Voltar para a tela anterior.
Ex-vereador, escritor, professor, jornalista e pesquisador. Mário Gardelin nasceu em 14 de janeiro de 1928 e marcou Caxias do Sul por se dedicar à história da cidade. Estava internado no Hospital Virvi Ramos desde 19 de março deste ano e morreu na noite de ontem (04/04). No Legislativo, atuou como suplente pelo PRP, na legislatura de 1952 a 1955, e como titular nas legislaturas de 1973 a 1976 e de 1977 a 1982, em ambas pela Arena (Aliança Renovadora Nacional). O velório ocorre na Capela A do Memorial São José e o sepultamento será às 16h, no Cemitério de Ana Rech.
Em 2008, foi homenageado com o título de Cidadão Caxiense da Câmara Municipal, como reconhecimento à sua atuação nas diferentes áreas do município. A matéria destaca, principalmente, os feitos na divulgação e resgate do histórico caxiense. Gardelin elaborou cadernos com dados biográficos e divulgou a vida de mais de 50 nomes que identificam nossas ruas.
Foi diretor do antigo Departamento Municipal de Turismo, tendo auxiliado a cidade também neste setor. O presidente da Câmara Municipal, Flavio Cassina/PTB, conheceu Gardelin nessa época, participando de ações da área à convite do então titular da pasta. O presidente destacou que acompanhou o trabalho de Mário na imprensa, apreciando suas pesquisas, principalmente na área da imigração italiana.
“Fez trabalhos com muita profundidade. Detalhou desde os primeiros imigrantes que chegaram aqui até o mapeamento histórico de desenvolvimento da cidade”, enfatizou Cassina. Gardelin foi, inclusive, integrante da Academia Caxiense de Letras.
O presidente da Casa acredita que Caxias do Sul perdeu uma personalidade de muita importância, com sua vida pautada em trabalho, contribuições e pesquisas. “A perda de Mário Gardelin é muito grande, em função da contribuição cultural que ele deu ao nosso município”, lastimou.