Voltar para a tela anterior.
Foram vários os temas abordados no debate que a TV Câmara Caxias promoveu com os candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Caxias do Sul, nesta quinta-feira (26/09), mas três estiveram mais em evidência: cultura, saúde e educação. São áreas que concentram demandas da sociedade e voltaram ao plenário no dia em que o poder Legislativo caxiense completou 132 anos de história.
Adiló Didomenico/PSDB, Denise Pessôa/PT, Felipe Gremelmaier/MDB e Maurício Scalco/PL participaram do encontro de formato inédito por também envolver os postulantes à vice-prefeitura, respectivamente: Edson Nespolo/UNIÃO, Alceu Barbosa Velho/PDT, Michel Pillonetto/PSD e Gladis Frizzo/PP. A mediação foi do jornalista Fábio Rausch, com cobertura e suporte de toda a equipe da Comunicação Social do Legislativo.
Candidatos a prefeito Adiló, Denise, Felipe e Scalco
Candidados a prefeito (a) com os postulantes à vice-prefeitura:
Nespolo, Alceu, Michel e Gladis
Para a prefeitura
A cultura, interligada com esporte, lazer e turismo; a educação e a saúde pautaram perguntas entre os candidatos e também em tema livre já na largada das manifestações dos prefeituráveis. “Queremos trabalhar a descentralização da cultura e fazer com que a Maesa (complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle, no bairro Exposição) seja um grande Centro Cultural”, comprometeu-se Denise, diante de questionamento proferido por Felipe. “Defendemos que esteja ligada ao turismo e entendemos que os atores da cultura merecem incentivo e respeito”, prosseguiu o emedebista, em sua réplica, defendendo, ainda, o fortalecimento do Financiarte (Financiamento da Arte e da Cultura).
Felipe também relacionou cultura e turismo à área esportiva ao responder indagação do candidato à reeleição Adiló Didomenico/PSDB sobre planos para esporte e lazer. O emedebista defendeu atividades desportivas no contraturno, pontuando que o esporte beneficia e envolve desde a criança ao idoso. Adiló replicou, mencionando investimentos de seu governo, como a bolsa-atleta individual, a elaboração de projeto nos mesmos moldes para contemplar técnicos, além da previsão de R$ 5,4 milhões para a área em 2025. “Somos o governo que mais investiu em esporte e defendemos o turismo esportivo”, realçou o candidato tucano, informando que está em andamento o parque automotivo, citando-o como uma reivindicação antiga da juventude.
Para uma pergunta da comunidade, feita por Adriana Silva dos Santos, sorteada no tema educação, a candidata Denise Pessôa/PT disse que frequentou escola pública, na qual sua mãe foi diretora e hoje seu filho estuda, para ressaltar que pretende priorizar o atendimento de vagas na Educação Infantil e investir no turno integral. Caso eleita, também almeja melhorar a infraestrutura das unidades de ensino e criar mais ginásios esportivos. Do candidato Maurício Scalco, a petista quis saber sobre propostas no âmbito da saúde e informou, entre outros propósitos, que ela vai agilizar atendimentos e ampliar o olhar para a Atenção Primária à Saúde (APS).
“Salvar vidas é o principal de nosso plano de governo e dar conforto às pessoas”, respondeu Scalco, ao apresentar alguns números que, segundo ele, não são mais aceitáveis, como as 30 mil pessoas que estariam aguardando consulta atualmente e outra 5 mil à espera por cirurgias. O candidato liberal acrescentou que seu governo, caso assumir a prefeitura, implantará a telemedicina, o teleacompanhamento e um Centro de Atenção Especial à Mulher.
Para a vice-prefeitura
Entre os assuntos escolhidos pelos candidatos a vice-prefeito para questionamentos, ganharam destaque educação, tributos e Festa da Uva. Alceu questionou como Gladis e sua equipe pensam tratar a área educacional. “Hoje, tem duas escolas de tempo integral e uma em teste. Precisamos que as mães saiam para trabalhar e seus filhos fiquem bem cuidados. Educação será de muita prioridade para nós”, afirmou a progressista. Na réplica, Alceu recordou de seu período como prefeito (2013-2016) e disse que criou nove escolas de turno integral e uma de Ensino Fundamental. “E isso foi tudo planejado. Na gestão, tem de ter planejamento”, enfatizou o pedetista, que acabou sendo indagado pelo candidato Edson Nespolo.
