Voltar para a tela anterior.

Mauro Pereira acompanha os relatos de moradores do Altos da Maestra

Eles contaram detalhes de como ocorreu a desocupação na terça-feira


Integrante da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS) da Câmara Municipal de Caxias do Sul, o vereador Mauro Pereira/PMDB acompanhou, na manhã desta quinta-feira (28), os relatos de quatro moradores do bairro Altos da Maestra que tiveram suas casas destruídas devido ao cumprimento de um mandado de reintegração de posse. As famílias foram retiradas de uma área pública por servidores das secretarias da Habitação e de Obras do município. Eles estavam acompanhados por um oficial de Justiça, pela Guarda Municipal e pela Brigada Militar.

Os moradores reclamaram da forma com que foram retirados e da destruição das casas sem ao menos conseguirem negociar um prazo para a saída. A CDHCS, presidida pela vereadora Denise Pessôa/PT, encaminhará os depoimentos à Defensoria Pública. Por determinação do juiz Sérgio Fusquine Gonçalves, do Fórum de Caxias do Sul, as casas derrubadas deverão ser reconstruídas no prazo máximo de 10 dias, a contar da útlima quarta-feira (27). Se não for cumprida a decisão, a multa diária será de R$ 500.

O depoimento mais emocionado foi o de Pedro Leonides Quintana. O homem, que tem 53 anos e mora no Altos da Maestra há cerca de cinco anos, residia com a mulher e três dos sete filhos, de 13, 18 e 19 anos. Ele contou que estava dormindo quando os servidores chegaram. Eles sequer quiseram nos ouvir. Foram truculentos, ameaçaram até mesmo meus filhos e debocharam da nossa situação, dizendo que a gente teria de se virar e arrumar outro lugar para ir, lamentou.

Os outros três moradores reforçaram que a ação foi truculenta e desproporcional. Eles também reclamaram que não tinham sido procurados pelo município até a manhã de quinta-feira para ver que encaminhamentos seriam tomados a respeito do caso.

Mauro Pereira se solidarizou com os moradores e disse ser obrigação do poder público auxiliar as famílias do Altos da Maestra. Contem com o meu apoio, reforçou o vereador, dirigindo-se aos moradores logo após a audiência.

28/07/2011 - 18:26
Gabinete vereador Mauro Pereira
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo