Voltar para a tela anterior.
O vice-presidente de Relações Institucionais do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Ruben Antonio Bisi, apresentou ao Legislativo, nesta sexta-feira (17/01), propostas que a entidade tem defendido. Entre elas, o fortalecimento do turismo de negócio, a Escola do Amanhã e a luta por melhorias na estrutura logística de Caxias e cidades vizinhas. O presidente da Câmara, vereador Lucas Caregnato/PT, que é professor, escutou atentamente à explanação, em especial, no que se refere à preparação de jovens para o mercado de trabalho.
Bisi observa que o turismo de negócios tem potencial e precisa ser intensificado. Cita como exemplo o uso de espaços dos Pavilhões da Festa da Uva para feiras, como a Mercopar. A criação de um centro de convivência voltado à inovação e à tecnologia na estrutura da antiga Maesa, a necessidade de avanço na implantação do Aeroporto de Vila Oliva, com melhorias nos acessos; e criação de um distrito nos arredores como polo para instalação estratégica de empresas e desenvolvimento da região foram outras iniciativas que o sindicato entende como necessárias para ampliar o desenvolvimento econômico.
O vice-presidente de Relações Institucionais também relatou o esforço do Simecs para contribuir com os processos educativos e com a qualificação de mão de obra para o setor industrial. Nesse caminho, ressaltou o sucesso da Escola do Amanhã. Também presente na reunião, a diretora executiva do Simecs, Daiane Catuzzo, explicou que o projeto contempla o contraturno escolar, tendo como público-alvo a juventude. É um formato de capacitação voltado à inclusão social, à educação para o mercado de trabalho e à valorização dos professores. O curso é gratuito, com duração de dois meses e as aulas acontecem no Senai Mecatrônica, em Caxias do Sul, com encontros duas vezes por semana. No site do Simecs (https://simecs.com.br/projetos/escola-do-amanha) tem link para inscrições. De acordo com Bisi, a Escola do Amanhã é uma ação que pode ser ampliada, mas precisaria de contrapartida do município.
O presidente Lucas Caregnato/PT cumprimentou a direção do Simecs pela Escola do Amanhã, considerando que conhecimentos teóricos e técnicos ajudam a ampliar horizontes, ainda mais para as novas gerações, que precisam fazer escolhas em meio a tantas ofertas tecnológicas e novidades que o mundo tem produzido. Concordou com a necessidade de mais investimentos no turismo e colocou a Câmara à disposição para colaborar dentro das competências legislativas. “Queremos conhecer mais sobre a dinâmica industrial, que tanto movimenta a cidade e a região. Para isso, estão programadas para este ano Visitas Legislativas a algumas indústrias em funcionamento na cidade”, adiantou Caregnato.
Também acompanharam o encontro no Parlamento o diretor-geral da Câmara, Ricardo Barazzetti; o chefe da Assessoria de Comunicação Social, Thales Comerlato Castagna; e Cíntia Copat, assessora da 2ª secretária da Mesa Diretora 2025, parlamentar Andressa Mallmann/PDT.