O candidato a vice do UNIÃO perguntou como Alceu avalia a redução de impostos viabilizada na atual administração Adiló. “Toda redução de impostos é bem-vinda, pena que parou por aí. Os problemas de Caxias são saúde, transporte coletivo, escola. Eu defendo a escola de tempo integral”, frisou o pedetista. “Ao reduzir impostos de 4% para 2% para as empresas de tecnologia, elas ficaram mais competitivas”, replicou Nespolo, informando que, em 2022, cerca de 6,2 mil empresas novas surgiram na cidade.
Nespolo foi o escolhido pelo candidato a vice pelo PSD, Michel Pillonetto, para responder a respeito do que o atual governo teria feito e o que buscará fazer em termos de revitalização do parque Mario Bernardino Ramos (Festa da Uva), se for reeleito. O candidato do UNIÃO defendeu que uma PPP faça a gestão do espaço, considerando oportuno que seja um lugar usufruído pela cidade de Caxias do Sul. Pillonetto concordou com Nespolo no que se refere à PPP e ampliou seu posicionamento no seguinte sentido: “É preciso um calendário (de atividades e eventos) contínuo para que o parque seja bem utilizado e gere receitas”.
Avaliação
Após a troca de questionamentos e respostas, os candidatos concederam entrevistas finais à TV Câmara para avaliar o encontro, considerado positivo por todos. Foram cerca de três horas de transmissão ao vivo. Conforme o chefe da Assessoria de Comunicação Social e responsável pela direção do debate, relações-públicas Marcelo de Gregori, o poder Legislativo municipal cumpre com seu papel na democracia ao promover, no aniversário de 132 anos, a edição inédita do debate.
"Ao reunirmos pela primeira vez na história de Caxias os candidatos a prefeito e a vice no mesmo ambiente de diálogo e discussão, abrimos o plenário da Casa às propostas daqueles que, quando eleitos, estarão à frente do Executivo da cidade pelos próximos quatro anos. Com transparência e oportunidade de ouvir as propostas de cada um, mais uma vez, a Comunicação Social do Parlamento se coloca a serviço dos interesses da nossa comunidade", afirma Marcelo.
ESTRUTURA BÁSICA DO DEBATE – 5 BLOCOS:
1º BLOCO
- Apresentaram as chapas (dois minutos cada);
- Candidatos à prefeitura de Caxias debateram com tema livre;
- Responderam perguntas da comunidade, com o tema sorteado ao vivo pelo mediador.
2º BLOCO
- Seguiu o formato do 1º bloco, só que agora dedicado aos candidatos a vice-prefeito.
3º BLOCO
- Os candidatos a prefeito fizeram questionamentos entre si, com temas sorteados ao vivo.
4º BLOCO
- Os candidatos a vice-prefeito fizeram questionamentos entre si, com temas sorteados ao vivo.
5º BLOCO
- Este foi o último bloco e ficou reservado para as considerações finais de cada chapa, pelo tempo de dois minutos e meio.
CHAPAS DA ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2024 QUE ESTIVERAM NO DEBATE DE HOJE:
- Adiló Didomenico/PSDB e Edson Nespolo/UNIÃO (Coligação Juntos por Caxias, Juntos no Rumo Certo);
- Denise Pessôa/PT e Alceu Barbosa Velho/PDT (Coligação União e Mais Ação por Caxias);
- Felipe Gremelmaier/MDB e Michel Pillonetto/PSD (Coligação Somos mais Caxias);
- Maurício Scalco/PL e Gladis Frizzo/PP (Coligação O Futuro é Agora).
Confira a equipe da Assessoria de Comunicação que trabalhou na cobertura do debate:
Apresentação: Rafaela Daros
Mediação do debate: Fábio Rausch
Reportagem: Carol Dall'Agnol e Fábio Carnesella
Redação e assessoria de imprensa: Vania Marta Espeiorin
Digital: Liandra Souza, Kamilly Souza e Vitória Schwantes
Produção: Cristiane da Fonseca, Luan Hagge, Maytê Corlatti e Vitor Ló
Direção: Marcelo de Gregori
Apoio: OAB - Subseção Caxias do Sul
Intérpretes de Libras: Jéssica de Sant'ana, Priscila Pereira Moreles e Grasiele Pavan
Equipe técnica: Fokuss Telejornalismo
Coordenação da TV Câmara: Rafaela Daros
Chefe da Assessoria de Comunicação Social: Marcelo de Gregori
Neste link, assista ao debate na íntegra: https://www.youtube.com/live/79rH3u8ZPMU?si=N1ZdtGQ1Cp2p0IoO