VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Bom dia, senhor presidente, senhoras e senhores vereadores. Hoje, a gente vai conversar aqui sobre um problema seriíssimo que tem há muitos anos já vem se estendendo essa situação há muitos anos. Vocês vão se identificar, vocês vão identificar no vídeo onde é, porque é na frente da empresa Visate, na Rua Júlio Calegari, lá no Bairro Esplanada, em direção ao Nossa Senhora das Graças, a Estrada do Imigrante, e os moradores daquela região a gente visita ali a todo momento e, infelizmente, nós viemos cobrando desde o primeiro dia de mandato. Ainda na Legislatura passada, quando assumir aqui para algumas vezes nós fizemos a cobrança. E constantemente é chover uma chuva um pouco mais forte e aí acontece esse tipo de situação. Larga o vídeo aí e depois a gente vai... Por favor, se a TV Câmara puder mostrar o vídeo. (Exibição de vídeo.) Vocês imaginem que ali é uma van que está fazendo a filmagem. Olha onde está passando, a altura da água. Obrigado. Exatamente. Então toda aquela água que desce do Bairro Esplanada, principalmente da Av. Bom Pastor, que a gente sabe que é uma descida ali um pouco forte e tudo mais, ela vai chegar num lugar mais plano. E aí essa imagem parece até São Paulo, não é? Porque a gente tem o costume de assistir São Paulo e ver a situação. E aí posterior toda essa situação que as pessoas ali convivem que nós precisamos, precisamos de alguma forma, não sei se é um piscinão, não sei se é o problema dos canos que acaba estrangulando, porque é muita água e o cano não dá conta, mas, no dia que chove um pouquinho mais forte, não tem... Vai alagar na frente da Visate, vai alagar na frente da empresa Visate e ali tem muito comércio, a água entra dentro dos comércios, vira um “tendel”, como se diz, e não tem condições mais de nós conseguirmos, porque o que acontece, vereador Uez? Com certeza, a gente tem um inverno que é chuvoso, aí tu chega no verão e tem aquelas fortes chuvas, que dá no verão, que são pancadas fortes e de imediato alaga ali de novo. Então é constante, não é assim uma vez por ano, são diversas vezes que acontece. E aí, posterior a essas chuvas, está terminando com o asfalto. Eu tenho algumas fotos ali que vocês vão ver, se vocês passarem por lá, é um buraco em cima do outro. Olha quantos buracos em algumas fotos. Assim, já não tem mais condições de tapar o buraco ali, tem que fazer, por exemplo, remendo, porque a água arrebenta o asfalto e aí o que não vira em buraco, ela vai cavoucando e vai tirando todo o asfalto. Que nem essa foto, por exemplo, não tem mais como fazer tapa buraco ali, porque são, acho que, 10, 15, 20 buracos, mais ou menos, na mesma região, de dois metros, mais ou menos, por dois.
VEREADOR CLOVIS XUXA (PTB): Um aparte, vereador.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): E aí já acabou. Ali é perto do Genésio Materiais de Construção, quem conhece a região ali, e aí... Perto do Berzan lá também, vereador Uez, que o senhor conhece, acabou com tudo. Então o tapa-buraco, ele resolve quando é um buraco a cada 100, 200, 300, 400 metros, mas ele está tão concentrado que agora, infelizmente, a gente já fez os pedidos que têm que fazer um recapeamento e não tem mais como fazer. Só um tapa-buraco. Acho que foi na semana passada, passou por lá o pessoal da Codeca para fazer um tapa-buraco ali, meio emergencial. Saltou tudo de novo fora, não tem mais condições, porque eles só colocam ali para fazer um emergencial, e a gente não reclama do emergencial, porque acaba... Se deixar como está, passa lá, estoura um pneu. Então, é melhor que faça uma operação de tapa-buraco paliativo, mas, para resolver, nessa situação aí depois de toda essa água aí que passou por cima do asfalto, somente com o recapeamento. Seu aparte, vereador Xuxa.
