Voltar para a tela anterior.

Câmara e CIC dialogam sobre desenvolvimento de Caxias

O presidente do Legislativo, Lucas Caregnato/PT, e o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, Celestino Loro, estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (07/01)


As presidências do Legislativo Municipal e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias) conversaram, na tarde desta terça-feira (07/01), sobre o desenvolvimento e o futuro de Caxias do Sul e região. À frente do Parlamento, Lucas Caregnato/PT, e da CIC Caxias, Celestino Loro, discorreram, entre outros assuntos, sobre empreendedorismo, desburocratização na gestão pública, projetos, geração de empregos e infraestrutura.

Acompanharam a reunião na sede legislativa os parlamentares Andressa Campanher Marques/PCdoB (2ª vice-presidenta) e Alexandre Bortoluz (Bortola)/PP (1º secretário); o diretor-geral da Casa, Ricardo Barazzetti, e o chefe da Assessoria de Comunicação Social, Thales Comerlato Castagna. Pela CIC, também marcaram presença no encontro a vice-presidente de Comércio, Idalice Manchini, e o vice-presidente de Serviços, Eduardo Michelin.

Caregnato explicou que o Parlamento almeja ampliar o conhecimento sobre as pautas da CIC e de quem se propõe a empreender na atualidade. “Precisamos saber das ações e propostas da CIC para, enquanto Legislativo, dentro de nosso regimento, poder debater e colaborar”, sinalizou o vereador.

Celestino destacou a necessidade de o município reduzir a burocracia para a instalação de empresas, e se preparar com projetos para captação de recursos em outras esferas, como federais, por exemplo. “Não podemos deixar investimentos irem para outras cidades por causa da demora nas liberações. Além disso, Caxias é terra de oportunidades. Hoje, temos 3 mil vagas abertas para quem quer trabalhar”, informou o presidente da CIC.

Diante desse cenário, a vereadora Andressa Marques observou que as pessoas que vêm de outros países e cidades acabam contribuindo com o crescimento de Caxias ao suprir as vagas de trabalho em oferta. Bortola concordou com a presidência da CIC que é necessário o poder público simplificar processos para atrair empreendimentos à cidade.

Na opinião de Idalice, a Câmara de Vereadores é forte poder na tomada de decisões que implicam no progresso da sociedade. Para a empresária, Caxias necessita de uma urgente organização na área central, com valorização do comércio instalado. Já Michelin atentou para a necessidade de infraestrutura viária no entorno do futuro aeroporto da Serra Gaúcha.

07/01/2025 - 20:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo