VEREADOR VELOCINO UEZ (PDT): Senhor presidente e nobres colegas vereadores e vereadoras, como já foi bastante discutido na primeira discussão, na semana passada, enfim, os pares já estão cientes do que este projeto contempla. Reforço bem rapidamente, novamente, que seria de muita importância, aproveitando que sempre se comemora, enfim, o aniversário, o dia do município, comemorado no dia 20 de junho, no caso, seria amanhã, que durante, caso esse projeto venha sido aprovado, que, durante o ano que vem, durante essa semana, três sessões nesta Casa, que a gente possa, no início ou no fim de cada sessão, ser cantado o hino de Caxias. Como a gente vê muitas vezes praticamente todas as solenidades feitas aqui nesta Casa, inclusive na semana passada quando foi homenageado o nosso grande cidadão, Carlos Gandara, no final sempre, é lembrado o hino de Caxias. Acho sim de relevância e importância que a gente possa começar a dar o exemplo aqui dentro que, pelo menos como é relembrado sempre numa solenidade quando assim é realizada que, na semana que se comemora, enfim, o aniversario do município que a gente possa fazer isso aqui dentro. Confesso, vereadora Paula, que agora que tenho aqui no celular o nosso hino, ele não é tão fácil assim para decorar. O mais difícil é a maneira de cantá-lo que é mais difícil, eu vejo. Mas que a gente possa sim dar o nosso exemplo aqui de casa. Seria de relevância e importância que isso pudesse ser realizado nas escolas porque a todo o momento as crianças ali na frente não tenham essa dificuldade, que já venham aqui os futuros vereadores, principalmente, sabendo ele de cor. Então nada mais do que nós darmos o exemplo aqui nesta Casa, são só três sessões, senhor presidente. Espero a colaboração dos nobres pares para que isso seja levado adiante. Para nós é muito importante. E praticamente, quando a gente está de aniversário, a todo momento, se canta Parabéns. Por que não cantar o hino de Caxias quando que se comemora o aniversário do município? Eu acho que seria muito importante sim. O seu aparte, vereador Rafael.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Vereador Uez, eu não vou pedir para o senhor cantar o hino aí porque é difícil, mas a importância do hino, colegas vereadores. Ontem eu observando a seleção do Panamá, primeira vez na história da Copa do Mundo que a seleção, o país se faz presente numa Copa do Mundo. Os jogadores cantando o hino foi uma coisa
[1] de sensibilizar acho que o mundo inteiro que estava acompanhando a Copa do Mundo, a mesma coisa quando a Seleção Brasileira entrou em campo e, posteriormente, cantar o hino da seleção, vereador Uez, a torcida brasileira continuou cantando o hino. O hino representa essa questão de nacionalidade, de dizer: eu pertenço a um estado, a um município, a uma União. Esse seu projeto de lei parecer ser simples, vereador, mas não é, porque ele apropria a identidade do município ao cidadão que nasceu aqui e ao que busca também viver na nossa cidade. É importante sim saber cada palavra do hino, o que consta, cada letra, o porquê, pelo menos que busque conhecer a história da nossa cidade. Obrigado, vereador.
VEREADOR VELOCINO UEZ (PDT): Com certeza. O vereador Rafael relatou muito bem. O nosso hino de Caxias relata exatamente como foi a história de Caxias. Acho que é muito gratificante para nós se sentir valorizado pela cidade que nos acolheu. Assim como a gente tem sempre o dever cívico de pertencer à nação com o nosso hino nacional, por que não agradecer a Caxias que nos agraciou e com esse belo hino que conta a história. Conto com o voto dos nobres colegas para que ali na frente a gente possa, cada vez mais, se sentir orgulhosos de pertencer a Caxias do Sul. Seria isso, senhor presidente.