VEREADOR CLOVIS XUXA (PTB): Obrigado, vereador Bressan. Eu estive conversando, dias atrás, com o secretário Soletti sobre esse escoamento da água e ele me explicou que a tubulação que sai ali da Visate em direção aos bairros, ela não comporta a quantidade de água que vem daquela captação ali, daquela... Da Esplanada, por ali. Mas eu acho que uma solução seria uma bacia de contenção da água, fazer uma bacia por ali, estudar uma maneira, já que se fosse remover essa rede ou ampliar essa rede talvez seria mais difícil ampliar. Então eu acho que a solução dessa água que para sempre em frente a Visate acaba alagando muitos comércios. Eu tenho um amigo meu que tem um comércio ali e está sempre alagando o comércio dele. Eu creio que teria que ser feito então uma bacia de contenção para não ter que remover ou ampliar a tubulação que escoa essa água. Obrigado, vereador Bressan.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Obrigado, vereador. Vereador Rafael.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Vereador Bressan, eu lembro até final do meu primeiro mandato, como era bom quando dava uma chuva, não é? A gente dormia, tudo tranquilo. E a gente só via São Paulo e outras cidades alagando e agora Caxias do Sul, qualquer chuvinha que dá de cinco minutos um pouco mais forte, o telefone não para de tocar e sempre os mesmos pontos na nossa cidade. Eu vejo, vereador, Caxias foi mal planejada. Apesar de nós termos excelentes servidores na Secretaria de Obras, aqui em nome do Ivanor, que é o diretor, do secretário Soletti, que estão sempre à disposição para atender, o Catusso, que é diretor da Secretaria, não dá conta, porque tem que desmanchar toda a Visate, porque os canos estão todos estrangulados, entupidos de lixo, de lixo de pessoas que jogam lixo, e vem lá de cima do antigo Castilhos e também de pedras, árvores, galhos de árvores, e que vai se acumulando. Então, vereador, nós estamos com a canalização pequena pelo tamanho da estrutura de Caxias, são prédios, prédios e prédios, imagina num dia de chuva as pessoas chegando em casa tomando banho, puxando a descarga, não é? E, ainda, mais o escoamento da água que vem das suas residências. Então nós temos que, urgentemente, pensar em alternativas. Não somente as novas construções terem reservatórios de água, mas a gente daqui a pouco pensar em uma nova legislação de as residências começarem a ter também reservatório de contenção de água, porque, do jeito que está hoje, vereador, está insustentável Caxias do Sul. E aí não adianta fazer... Gastar mais dinheiro fazendo um asfalto ali, porque amanhã ou depois vai ter que fazer de novo, vai ter que fazer de novo, e a gente não tem mais o que fazer. Nós estamos estrangulados com o sistema de canalização e eles conhecem tudo, o Ivanor e a Eliana por dentro desses canos. Eles conhecem toda a cidade, eles conhecem, mas não adianta fazer. E são milhões e milhões e milhões, e não adianta tu refazer, porque daí tu vai ter que botar abaixo prédios e casas. Eu sei que o senhor já foi em algumas casas, que as pessoas me chamam também ali no entorno. O muro da Visate caiu sobre uma casa um tempo atrás, tiveram que indenizar, mas não adianta. Então, infelizmente, daqui a pouco a gente tem que rever algumas possibilidades de obrigar algumas grandes moradias aqui de Caxias e prédios a fazerem contenção das suas águas e também o município investir em bacia de contenção. Obrigado, vereador.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): É verdade, vereador Rafael. Essa sua explanação eu também ouvi do prefeito, que é um conhecedor, porque foi secretário de obras e, principalmente, quem trabalha nas obras conhece praticamente tudo que tem debaixo da terra que as pessoas acham que é pouca coisa, quando abre uma galeria passa, às vezes... Passa às vezes, não; em muitas galerias, passa um trator dentro ou um carro dentro de tão grande que é, e é o que precisa. Mas acho que a gente tem que pensar sim. Acho que é bom levantar esses assuntos aqui para a gente entender, talvez, o que precisaria. Grandes obras, talvez acima de mil metros, 1.500 metros, enfim. Ter uma metragem, um estudo de uma metragem da obra, que, se for acima de tantos metros ela tenha um reservatório de contenção, porque é difícil ali, não é, vereador Uez? O senhor que também conhece a região, aonde vai fazer uma indenização, porque teria que fazer tipo um piscinão para segurar essa água e ela ir escoando aos poucos, não é? Só que está tomado de residências, tomado de prédios, casas, aquela região, que não se tem hoje; teria que indenizar, talvez, um grande número de pessoas, custaria uma fortuna uma obra dessas, para tentar fazer, resolver, não é nenhum paliativo, mas tentar, sim, resolver esse problema. Mas acho que os vereadores aqui... Claro, é um debate, é uma discussão que a gente tem que ter para o futuro da nossa cidade, que talvez numa obra acima de tantos metros quadrados, a gente possa colocar uma lei municipal, enfim, que fizesse uma contenção dessa água, para essa água ir desaguando aos poucos, saindo aos poucos, para não dar esse problema. E ali onde vocês veem na foto ali... É que é difícil, às vezes, mostrar em foto a gente foi pessoalmente lá, tem muito do cascalho aquele, daquele tapa-buraco, ele já tá todo na lateral. Ele já está... (Esgotado o tempo regimental.) Me concederia uma Declaração de Líder, senhor vereador?
VEREADOR VELOCINO UEZ (PTB): Uma Declaração de Líder ao PTB. Se possível, um aparte também, vereador Bressan.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Já de imediato, vereador.
PRESIDENTE ZÉ DAMBRÓS (PSB): Segue em Declaração de Líder.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PL): Um aparte, vereador.
VEREADOR VELOCINO UEZ (PTB): Vereador Bressan, eu já estive ali na outra Legislatura ainda e o prefeito hoje conhece muito bem ali. E eu vejo ali, o senhor sabe muito bem, que ao lado, à esquerda, indo para lá, que tem um pedaço a céu aberto ali, que quando afunila embaixo daquele pavilhão ou empresa, que não me recordo, ali é o problema, eu vejo. O cano não está preparado para receber toda essa água. Hoje as águas, elas chegam muito rapidamente, e eu acho que, se tivesse uma oportunidade, talvez, de um piscinão por ali até ajudaria até Galópolis, porque essa água vai para Galópolis.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Vai para Galópolis.
VEREADOR VELOCINO UEZ (PTB): Então acho que até ajudaria nisso, porque como hoje a Secretária de Obras aumentar aquela canalização embaixo daquele local lá, que o senhor conhece muito bem, que afunila ali á esquerda, ali antes, depois da Visate, se não me engano.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): É a empresa de Newfer.
VEREADOR VELOCINO UEZ (PTB): É, ali embaixo, o senhor sabe muito bem que ali afunila e precisaria o dobro. E quanto a questão do asfalto, fica muitos dias úmidos, por causa que é plano, para a água ali, asfalto com umidade não dá certo e acaba nisso aí. Então, vai consequente esse gasto para o município enquanto não tiver, enfim, um paliativo, talvez, ou aumentar muito esse vazamento embaixo, se é possível, naquela empresa, ou só um piscinão, ajudaria a resolver esse problema. Senão, ele vai virar contínuo ali na nossa cidade. Já fui muitas vezes ali, mas é muito importante nós debatermos aqui dentro este assunto para que a comunidade veja que nós estamos atentos, sim.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Isso aí. Vereador Diel.
