VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Bom dia, senhor presidente. Bom dia, senhores vereadores. Bom dia, senhoras vereadoras. Eu, hoje, venho a esta tribuna, porque sou um vereador que, quando tem que criticar, venho a esta tribuna e critico até ser resolvido ou vou encher o saco o tempo todo até conseguir pelo menos uma resposta. E, quando acontece, também tenho a coragem e aqui a determinação de vir também a esta tribuna para falar o que está acontecendo. Mas eu não vou parabenizar, senhor presidente, porque, infelizmente, tiveram que acontecer duas mortes, duas mortes entre Ipê e Vacaria, para o governador se mexer e começar a tapar essas vergonhas dessas crateras aí que estavam tirando, ceifando vidas pelas estradas. Mas, como está fazendo o trabalho, é capa de jornal, tem que elogiar. Não vou parabenizar, mas vou elogiar. Começou o que devia já ter começado há muito tempo. E quando a bancada do PSDB foi a Porto Alegre... e repito o que falei na última sessão: vocês fizeram um grande trabalho indo até lá, vereador Cadore, um grande trabalho. Como também os vereadores aqui que foram para as estradas tapar buraco fizeram um grande trabalho. Como o vereador Dambrós, o vereador Xuxa, o vereador Renato que foram lá nos bombeiros da zona norte e naquele pavilhão abandonado há anos, ah, o Seu Camillis também estava junto – desculpa às vezes não citar todos os vereadores, a gente esquece – Wagner Petrini também fizeram um grande trabalho. Vereador, quando se mexe, quando vai para a rua, quando sai das suas cadeiras, quando levanta e vai fazer tem que aplaudir e não criticar. Então nós também estávamos bem organizados, viu, vereador Marcon, nós estávamos muito bem organizados, tinha cone lá, tinha polícia, tinham 99,9% da população nos elogiando, que passavam. Aquele zero, um lá nós não vamos nem dar bola, porque são uns recalcados, eles não sabem o que fazer, eles não podem sair da sua zona de conforto, aí ficam dando pau na internet.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PATRIOTA): Peço um aparte, vereador?
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Isso aí é mandar vereador ir rachar lenha, se precisar derrubar mato, nós vamos também. Mas dizer que a RS-453 também, vereador Marcon, infelizmente, está completamente lotada de buraco. E a gente aqui está ouvindo nessa sessão vários vereadores puxarem a questão do turismo, que é muito importante. Olha, parabenizo o vereador Felipe que puxa sempre, é um vereador pujante na questão do turismo, mas eu fui a Bento há 15 dias, vereador Fantinel, no Caminhos de Pedra, e não vi nenhum aeroporto lá, porque para chegar lá só de avião, porque as estradas não tem condições. E o que faz o turismo chegar até lá? As estradas, isso é o principal. Então, quando eu me refiro que eu não posso esperar, eu digo sempre saúde e estrada não pode aguardar 15, 20, 30, porque vai acontecer uma morte. Essa é a questão. Não se espera para levar o remédio depois que o cara faleceu. Então é nesse sentido. Então, quando a gente, todo mundo junto pega firme e vai cobrar, as coisas acontecem. Então elogio o que está acontecendo agora na RS-122. Eu sempre disse que os vereadores que aqui foram há 15, 20 dias, infelizmente, não foram atendidos de imediato, porque isso aí é imediato, isso não tem esperar, não foram atendidos, mas agora estão lá as máquinas fazendo, mas temos muito mais. Então eu espero que recupere as demais estradas que a gente precisa e muito dessa recuperação. Gostaria também de falar... Ah, primeiro, vou ceder o aparte, vereador Fantinel, depois é outro tema.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PATRIOTA): Obrigado, vereador Bressan, pelo aparte. Eu queria dizer que, infelizmente, a gente vê nas redes sociais muitas pessoas dizerem: “Ah, aquele lá é o grupo dos tapa-buracos.” E eu digo que fui tapa-buraco com muito orgulho. E já queria levantar a questão aqui que vários dos buracos da Rota do Sol estão abertos e logo, logo, agora nós vamos ter um feriadão, só escutem o estouro. Onde o pessoal do Estado foi fazer o conserto na última vez, eles fizeram bem feito, ficou bom. A chuva não levou embora. Está tudo lá bem feitinho. Então por que não fazem o resto dos buracos também? Não precisa ir lá recapear como estão fazendo na RS 122, que a gente sabe que é um trabalho mais complicado, que a gente tem que ter paciência também, esperar.
VEREADOR CLOVIS XUXA (PTB): Um aparte.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PATRIOTA): Pelo menos tapar os buracos, para que não aconteçam acidentes agora durante o feriadão. Isso seria importante. Obrigado, vereador.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): É, a gente quer evitar isso – não é, vereador Fantinel. O buraco pode tirar uma vida. Só isso! Às vezes uma pá lá do material já nos resolveria. Seu aparte, que depois tenho outro tema, vereador.
