VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Bom dia a todos e todas. Primeiro, quero fazer uma saudação especial à família do seu Antonio Silvino Perazzolo, que está aqui presente, à Ieda De Zorzi Perazzolo, que está aqui; ao seu filho, Gianfranco Perazzolo; e também à sobrinha Juraci Perazzolo Bigarella. Uma família de engenheiros agrônomos. A dona Ieda é engenheira agrônoma; o seu filho é engenheiro agrônomo também, que segue os caminhos do pai, que trabalhou em consultorias de agronomia, e sempre buscando inovações na área. Eu, na verdade, fiz essa homenagem ao Antonio Silvino Perazzolo, não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas ele era muito ligado à família a minha assessora Andréia Bertin, que está aqui presente. Eu pedi à Casa que aportasse esse projeto nesta semana. Por quê? Porque no dia 20 de setembro, bem na Semana Farroupilha, onde a Revolução Farroupilha é um marco na história do Brasil, ele estaria fazendo 90 anos. Então, nada mais justo que a gente faça essa homenagem ao seu Antonio Silvino Perazzolo nesta semana, na qual estaria completando 90 anos. Ele foi uma pessoa que, como a Revolução Farroupilha, deixou marcas na história da nossa cidade, no interior do nosso município. Nada mais justo a gente fazer essa homenagem a ele, ele emprestar o nome para o distrito de Vila Seca e Criúva, a uma estrada municipal. Onde as pessoas terão, então, um endereço para receber as suas correspondências, receber os amigos, familiares. E poder, então, emprestar o nome dele para essa localidade. Mas eu quero aproveitar também e compartilhar com todos os vereadores, vereadoras, quem está nos acompanhando pelo canal 16, TV Câmara, um pouco da história do seu Antonio Silvino Perazzolo.
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
Senhora Presidente, Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores,
ANTONIO SILVINO PERAZZOLO, cidadão caxiense, nasceu aos 20 de setembro de 1934. Casou-se com a senhora Ieda De Zorzi em 16 de novembro de 1974. Teve dois filhos: Gianfranco Perazzolo e Beatrice Perazzolo, e cinco netos.
Formou-se Engenheiro Agrônomo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 1969, e recebeu os prêmios APLUB de MELHOR ALUNO E DE MELHOR COLEGA nesse mesmo ano. Em 1970, recebeu o Prêmio Destaque em Agricultura de Caxias do Sul e, em 1986, o prêmio de Agrônomo do Ano, pela AEANE. Foi Secretário Municipal da Agricultura de 1973 a 1976, quando elaborou e implementou diversos projetos que proporcionaram o desenvolvimento da cultura da maçã e da fruticultura como um todo no município. Vale destacar que, quando secretário da Agricultura, construiu várias praças e revitalizou vários parques, incluindo o Parque Cinquentenário.
Atuou como profissional autônomo, com muita dedicação. Entre as suas principais atividades profissionais está a consultoria prestada no Uruguai, onde trabalhou na Empresa Migranja, no Grupo Royal Gala, no Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA) e PREDEC. Também trabalhou como consultor de organismos internacionais como GTZ e Instituto Interamericano para Cooperação na Agricultura (IICA).
No Brasil, trabalhou em assistência técnica para pequenos, médios e grandes produtores de frutas da região. Foi também professor da Escola Técnica de Agricultura de Ana Rech, professor da Escola Técnica de Enologia de Bento Gonçalves e professor da Universidade de Caxias do Sul.
Visitou vários países em busca de qualificação profissional e teve participações fundamentais nas discussões sobre o desenvolvimento de pesquisa na fruticultura de clima temperado. Tinha sempre posição firme em relação as suas convicções.
Profissional competente, com humildade e com muita sabedoria, sempre soube levar o seu conhecimento ao campo. Amigo muito sincero, sempre ajudou os colegas de profissão, transmitindo a eles a sua experiência sem se preocupar com a concorrência.
[...]
Caxias do Sul, 9 de agosto de 2024; 149º da Colonização e 134º da Emancipação Política.
Documento assinado eletronicamente em 09/08/2024 às 09:22
RAFAEL MALCORRA BUENO - Vereador - PDT
(Ipsis litteris – Legix)
Então o seu Antônio, como mostra a foto, foi uma pessoa visionária, sempre à frente do seu tempo, revolucionando a agricultura aqui de Caxias do Sul. Se hoje a gente tem a evolução e a referência, muito se deve a ele. Ele faleceu no dia 23/03/2006. Será sempre lembrado, colegas vereadores e vereadoras, pela sua ética profissional, pela visão, pela paixão e coerência com que sempre realizou o seu trabalho. (Esgotado o tempo regimental.) Então são essas as razões, aqui, pelas quais protocolei este projeto de lei; claro, indicado pela minha assessora, a Andréia Bertin, amiga da família Perazzolo. Para concluir, presidente, ela tem uma história muito marcante. Quando estava ganhando o filho dela, estava no hospital, infelizmente veio a óbito o seu Perazzolo. Os familiares acabaram não contando para ela, porque ela tinha essa ligação muito grande com a família. Então, nada mais justo, Andréia, a teu pedido fazer essa homenagem ao seu Antonio Silvino Perazzolo, que estará, então, emprestando o nome dele para a denominação dessa estrada municipal, entre Criúva e Vila Seca. Peço a aprovação de todos os colegas vereadores. Obrigado.