VEREADOR LUCAS DIEL (PDT): Obrigado, vereador Bressan. Excelente tema trazido aqui para a gente debater. Realmente, Caxias cresceu. Caxias não é mais a mesma. Nós temos um volume muito grande aí desse escoamento de água, muitos prédios, estrangulamentos em várias regiões. E essa aí é uma que é do conhecimento de todos. Dizer também que a chuva castigou a gente nesses dias, não é? Choveu em um dia mais do que em dois meses de água, não é? Que deveria ser. Foi um volume muito grande. Na realidade, a gente diz um dia, mas foi questão de horas, não é? Choveu o que deveria ser em dois meses. Então a solução mais, vamos dizer, evidente aí seria os piscinões realmente. A exemplo do que foi feito lá no Pôr-Do-Sol, a exemplo do São José também que resolveu o problema. Também eram problemas crônicos na cidade e que foram resolvidos. Então, é importante a gente ver. Claro que é do conhecimento da Secretaria de Obras, do governo, essas questões aí, mas é importante dizer: não é o caso de se refazer asfalto ali, porque, se fizer o asfalto, logo em seguida vai ter que se refazer de novo. Então é importante a gente debater esse assunto. Muito bem, muito bem lembrado. Mas eu queria aqui aproveitar também, nós estamos aqui com o nosso ex-presidente da UAB aqui. Queria saudá-lo e parabenizá-lo, que hoje está aniversário. Parabéns, Darci de Jesus, aqui que está nos acompanhando aqui. Muito, muito obrigado.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Obrigado. Parabéns pelo aniversário. Seu Darci de Jesus, que foi nosso presidente da UAB. Parabéns. É, o que a gente não pode deixar de vir aqui cobrar, falar, porque o problema tem que ser trazido. Aqui é o local que a gente tem que entender o que a gente precisa. Precisamos lá resolver urgente. É um piscinão, é a ampliação da galeria, é a troca dos canos? Não sei, mas alguma coisa tem que ser feita. Não dá mais para, ano após ano, a gente trazer o problema e nada acontecer. Seu aparte, vereador Sandro Fantinel.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PL): Obrigado, vereador Bressan. A gente, a gente se comove muito com essa situação, a gente sabe que existe esse problema e a gente sabe o porquê que existe esse problema. Eu estive visitando nessa semana passada uma localidade ali, uma comunidade aqui próxima, e qual é que é o problema? Está bem pior do que isso aí, bem pior. Mas é invasão. E reclamam que a prefeitura tem que ir lá e arrumar a rua, e tem que tampar os buracos, e tem que fazer um asfalto, e tem que calçar. Mas é tudo invadido, não tem recuo nenhum, não tem... Ninguém fez cisterna para captação de água, larga tudo na rua. Então é um trabalho infindável, não se termina nunca. Não tem como terminar. Eu falei na questão do Dambrós antes, que o problema em Caxias do Sul é falta de fiscalização por parte da prefeitura. Eu não estou aqui dizendo que é culpa do prefeito, do vice, de quem for. Não! Eu estou dizendo que está faltando fiscalização, porque está todo mundo construindo e fazendo do jeito que acha que tem que fazer. Aí chegam lá quando o negócio está pronto, aí multam. Beleza, multou. Multou, mas a obra está lá.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Já está pronta, não é?
