Voltar para a tela anterior.
Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e Conservação de Caxias do Sul (Sindilimp) estiveram na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (16/01), para um encontro com a Mesa Diretora 2025. O objetivo da conversa foi apresentar aos parlamentares as principais bandeiras da categoria e reiterar o compromisso com a prestação de serviços de qualidade à população.
Na oportunidade, o presidente do Sindilimp e ex-vereador, Henrique Silva, elogiou o serviço prestado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), seja na capina, no recolhimento de resíduos, ou nas escolas municipais, através da atuação de merendeiras e higienizadoras contratadas pela empresa de economia mista. Os trabalhadores envolvidos com essas atividades são representados pela entidade.
O presidente do Legislativo, Lucas Caregnato/PT, que é professor municipal, recordou os recorrentes problemas enfrentados pelas profissionais da merenda e da higienização nas escolas com atraso nos pagamentos enquanto eram contratadas por empresas terceirizadas. “Acompanhamos de perto a mobilização das trabalhadoras em períodos passados e, agora, estamos vendo positivamente a atuação da Codeca com essa categoria tão necessária nos ambientes escolares. Precisamos valorizá-las cada vez mais, assim como todos os que atuam para deixar os espaços bem cuidados”, defende o presidente Caregnato.
Henrique destacou o serviço de qualidade prestado pela Codeca, mesmo com o aumento populacional e, consequentemente, de resíduos e processos. Ao mesmo tempo, o líder sindical observa que a estrutura da Codeca não acompanhou essa evolução. Para exemplificar, conta que a companhia possui um caminhão de coleta de lixo com muitos anos de uso.
Por fim, o presidente do Sindilimp solicitou a parceria da Casa para uma ação ou homenagem aos trabalhadores em alusão ao Dia do Gari, comemorado anualmente em 16 de maio. Também sugeriu ao Legislativo sediar um evento para discussão com diversos representantes de prefeituras da região sobre a inclusão de preços exequíveis nas licitações para prestação de serviços de qualidade nas áreas de limpeza e conservação de espaços públicos e de coleta de resíduos.
Além do presidente Henrique, marcaram presença no encontro, representando o Sindilimp: Elizabete de Oliveira (vice-presidente); Nestor Borges (tesoureiro); e Ivanir Ramos (secretária-geral).
Pela Câmara, ao lado do presidente Lucas Caregnato/PT, participaram também a 2ª vice-presidente, vereadora Andressa Marques/PCdoB; o diretor-geral, Ricardo Barazzetti; o chefe da Assessoria de Comunicação Social, Thales Comerlato Castagna; e Cíntia Copar, assessora da vereadora Andressa Mallmann, que é a 2ª secretária da Mesa Diretora 2025.