Voltar para a tela anterior.

Secretário da Saúde apresenta ao Parlamento intenções para a área

Geraldo da Rocha Freitas Junior conversou com o presidente da Câmara, vereador Lucas Caregnato/PT, na manhã desta sexta-feira (24/01)


As principais pretensões da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na atual gestão do município foram apresentadas pelo titular da pasta, Geraldo da Rocha Freitas Junior, nesta sexta-feira (24/01), ao presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Lucas Caregnato/PT. O titular da SMS antecipou que, pensando nos atendimentos à comunidade em termos de saúde pública, planejamento e gestão vão caminhar juntamente com duas outras palavras: acolhimento e humanização.

Para isso, Geraldo prevê um trabalho conjunto com instituições da cidade, tendo em vista, por exemplo, a redução na espera de leitos, consultas e procedimentos na área da saúde. “Temos que construir pontes. Quanto mais parcerias estabelecermos com nossos hospitais, por exemplo, mais soluções teremos”, acredita.

Caregnato considera essencial priorizar o interesse público especialmente quando o foco é saúde pública. Sob esse aspecto, sugeriu à pasta elaborar projetos para aproveitar verbas de diferentes esferas públicas e emendas parlamentares. “Costumamos escutar que recursos existem, mas faltam projetos. Nós, do Legislativo, somos sensíveis a propostas da área da saúde que reduzam filas e melhorem a vida da população”, sinalizou o presidente da Câmara.

O parlamentar indagou o titular da SMS sobre dados de atendimentos hospitalares de moradores da região, para o Legislativo embasar uma proposta de consórcio entre municípios a ser entregue ao governo do Estado. Também pediu mais atenção às agentes de saúde e de combate a endemias (ACES) e questionou a respeito das obras na Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada. O secretário se colocou à disposição para encaminhamentos de demandas apontadas pelo Legislativo, levantará os dados solicitados e informou que o estágio da UBS Esplanada se encontra em 85%.

Por fim, o presidente Caregnato disse que a Câmara é parceira, dentro das competências legislativas, e poderá intermediar agendas no Ministério da Saúde, na busca de recursos para reivindicações mais urgentes da população.

Representando a 2ª vice-presidenta da Casa, vereadora Andressa Marques/PCdoB, esteve no encontro o assessor político Thales Rodrigues da Silva.

 

24/01/2025 - 13:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo