT, e os deputados estaduais Claudio Branchieri/PODEMOS e Elton Weber/PSB.

 

Saiba mais sobre a 4ª Festa das Colheitas:

- A expectativa da organização é receber 80 mil visitantes. A entrada é gratuita (somente o estacionamento terá custo). Artistas, expositores, presença de agricultoras e agricultores, comidas típicas, praça de alimentação e vivência de jogos coloniais no pórtico de acesso integram a programação.

- Haverá apresentações artístico-culturais de música, teatro e dança, trazendo ao público a alegria dos imigrantes e dos colonos, os grandes homenageados da ocasião, além de intervenções artísticas, Mostra da Agricultura Familiar, Exposição de Orquídeas (com venda de plantas e palestra sobre o cultivo), oficinas, Filó Cênico, Jogos Coloniais, Feira Multissetorial e Vila dos Distritos, entre outras atrações.

- A Festa das Colheitas, que integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, é uma realização da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, da Prefeitura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura. O financiamento é da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROCULTURA RS.

- O patrocínio é de Unimed Serra Gaúcha, Sicredi Pioneira, Supermercados Andreazza, Voestalpine, Vantajão, Martinelli Advogados e Grupo People, com apoio de Mebrafe, Alternativa Componentes, CSG - Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, Pettenati, e Sebrae. Apoio institucional: Consolato Generale d´Italia Porto Alegre e Consulado Honorário Italiano Caxias do Sul. O planejamento e a gestão cultural são assinados pela produtora cultural Cali Troian, da Cali Gestão Cultural.
 

Confira a programação completa da Festa das Colheitas 2025 neste link: https://www.festadauva.com.br/programacao

SERVIÇO
O quê:
4ª Festa das Colheitas
Quando: 7, 8 e 9, 14, 15 e 16, e 21, 22 e 23 de março; sextas, das 14h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h
Onde: Centro de Eventos da Festa da Uva (rua Ludovico Cavinato, 1431, Nossa Senhora da Saúde - Caxias do Sul) 
Acesso: evento totalmente gratuito; sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível

Veja também a matéria da TV Câmara Caxias:

 

07/02/2025 - 21:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo