Voltar para a tela anterior.
Uma novidade marcou esta terça-feira (06/08) na Câmara Municipal de Caxias do Sul. É o Vereador Sombra, que passou a integrar uma das etapas do Programa Vereador Por Um dia 2024, promovido em conjunto pela Escola do Legislativo (EL) e pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL). Os estudantes inscritos na edição deste ano puderam acompanhar uma manhã de atividades no Legislativo ao lado dos atuais parlamentares.
Das 22 escolas inscritas no Vereador Por Um Dia 2024, 20 tiveram estudantes presentes no plenário do Parlamento caxiense. Eles puderam assistir à sessão ordinária, comandada pela presidente Marisol Santos/PSDB. “Sejam todos bem-vindos hoje e sempre. Saibam que estamos à disposição”, afirmou Marisol, em tom de acolhida. A presidente teve como aluna-vereadora sombra Helena dos Santos Soares, 15 anos, do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Giuseppe Garibaldi. A menina morava em Jaguarão/RS e transferiu-se com a família para Caxias do Sul há quatro anos em razão das oportunidades de trabalho.
Acompanhados de professores e pais, os alunos aprenderam detalhes a respeito da história do Parlamento e da atual sede legislativa. Foram recebidos pela revisora de anais e integrante da EL, Edivania da Costa Ramos, e conferiram a explanação do documentalista Eduardo Reis e da relações-públicas Cristiane Postingher da Fonseca sobre a trajetória e a estrutura da Câmara na cidade.
Os parlamentares mostraram o funcionamento dos diferentes setores e gabinetes. O republicano Elisandro Fiuza foi seguido pelas estudantes Laura Trentin,12 anos, e
Ester Fernandes Rohr Cavalcanti, 12 anos, e pela docente Rafaela Zanotto Casagrande, das disciplinas de História e Geografia. O legislador conduziu as estudantes do 7º ano do Colégio São Carlos até o setor financeiro da Casa, onde receberam a atenção da diretora Taiane Kirschner Pozzi, que explicou sobre orçamentos, contratos e pagamentos da instituição. Diante do que viu, Laura se interessou ainda mais em enxergar de perto o que acontece no Legislativo: “É uma visita que faz a gente entender como tudo funciona aqui dentro. Acredito que essas informações ajudarão bastante a pensarmos também no nosso futuro”.
Tanto o diretor da EL, parlamentar Lucas Caregnato/PT, quanto o presidente da Comissão de Educação, vereador Adriano Bressan/PP, acolheram a garotada e ressaltaram que os vereadores e os servidores da Casa estão empenhados para que a edição deste ano seja bastante esclarecedora e para que os estudantes e os docentes se sintam efetivamente parte do poder Legislativo. “Esperamos que, amanhã ou depois, vocês estejam nos lugares em que nos encontramos hoje”, instigou Caregnato. “Queremos incentivar a participação cidadã e o interesse dos jovens pela política”, frisou Bressan.
Caregnato, Bressan e outros parlamentares guiaram os alunos até o Executivo, onde fizeram questionamentos ao prefeito Adiló Didomenico/PSDB. A ida até a prefeitura compõe a proposta do Vereador Sombra, especialmente para os estudantes compreenderem melhor as diferenças entre os poderes. A saber: na cidade, o Legislativo, entre outras funções, é responsável pela elaboração de leis e fiscalização do uso dos recursos públicos; já o Executivo é quem executa o orçamento municipal, usando recursos públicos para atender demandas da comunidade nas distintas áreas (educação, saúde, cultura, esporte, entre outras).
Além do presidente Adriano Bressan/PP, integram a CECTICDL os legisladores Rafael Bueno/PDT, Rose Frigeri/PT, Professor Zanchin/NOVO e Wagner Petrini/PSB.
O que é Programa Vereador Por Um Dia
- O Vereador por Um Dia é uma iniciativa organizada pela Escola do Legislativo (EL) e pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL) da Câmara.
- Normalmente, são 23 vagas disponíveis, número equivalente ao de cadeiras parlamentares da Casa. A participação envolve alunos e alunas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Todos participam de atividades preparatórias para, posteriormente, fazer a defesa de seus respectivos projetos durante uma sessão simulada, que, neste ano, está prevista para ocorrer em 4 de novembro.
- O Programa Estudantil Vereador por um Dia existe desde 30 de junho de 1999, a partir de proposição do então parlamentar Waldemar Jones Biglia (1939 – 2008).
- Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo email: escoladolegislativo@camaracaxias.rs.gov.br
ESCOLAS COM ESTUDANTES INSCRITOS NO PROGRAMA VEREADOR POR UM DIA 2024:
Caminho Rede de Ensino
Colégio La Salle Carmo
Colégio São Carlos
Colégio São José
EMEF Helen Keller
EMEF Abramo Pezzi
EMEF Américo Ribeiro Mendes
EMEF Bento Gonçalves da Silva
EMEF Carlin Fabris
EMEF Cidade Nova
EMEF Engº Dario Granja Sant'Anna
EMEF Érico Veríssimo
EMEF Erny de Zorzi
EMEF Giuseppe Garibaldi
EMEF Governador Leonel Brizola
EMEF Luiz Antunes
EMEF Machado de Assis
EMEF Padre João Schiavo
EMEF Presidente Castelo Branco
EMEF Professora Leonor Rosa
Escola Jesus Bom Pastor (Pastorinhas)
Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Victorio Webber