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PL): Aquela obra vai causar problema lá na frente, para as ruas, para todo mundo. Outra coisa, eu acho que como o senhor mesmo falou, mexer naquilo que está feito não tem como. Por que não fazer uma canalização maior no meio da rua? Abre aquela rua ali e faz uma canalização maior, não é? Faz uma canalização maior, porque o piscinão, Velocino, ajuda até um certo ponto. E se em vez de dar duas horas de chuva, der um dia inteiro daquela chuva, o piscinão vai por cima. E aí vai aonde a água? Então nós temos que pensar. Eu acho que ali a única forma seria fazer um novo... Uma nova adutora embaixo da rua para resolver esse problema. Obrigado, vereador.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Obrigado, vereador Fantinel. Pois é. O que a gente não pode deixar é de cobrar, não é? Então a população lá... Entendo o senhor pela situação que muitos, infelizmente, loteamentos são mal planejados, não é, acabam acontecendo a moda... Todo mundo vai fazendo o que quer, e depois, infelizmente, causa os problemas. Lá não é o caso, não é, porque, é claro, todo mundo lá está regularizado, está em dia, tem os afastamentos, tem tudo e, infelizmente, como é uma baixada, o problema é toda hora que chove dá problema lá, mas a gente queria dizer também que é claro, esse é um problema que tem que ser resolvido, tem que ser estudado e temos que começar urgente, ainda se puder esse ano, algum... Ou é um piscinão, ou é um alagamento, ou é uma nova galeria, enfim. Tem que ser discutido ainda este ano para começar, para nós não esperarmos as chuvas de verão, se for o caso, e dar mais transtorno para aquela comunidade.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (REPUBLICANOS): Um aparte.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Claro que muitas coisas estão sendo feitas lá na região do Bairro Esplanada, que foi abandonada por muitos anos pelos prefeitos. Mas nós estamos tendo uma atenção no que dá para fazer. Ainda faltam algumas coisas pontuais, que são os alagamentos que eu coloquei; a ampliação da escola, que a gente está batalhando, porque tem falta de vagas na região; ampliação e construção da escola infantil, que a gente está atrás também dessa demanda; uma horta comunitária, que eu venho cobrando há muito tempo aqui. Não é, vereador Dambrós? E precisam de uma horta comunitária. Eu invejo a Zona Norte pelo lado bom, não pelo lado ruim. Quero uma horta comunitária lá na minha região. Tem muitas áreas verdes ainda lá, que estão se transformando em lixão, porque a gente não tem ação de poder nas áreas verdes de Caxias, principalmente naquela região, vereador Fiuza. Nós poderíamos colocar quadra de esportes, porque tem lugar. A gente já foi fazer os estudos, já viu. Dá para botar uma quadra de vôlei de areia, vamos dizer; um futebol de areia, que é barato, que não custa caro, não precisa fazer piso e tal. Mas tudo tem que ter um pouco mais de boa vontade do poder público de poder nos ajudar. A gente, como vereador, vai lá, olha, mas não tem a caneta na mão para poder fazer. Então nós estamos trazendo as demandas. Seu aparte, vereador Fiuza.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (REPUBLICANOS): Obrigado, vereador Bressan. Parabenizar o senhor pela atenção de sempre que tem buscado dar ali à sua região do Esplanada. E dizer que é necessário haver um grande planejamento, tanto da Secretaria de Obras como também do Samae, em conjunto, para que situações como essa possam de uma certa forma... A gente sabe que vai ser a médio e longo prazo. Adequações e também visibilizar também construções com obras macros para poder sanar, então, essa contenção dessas águas, que acontece quando há essas chuvas torrenciais. Principalmente no que diz respeito ali próximo também à rodoviária. Que nós, há poucos dias aí também, tivemos a notícia de quanto alagou aquela região ali, de quanto também necessita de uma atenção ali também na rodoviária. Parabéns. Muito obrigado.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Obrigado, vereador Fiuza. Só vou frisar essas duas situações. A do alagamento, claro, a gente trouxe. E, se tudo der certo aí, temos que discutir o quanto antes. Mas vou deixar duas questões pontuais da região. Não adianta ter área verde se a área verde vai servir para lixão. Não resolve. Ou se tem a área verde para a gente poder ocupar ela, com respeito principalmente às árvores, à vegetação que está lá, ou não vai adiantar fazer. Deixar a área verde para o que está acontecendo hoje, para juntar lixo. Então nós temos dois pontos lá. A entrada do Bom Pastor II, entre São Caetano e Bom Pastor II, que dá para fazer uma horta comunitária. Ficaria acho que excelente essa situação lá. E a outra é entre o Bom Pastor II e o Vila Lola, que tem uma área verde em que a gente já recolheu o lixo. Novamente se tomou de lixo. E lá daria para fazer quadra de esportes, para nós podermos iluminar e as pessoas ocuparem. (Esgotado o tempo regimental.) As pessoas ocupando, tenho certeza, que vai evitar de quem tem má educação ir lá levar o lixo, que deveria ser recolhido pela Codeca, e eles atiram naquele local. Então ficam aqui registrados os nossos pedidos lá. Obrigado, vereador Dambrós.