Voltar para a tela anterior.

Representantes do Senalba relatam demandas ao Legislativo

À frente do Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias, Claiton Melo conversou, nesta quinta-feira (16/01), com os vereadores Lucas Caregnato e Andressa Marques


Presidência e diretoras do Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba) visitaram o presidente Lucas Caregnato/PT e a 2ª vice-presidenta, Andressa Marques/PCdoB, nesta quinta-feira (16/01), para apresentar algumas preocupações. À frente da entidade, Claiton Augusto Vargas de Melo, e as diretoras Rosecler Gomes e Rita Martins avaliam que os profissionais da Educação Infantil e de serviços básicos relacionados à Assistência Social prestada pelo município, através de entidades, deveriam dispor de melhores salários e infraestrutura para desenvolver as atividades.

Para exemplificar, Claiton cita a ausência de uma alimentação mais balanceada a crianças e adolescentes que estão em casas-lares e de uma fiscalização mais efetiva em relação aos contratos de fornecimento dos produtos. Segundo ele, não é possível aceitar uma refeição que, muitas vezes, se restringe a feijão, arroz e salsicha.

Também menciona que o salário pago a educadores sociais desses espaços e dos demais  que atuam, por exemplo, em contraturno nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos está abaixo do necessário para manterem-se. “Esse cenário acaba interferindo na qualidade dos serviços prestados. O que a gente quer é ver as crianças, os jovens e os idosos bem atendidos”, defende.   

O dirigente também pede mais atenção do município à gestão compartilhada da Educação infantil. De acordo com ele, há falta de trabalhadores e uma demora no restabelecimento de profissionais para vagas em que ocorrem desligamentos.

A vereadora Andressa Marques/PCdoB, que é assistente social e chegou a atuar em casas-lares, também lamentou a falta de melhor infraestrutura às crianças atendidas e aos educadores. O presidente Lucas Caregnato/PT disse que a Câmara está aberta a debater as situações apresentadas. Sugeriu ampliar a discussão junto às comissões permanentes e ao plenário. Como professor e atuante no campo da Educação, observa que a segurança alimentar é fundamental para o desenvolvimento da infância e da sociedade como um todo.

Nessa linha, diz se preocupar quando falta uma refeição adequada na mesa das pessoas. “A segurança alimentar é um tema que acompanha de perto e que precisamos priorizar. Ainda mais quando estamos falando de crianças, que precisam de uma alimentação de qualidade para crescer de forma saudável”, avalia Caregnato, colocando-se disposto a aprofundar, institucionalmente, o debate nesse campo.

Representando a vereadora Andressa Mallmann/PDT, que é a 2ª secretária da Mesa Diretora 2025, participou do encontro a assessora Cíntia Copar.

16/01/2025 - 15:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo