Voltar para a tela anterior.
O vereador Lucas Diel/PRD ocupou a tribuna durante a sessão desta quarta-feira (11/12), para fazer uma recapitulação do mandato como vereador, que se encerra com o fim da atual legislatura. Foi feito um levantamento com principais projetos de lei protocolados e atividades comunitárias.
Bacharel em Direito, Diel comparou o papel do vereador com o do advogado. De acordo com ele, para defender um cliente, é necessário uma procuração, da mesma forma em que o vereador defende os cidadãos por meio do voto em que lhe é confiado. “Somos procuradores da comunidade e atuamos sempre em defesa dela.”, disse.
Segundo o levantamento, após assumir vereador em fevereiro de 2023, Diel protocolou 26 projetos, fez mais de 300 indicações ao Executivo e atendeu a mais de 100 visitas de gabinete. Além disso, facilitou o repasse de R$ 200 mil em emendas parlamentares do deputado federal Pompeo de Mattos/PDT, após visitas a Brasília e São Paulo.
Entre os projetos, o parlamentar destaca: a semana do movimento comunitário; controle de desperdício de água potável distribuída; proibição de exercício de cargo, emprego ou função pública municipal por condenados pelo crime de maus-tratos contra animais; criação de vagas de estacionamento para pessoa com Transtorno do Espectro Autista; a instituição dos dias municipais da doação de sangue e da doação de plaquetas. Ele também destacou as indicações de entregas de honrarias e prestação de homenagens, com destaque para a celebração dos 200 anos da Imigração Alemã no Estado.
Os tucanos Olmir Cadore/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB parabenizaram Diel pelo mandato, reconhecendo a luta pela causa comunitária.