Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno demonstra preocupação com iminente encerramento do contrato entre Hospital Pompéia e Município

Vereador integrante Comissão de Saúde se reuniu com a superintendente da instituição, Lara Vieira, e demais parlamentares


O vereador Rafael Bueno/PDT participou de uma reunião no final da tarde desta quarta-feira (17/5) com a direção do Hospital Pompéia para tratar de assuntos pertinentes à instituição de saúde, principalmente relativos ao iminente fechamento dos leitos de maternidade. São realizados cerca de 130 partos todos os meses. Bueno e vereadores da Comissão de Saúde, a qual integra, foram recebidos pela superintendente Lara Sales Vieira. Também estiveram presentes o presidente do Legislativo, José Dambrós/PSB, e os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Olmir Cadore/PSDB e Renato Oliveira/PCdoB, além de diretores do Pompéia.

Um dos temas que mais preocupou Bueno está centrado no contrato entre o Pompéia e o Município, renovado em dezembro de 2022 e com validade até o final de 2023. Pelo acordo vigente, seguem sendo prestados atendimentos no setor materno-infantil e os demais previstos, como consultas, exames, cirurgias e serviço de urgência e emergência. Desde agosto do ano passado, quando o Pompéia anunciou a proposta de fechamento da maternidade e outros serviços, o Estado e o programa Mediar-MP se somaram nas tratativas para a renovação do convênio, o que ocorreu. Mas agora o término deve ser definitivo, disse a superintendente aos parlamentares.

"A Lara alegou não ter mais interesse na renovação do contrato, visto que o prejuízo do hospital vem aumentando a cada mês, porque a maternidade não é referência no hospital, que gostaria de dar maior assistência na área de neuro, de traumato e de outras especialidades que são referência no hospital. O prejuízo econômico está chegando a cerca de R$ 1,2 milhões mensais e também um déficit na capacidade de recursos humanos", comentou o parlamentar.

Para o vereador, quem deveria assumir a maternidade é o Hospital Geral, já que a ideia inicial de ampliação teria uma estrutura toda preparada para a maternidade, o que não estaria ocorrendo no Pompéia. 

"Então, infelizmente, o que observamos é um local (Pompéia) impossibilitado de atender as demandas da maternidade. São quatro salas de espera, com divisórias, e uma sala somente de parto, mesmo assim o hospital tem feito o possível, mas ainda assim está insustentável atender essa grande demanda que chega todos os dias", assinalou Bueno, dizendo que já houve seis apontamentos da Vigilância Sanitária por supostas irregularidades que estariam ocorrendo na maternidade do Pompéia.

Com o déficit acumulado, o Pompéia estaria inviabilizando a oferta de outros serviços, como na área da traumato. 

"Apenas nesta especialidade, são cerca de 3 mil pessoas que aguardam cirurgias, por exemplo". elencou Bueno.

18/05/2023 - 14:40
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT Câmara Municipal de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo