VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Bom, primeiro eu peço que a TV Câmara mostre para os nossos colegas vereadores, a quem está aqui presente e também para quem está na sua residência, quem não tem a memória visível do Dr. Virgili, meu amigo Dr. Virgili Costa, que hoje está sendo homenageado, está emprestando o nome dele para um logradouro do nosso município de Caxias do Sul. Esta foto foi tirada quando ele sentava neste local. Então, foi uma pessoa que eu tive muito tempo de convívio, aprendi muito com o Dr. Virgili, meu amigo antes da política. Fui paciente dele, já fez cirurgia em mim também, inclusive. Muitas vezes eu ia ao consultório dele, no Edifício Estrela, somente para ouvi-lo e aprender com ele. Eu faço um breve histórico, presidente, sobre João Carlos Virgili Costa.
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
Senhor Presidente, Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores,
JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA nasceu na cidade de Itaqui – RS, na fronteira do Brasil com a Argentina, filho de José Carruega Costa e Maria Candida Virgili Costa.
Filho de comerciantes locais, teve como evento marcante da infância uma cirurgia no coração, que, pelo ineditismo e complexidade, precisou ser feita na capital do estado.
Foi aluno do colégio Santana de Uruguaiana, em regime de internato, até ser aprovado, em 1966, no vestibular para Medicina na Universidade Federal de Santa Maria. Nesse período fundou, junto com o irmão e amigos, O Chancleta, periódico humorístico que, apesar de boa repercussão, teve existência efêmera por "recomendação" das autoridades locais. Formou-se no ano de 1973. A seguir, partiu para o Rio de Janeiro, onde fez residência no Hospital Souza Aguiar, tendo ali permanecido pelos próximos 2 anos.
Em 1975, casou-se com a professora Marinice da Rosa Costa. Aqui presente conosco, no plenário. Logo depois, fixaram residência em Caxias do Sul... Marinice é professora também, aposentada, lá da fronteira, onde tem parentes em Santana do Livramento, terra do meu pai. Passou a atender em hospitais e consultório particular, sendo o primeiro cirurgião pediatra da cidade.
Então, quem tem uns 50 anos aí lembra do Dr. Virgili.
Em 1984, viveu um período na Europa para especialização no Hospital Brugmam, da Universidade de Bruxelas, Bélgica.
A partir da vivência cotidiana no pronto-socorro, começou sua militância política, sempre alinhado aos ideais trabalhistas e à figura de Leonel Brizola. De forma despretensiosa, concorreu pela primeira vez a vereador em 1988, quando obteve votação surpreendente, ficando na suplência do PDT. Em 1992, no governo de Alceu Colares, foi nomeado Delegado Regional da Saúde. Desse período, entre outras iniciativas, destaca-se a idealização do primeiro pronto atendimento 24 horas de Caxias do Sul. Em 1996, foi eleito vereador pelo PDT, com mandato marcado pela defesa das bandeiras do partido, sobretudo a saúde pública.
Nos anos seguintes, trabalharia junto a sindicatos, Unidades Básicas de Saúde, Postão 24 Horas – que ajudou a criar –, além de atender como Médico da Família na cidade de Bento Gonçalves. Em todo esse tempo, manteve ativo seu consultório, que costumava funcionar também como ponto de encontro para sua atuação política, a qual nunca deixou de lado. Depois de assumir brevemente uma cadeira como suplente em 2011, foi novamente eleito vereador em 2012, com expressiva votação.
A qual tive a oportunidade de ser colega dele, juntamente com o vereador Felipe e o vereador Renato Oliveira.
Seu segundo mandato, concluído em 2016, foi marcado pela idealização e implementação da Comissão do Idoso.
Comissão esta a qual eu presido neste ano. Também quero já deixar registrado que o Virgíli foi autor da Lei municipal de Conscientização da Violência contra o Idoso, que acompanha a data mundial, que celebra na próxima semana, dia 15 de junho, e nós estaremos lançando, em homenagem ao Virgíli e através dessa lei, o Centro Especializado da Saúde da Pessoa Idosa, uma iniciativa da Comissão de Idoso deste legislativo.
