Voltar para a tela anterior.
O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Lucas Caregnato/PT, apresentou, nesta semana, os profissionais para a direção-geral da Casa e para comandar a Assessoria de Comunicação Social. São eles: o economista Ricardo Barazzetti, 43 anos, e o publicitário Thales Comerlato Castagna, 30 anos. Também já foi definida a coordenação de programação da TV Câmara Caixas, que ficará sob a responsabilidade da jornalista Caroline Dall'Agnol.
“Indicamos esses nomes porque, certamente, vão contribuir para o trabalho que a Mesa Diretora planeja para este ano, em conjunto com toda a equipe funcional. Tenho convicção de que atuarão com muita responsabilidade e dedicação para auxiliar nossa comunidade e para fazermos uma gestão legislativa focada no respeito às diferenças e na participação popular”, destaca Caregnato.
Barazzetti tem conhecimento sobre a estrutura e o trabalho legislativo, pois atua em assessorias da Casa desde 2009. É a segunda vez que assume o cargo de diretor-geral. Havia exercido a função em 2022, na presidência da então vereadora e atual deputada federal Denise Pessôa/PT. É formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com especialização em Gestão e Finanças Públicas pela Fundação Perseu Abramo. Também é acadêmico de Direito na UCS.
"Retorno para a direção-geral com mais experiência e reafirmando o propósito de promover, com a Mesa Diretora e os demais vereadores, um trabalho de qualidade e em parceria com os servidores. Agradeço pela confiança do presidente Lucas Caregnato, que possui meu auxílio para garantir um funcionamento eficiente da Casa Legislativa e uma ação responsável e à altura dos caxienses, que merecem todo nosso empenho”, ressalta Barazzetti.
Também conhecedor das atividades envolvendo os processos legislativos, por estar na Casa desde 2021, quando iniciou como assessor político de Caregnato e, posteriormente, ter passado pela Assessoria da Bancada do PT, Castagna assume a chefia da Comunicação com bastante entusiasmo e expectativa.
“É uma área com grande potencialidade porque abre espaço para as pessoas se conectarem mais com o poder Legislativo e com todas as vereadoras e os vereadores. Também amplia o diálogo desse poder junto à comunidade. O setor da Comunicação está sempre aberto a informar sobre as atividades legislativas e queremos fortalecer ainda mais essa relação, a partir das diretrizes da Mesa Diretora e com auxílio de toda a equipe. Planejamos trabalhar da melhor forma, prezando pela imparcialidade e pelo respeito às diferenças”, adianta o jovem publicitário.
Natural de Caxias do Sul/RS, Castagna é também formado pela UCS, no curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda. Antes de atuar no Legislativo, trabalhou na Coordenadoria de Relações Universitárias e na Coordenadoria de Extensão da UCS. Agora, no comando da Comunicação da Câmara, terá a parceria direta de Caroline Dall'Agnol, 36 anos, que está no Parlamento como jornalista em cargo em comissão desde 2021 e, neste ano, responderá pela coordenação de programação da emissora legislativa.
“A TV Câmara Caxias tem a missão de garantir que o cidadão e a cidadã tenham acesso às decisões que ocorrem aqui dentro do Legislativo, decisões que transformam a vida das pessoas. A democratização da comunicação é um direito e uma necessidade. Que possamos estar cada vez mais próximos das comunidades, levando informação, mostrando Caxias do Sul, e aproximando a Casa do Povo do povo”, defende a coordenadora, que é natural de Rio Verde/GO, morou um período em Carazinho/RS, depois em Santa Catarina, e reside em Caxias do Sul desde 2010.
Formada em Jornalismo pela UCS, com mestrado profissional em História pela mesma instituição, Caroline registra 12 anos de experiência em jornalismo televisivo. Trabalhou seis anos na UCS TV, canal educativo que tinha parceria com o Canal Futura; e dois anos em mídia independente, em Santa Catarina. Também, por dois anos, exerceu a função de educadora social, realizando oficina de Educomunicação para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.