quinta-feira, 08/05/2025 - 39 Ordinária

Requerimento nº 53/2025

VEREADOR HIAGO MORANDI (PL): Senhor presidente, até ficou... A gente sabe que vai um tempinho; acaba o assunto passando e, depois, vem mais informações. A burocracia às vezes nos vence, o tempo da burocracia aqui na vida pública. Eu já consegui algumas informações, mas eu quero, agora, a versão, por parte do Executivo, quanto ao fato ali. O que aconteceu? O que houve? Se está tendo clareza, transparência nessas questões dos monitores com quem precisa nas escolas. Então, seria um pedido bem tranquilo ali, só para ouvir a exposição de motivos. Até acho que a “dire” ou a vice entrou em contato comigo; mas eu falei que, assim que der, vou estar visitando a escola. A gente estava meio corrido ontem, não consegui me fazer presente nessa escola. Mas o pedido é bem tranquilo e objetivo ali; só para saber, por parte da Prefeitura, o que houve naquele episódio. Porque muita gente me marcou no fato e me cobrou explicações. Então, para a gente passar, depois, uma explicação até para o grupo de mães ali que me pediu. Seria isso.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Senhor presidente, só falar desse fato em específico, da Jussara, mãe atípica do nosso município. A gente foi realmente marcado em diversas publicações sobre o acontecido. Ela entrou em contato também com o nosso gabinete, e a gente mediou uma reunião entre a Jussara e a Smed na segunda-feira ainda. A gente já teve alguns posicionamentos ali da Smed; mas é bom esse pedido de informações para verificar exatamente o ocorrido, porque o vídeo deixou uma imagem muito ruim para a escola. Então, eu acredito que esse pedido de informações nos esclarece esse acontecido. Parabenizar o vereador Hiago por pedir. E até mesmo como resposta, vereador, sobre isso, até para as pessoas que nos marcaram nessas publicações. Então, dizer que a gente está acompanhando essa situação; mas precisa, sim, verificar a fundo o que aconteceu para não ocorrer mais aqui na nossa cidade. Tendo em vista que a inclusão é muito importante e ela precisa ser olhada com um olhar especial pela administração pública. Era isso, senhor presidente. Obviamente, votarei favorável.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA ROSELAINE FRIGERI (PT): Bom, eu votarei favorável, por óbvio. A nenhum pedido de informações em princípio, aqui nesta Casa, eu votarei contra, porque acho que é um direito nosso, acho que é importante, enfim. Mas eu quero dizer que é importante que a gente ouça todas as partes. Eu conheço muito esse debate, já ouvi dos dois lados. E ontem – né, vereador Lucas? – nós fizemos um debate, aqui, sobre a valorização das escolas, das direções. E uma das coisas que nós pedimos, estava cheio o plenário, tinham alguns colegas vereadores aqui, e uma das coisas que se pediu, quando se fala para não ter violência na escola, é que tenha valorização também dos profissionais que trabalham lá. O que acontece? A secretária Marta se comprometeu de não ouvir as questões unilaterais. Eu não vou entrar nesse caso, vereador Hiago. Eu acho que sim, tudo isso tem que ser esclarecido. Mas eu acho que nunca a Smed pode ouvir só a família ou só a direção da escola. Então, é necessário, nós meio que fizemos esse pedido, foi uníssono que, quando tem algum problema da família, a família fala com a escola e, depois, se for o caso, fala com a mantenedora, com a Smed. Até por uma questão de hierarquia e de respeito a todas as partes. Então, com certeza, um vídeo na internet, que eu volto a dizer, não estou me detendo a esse caso em si, mas qualquer vídeo, às vezes eles têm recortes, às vezes eles saem em todas... E uma das coisas que se falou é do desrespeito. Sai em todas as redes, e nem sempre ele é real. Então, eu acho que sim, qualquer procedimento aqui tem que sempre ser ouvido e o esclarecimento tem que ser feito de ambas as partes, sob pena de a gente não ouvir só um lado e deixar o outro de lado.
Parla Vox Taquigrafia

Votação: Não realizada

Ir para o topo