VEREADOR MAURÍCIO MARCON (PODEMOS): Senhora presidente, bom dia. Bom dia, colegas. Esse tema é um tema que eu acho que vai ser tratado ao longo das próximas décadas nesta Casa e eu acho que vale a pena a gente continuar refletindo. Eu recebi agora aqui no meu Instagram da Carolina Pelizzer, ela me mandou assim uma mensagem: “Bom dia. Tudo bem? Maurício, fofoca matinal kkkkk. Eu trabalho no Villagio e vindo nesta manhã chuvosa para cá um buraco maior que o outro, mato que ultrapassa a visão colocando nossa vida em risco”. Bom, eu acho, vereador Bressan, como o senhor muito bem falou, nós não somos contra o pedágio; até porque a gente já está convencido de que o Estado não é capaz de cuidar das estradas. Isso é uma máxima que eu acho a gente vem batendo, eu acho que já é um consenso, quando a gente pega, pode passar em qualquer estrada depois dessas chuvas, a gente vê que o asfalto que é colocado lá não dá nem para chamar de asfalto muitas vezes, porque na primeira chuva ele se abre. Vou votar favorável à Moção. Só queria fazer uma correção, se me permite, vereador Bressan, o título da moção é: Contra o resultado do leilão, não é. O resultado, ele sempre é um efeito de como foi montado o leilão. A gente tem vários erros que foram se acumulando, e um dos erros que a gente tem que puxar um pouco para cá para os prefeitos da região que, na necessidade de aumentar o número de entradas, duplicações, enfim, foi aumentado, vereador Cadore, as obras lá na proposta inicial. E, ao contrário do que muitos pensam, não existe almoço grátis. Esse aumento das obras, do pacote de obras lá da proposta inicial encareceu e muito a passagem, o valor do pedágio. Então o erro, além de ter sido mudado, toda aquela ladainha da questão da outorga, da questão da necessidade de depósitos, da questão do momento que foi feito o leilão, a gente pode pegar, por exemplo, existem momentos favoráveis e momentos que não são favoráveis. Quem acompanha o mercado financeiro sabe que, em anos como este, não se abre capital na bolsa basicamente, as empresas não abrem, porque não é o momento adequado de ser feito. Isso valeria também para a questão do pedágio, o governo quis manter o edital, foi eleito, temos que respeitar, mas cabe a nós fazermos críticas sempre construtivas. Neste momento, se o Estado não homologar, no meu ponto de vista, este contrato, ele vai estar descumprindo um contrato. E, quando se descumpre contratos, talvez tu ganhes agora, mas tu vais perder pelos próximos dez anos a questão de confiabilidade. Então, eu acho que o Búrigo, o deputado Búrigo tem apresentado alguma proposta que eu achei até interessante, vereador Bressan, que é no sentido de o Estado, essas obras que foram pedidas a mais, o Estado entrar com parte, para que os valores dos pedágios sejam diminuídos. Afinal, a gente teve um superávit e existe dinheiro em caixa para fazer essas obras. Então eu acho que a gente tem que encontrar, sim, alternativas. O valor ficou completamente fora do que era a 287, que foi a nossa ideia inicial, quando nós propusemos aquela moção. Eu acho que não teria aversão nenhuma da população se o pedágio fosse três, quatro reais devido às condições que as estradas se encontram. Então o que aconteceu foi uma série de erros de todos os lados, porque virou uma festa: Ah, vamos colocar mais um acesso aqui. Ah, vamos duplicar mais aqui. Vamos triplicar ali. Vamos fazer... Isso encarece, não adianta. E, quando a gente fala também muitas vezes de Caxias/Porto Alegre tem que se lembrar que, hoje, nós temos uma pista somente duplicada de Caxias até Farroupilha com condições deploráveis de trafegabilidade. Quando a gente pega Farroupilha lá para São Vendelino é pista simples, então é uma coisa que a gente não precisa... (Manifestação sem uso de microfone.) É, e lá embaixo é bom, mas essa parte de Caxias até ali São Vendelino, ela vai precisar ser duplicada, vai ser tirada aquela curva da morte ao que se sabe, vereador Carode, então, a gente sabe que aquela obra não é barata e, por óbvio, não dá para comparar o valor do pedágio, hoje, sem a triplicação da estrada e sem a duplicação de Farroupilha a São Vendelino com o valor de hoje. É óbvio que vai aumentar, porque a estrada vai oferecer mais condições. Então eu acho que a proposta do Búrigo é muito boa. Tomara que o Estado compre parte dela, eu acho que também nós deveríamos pulverizar mais as praças de pedágio, por quê? Porque quem vai de Caxias a Bento não vai pagar nem um real. Agora, o infeliz que sair de Farroupilha e for para Porto Alegre, este está ralado. Então não é justo que o cara que sai de Farroupilha para Porto Alegre tenha que pagar para o cara que vai de Caxias para Bento todos os dias e que vai usufruir da estrada também. Então são alternativas que a gente pode analisar para que esse custo seja diluído e que a gente tenha, pelo menos, a certeza, num futuro próximo, de sair de casa e ter a certeza de que vai voltar em segurança. Muito obrigado, senhora presidente.