VEREADOR MAURÍCIO MARCON (SEM PARTIDO): Sim, rapidinho, vereador Bressan. Duas questões, primeiramente que quando os vereadores do PSDB foram a Porto Alegre, e aqui eu também parabenizo, o importante é que seja resolvido o problema, não importa quem resolva. Isso é de menos. Mas também foi prometida a roçada. Estava lá que a roçada ia ser feita, então está um matagal total na 122. Então também vamos cobrar isso, que seja feito. Podem não acreditar, mas nessas entradas que se tem o tamanho do mato, muitas vezes colocam as pessoas em risco. Muitas vezes, a gente não enxerga um motoqueiro vindo. Então também foi prometido isso, então que seja feito. Também falar da nossa indicação – não é, vereador Bressan? As pessoas cobravam que fossem fechados os buracos em Caxias, então a gente fez uma indicação para um aplicativo em que a pessoa vai só colocar lá e dizer: “Está aqui o buraco”. Eu acho que o prefeito vai apoiar essa ideia. A gente pode até ir atrás da iniciativa privada para que não tenha custo nenhum para o município. A gente divulga a empresa que fizer e aí a pessoa tem um buraco na rua e ela vai lá e só coloca. Então já para parabenizar você também por essa indicação que a gente fez de forma conjunta. Obrigado, vereador Bressan.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Bem lembrando, vereador Marcon. E a gente sabe que isso vai ajudar muito...
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Um aparte, vereador?
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Então vou lhe passar agora, porque depois é outro tema.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Outro assunto, só antes de falar dessa questão das estradas, eu sou a maior defensora, disse isso sempre, não é de um e não é de outro, é sempre de todos nós. Enquanto nós todos estivermos juntos, melhor. Quando nós estivemos lá no governador, e eu acho isso também muito correto, o vereador Marcon critica muito aquele dia do encontro dele com o Daer em que ele teria, eu não estava nesse encontro, mas ele ouviu que seria no dia seguinte e não foi. Então eu acho que é importante também que a gente tenha essa consciência. Nós todos aqui sabemos que as coisas não acontecem nem sempre do jeito que a gente gostaria. Então eu também valorizo muito essa informação de que o governador nos dê um prazo. Ele não disse “amanhã vai estar”, porque ele sabia que amanhã não poderia estar. E quando a gente... Isso eu gosto muito também, isso é comprometimento e seriedade. E quando o senhor fala da estrada realmente muito complicada para Bento, eu quero dizer de outro lugar, por exemplo, que a gente gosta muito de ir no fim de semana, que é o Desvio Blauth ali em Farroupilha, que era impossível andar. Hoje a VRS-813, graças a esse projeto do governo do estado está linda e asfaltada. Então a gente tem que agradecer nesse sentido também, não é?
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Com certeza, vereadora Marisol. Eu gosto sempre de dizer que é o conjunto. Eu nunca, acho, na minha vida subi nesta tribuna para falar o “eu”, mas sim o conjunto. O fortalecimento de todos dá certo. Gostaria agora de parabenizar... Olha, eu vou te dizer que há 10 dias atrás mais ou menos eu fui até a Secretaria de Trânsito, eu tive um encontro com o secretário Alfonso Willenbring. Nós vínhamos pedindo, por favor, era um clamor da sociedade, da comunidade, que voltassem às baladas, a Blitz da Balada Segura. Eu sei que a balada ainda não está liberada, mas não importa. O que importa é a blitz. Tem que haver blitz para parar esse, infelizmente, faroeste que estava esses dias aqui na cidade. Esses dias aqui na cidade, há 15 ou 20 dias atrás, é só vocês pegarem, um motorista arrebentou uma parada dentro de um... que foi parar o carro dentro de um posto de combustível, quase explodiu o posto. O outro deu no meio de uma van ali, tombou a van e assim foi indo, sabe, em uma noite horrível que tivemos aqui. Eu pedi para o então secretário Alfonso Willenbring que nós pudéssemos voltar com a Balada Segura, que é um sucesso, que é de extrema importância. E vou falar só da última: 43% dos condutores abordados estavam alcoolizados. Quarenta e três, gente! É impressionante, é muita gente bêbada dirigindo!
VEREADOR ALEXANDRE BORTOLUZ – BORTOLA (PP): Um aparte, vereador.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Nossa, eu fico assim, até surpreendido com esses números. Aí só um pouquinho dos números, depois já cedo o aparte, vereador. Oito veículos recolhidos, o que eu agora eu quero assim até ler aqui porque isso aqui é muito importante: No decorrer da atividade, duas motocicletas e três veículos tentaram fugir ao avistarem a operação. Os veículos e as motocicletas foram identificados através das placas e tal, um deu marcha ré e tudo mais e tal, nem vou ler o resto. Mas foram encontrados: quatro porções de cocaína, duas porções de maconha, um simulacro, que é uma arma de fogo de faz de conta, de brinquedo, e uma faca. O que será que esse cidadão estava tentando fazer com esses objetos dentro do carro? O que quero dizer quando tentaram fugir? É que a questão do que aconteceu no passado, pelo amor de Deus, as pessoas fogem de blitz e isso é o maior perigo. Então vamos se conscientizar principalmente os mais jovens, jamais fugir de uma blitz. Para o carro, desce, vai a pé, abandona, faça o que quiser, mas não fujam de uma blitz porque o que acontece? Ele pode ultrapassar um sinal vermelho e matar uma família que não tem nada a ver com a situação. Então fica aqui o meu agradecimento e parabenizar o secretário Alfonso, os servidores, os amarelinhos, Guarda Municipal, todos os envolvidos na Balada Segura que é sucesso e que ocorra por mais e mais vezes. Olha, por mim pode ter uma 20 blitze por noite que está tranquilo. Desculpa, vereador Bortola, não pude lhe ceder aparte. Obrigado, senhor presidente, senhoras e senhores vereadores.