O Doutor Virgili, como era conhecido, trabalhou até os últimos dias de vida. Uma de suas últimas realizações foi o romance Tartaruga de Pedra, foi lançado na Feira do Livro de Caxias em 2021 e, depois, em Itaqui, cidade a qual ele era natural.
[...]
Documento assinado eletronicamente em 07/12/2023 às 13:50
RAFAEL MALCORRA BUENO - Vereador - PDT
(Ipsis litteris – Legix)
O livro foi lançado depois que ele faleceu, mas foi escrito por ele em vida. Então relata um pouco da vida e das passagens dele. Para concluir, presidente, eu gostaria de citar os quatro filhos: Marcelo, que está aqui conosco, que também é funcionário da Foccus, empresa terceirizada aqui da Câmara, nosso amigo Marcelo; a Mariele, que não está aqui presente, que mora em Bento Gonçalves; o Maurício, que está aqui presente também, foi suplente de vereador pelo PDT, se na Legislatura passada eu pude estar aqui é porque teus votos me ajudaram a estar aqui, Maurício; e também o Leonel, que recebeu o nome em homenagem ao Leonel Brizola, que também não está aqui conosco. Eu peço uma Declaração de Voto para continuar meu raciocínio, para não... Porque já esse foi.
PRESIDENTE MARISOL SANTOS (PSDB): Em votação.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Para Declarar o Voto.
PRESIDENTE MARISOL SANTOS (PSDB): Em Declaração de Voto o vereador Rafael Bueno.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): O Virgíli gostava muito de futebol, de tomar uma cervejinha e também de leitura. Uma das imagens que eu tenho do Virgili é que quando ele chegava aqui na sessão, de táxi, ele pegava ali o táxi no Edifício Estrela e desembarcava com aquela maletinha dele, ele vinha descendo ali plenário. Parece que estou vendo aqui o Virgili descendo aqui e sentava, botava o fonezinho dele de ouvido, ele amassava todo O Sul na época, que ele gostava de ler as colunas do O Sul, sentava aqui e lia. Volta e meia, ele falava, e quando ele falava o plenário parava para ouvir o Virgíli, porque quando ele falava a gente sabia que vinha bomba, e subliminarmente ele dava nos dedos de meia dúzia de pessoas.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Para Declarar o Voto.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Para Declarar o Voto.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Então, o Virgíli foi uma pessoa muito importante para a história de Caxias do Sul, para a saúde de Caxias do Sul. Infelizmente, na época da pandemia, ele veio a óbito aos 73 anos, em 28 de dezembro de 2020. Então foi mais uma pessoa vitimada também pela Covid, foi fazer um procedimento cardíaco e depois, quando estava na sala de recuperação, teve que voltar para a internação em virtude da pandemia. Então, essa é uma marca que eu deixo na história de Caxias do Sul. Quero saudar também o Antônio Velho, nosso filiado no PDT, o Fubica que foi assessor do Virgíli Costa, nosso amigo Clenau. Quero saudar o Rodrigo Morales, representando o deputado Marenco aqui presente. Quero saudar o José de Abreu, representando o Sindicato dos Metalúrgicos e também a executiva do PDT, o Ricardo Paim. Quero, a família já esteve presente aqui, mas dizer que o PDT fez uma homenagem ao Virgili Costa. O PDT tem vários movimentos organizados, e nós criamos o Núcleo de Base Dr. Virgili Costa liderado pelo nosso parceiro, nosso companheiro Douglas, uma jovem liderança que hoje preside o núcleo, coordena o Núcleo de Base Dr. Virgili Costa que trata sobre os problemas sociais da nossa cidade e a área da intelectualidade. Então uma homenagem dupla que o PDT presta para o Virgili Costa através do núcleo de base e hoje eternizando, na memória de Caxias do Sul, o legado do meu amigo Virgili Costa que por quantas vezes a gente trocava conhecimento e também no consultório dele, tudo que ele fez pela nossa cidade Caixas do Sul. Obrigado, família, por aceitarem. Quero saudar também aqui o Luciano, apoiador do Virgili que está aqui presente. Obrigado por aceitarem essa homenagem ao nosso amigo Virgili Costa. Obrigado.