VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Pois não, vereador Chico. Primeiramente eu gostaria de agradecer a cedência do espaço. Por favor.
VEREADORA CHICO GUERRA (PRB): Bom, é só para fins de informação e contribuir a questão que foi levantada agora anteriormente pelos vereadores. A informação que se tem é que no período de janeiro a março de 2017 em comparação a janeiro a março de 2016 houve uma redução. Eu repito, uma redução de 50% por cento dos acidentes nas conversões à direita. E só em março do mesmo período chega próximo aos 67% de redução nos acidentes. Então é só para fins de informação dos resultados. Obrigado, vereador.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Muito obrigado, vereador Chico Guerra. Quero primeiramente saudar aqui a nossa presidência, através do vereador Felipe Gremelmaier, e também ao nosso nobre vereador Renato Oliveira que fez o convite para que pudéssemos representar a nossa Comissão de Meio Ambiente desta Casa no encontro que tivemos ontem em Montenegro através do comitê do Caí. Então foi de extrema importância o debate sobre a conscientização do uso da preservação da água. E na ocasião ali se apresentaram grupos de remadores que fazem um programa de recolhimento de lixo às margens do rio Caí, tendo eles então nessa última contribuição social, eles retiraram ali mais de 500 quilos de lixo à beira do rio Caí. O mesmo grupo também, nobres vereadores e vereadoras, eles participam também, fazem um projeto educacional na cidade de Montenegro aonde discutem com alunos e a sociedade em geral mostrando mais perto a realidade do rio Caí e iniciativas que podem ser feitas para sua preservação. Na oportunidade então ali os participantes que fizeram parte daquele comitê, discutiram formas de conscientizar as escolas para que seus alunos sejam multiplicadores dos riscos que envolvem o consumo da água e a falta de limpeza também, foi um caso que eles abordaram. A falta de limpeza dos reservatórios, caixas d'água, que muita das vezes é um transmissor de mosquitos e assim por diante, por muitas das vezes não está coberto e eles então colocaram essa ideia. Eu gostaria também de registrar aqui que há uma vigilância ambiental que se chama VIGIAGUA. Então:
[...]
para garantir o acesso à água em quantidade suficiente, a qualidade compatível com o padrão de potabilidade de estabelecimento pela legislação vigente é importante atribuição do Sistema Único de Saúde por meio da vigilância da qualidade da água para o consumo humano que se chama VIGIAGUA de forma a prevenir doenças de vinculação hídrica.
Com este propósito, o VIGIAGUA desenvolve ações para assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, identificando e intervindo em situações de risco à saúde dos consumidores. Seu campo de atuação inclui todas e quaisquer formas de abastecimento de água para consumo humano, coletivas ou individuais, na área urbana ou rural, de gestão pública ou privada, incluindo as instalações intradomiciliares.
(Fonte: http://www.saude.rs.gov.br/lista/520/Vigil%C3%A2ncia_Ambiental_%3E_VIGIAGUA)
Nesse momento, vereador Elói Frizzo, eu estava lá, juntamente com aquele comitê, e me veio à lembrança V. Exa. como uma pessoa importante, que teve oportunidade de fazer parte da autarquia Samae, quanto seria oportuno o senhor estar lá para enriquecer aquele debate. Porque, quando falamos de água, falamos, sim, de saúde, falamos de conscientizar as pessoas da importância que tem a água para o cidadão.
VEREADOR ELÓI FRIZZO (PSB): Permite um aparte, vereador?
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Por favor, por gentileza.
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Permite um aparte posterior, vereador?
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Por favor.
VEREADOR ELÓI FRIZZO (PSB): Eu lhe cumprimento por abordar essa temática, porque ela é uma temática apaixonante, vereador Fiuza. Quando se fala em água é paixão pura. Quem lidou com água passa a ver a natureza de outra forma, passa a ver as pessoas de outra forma. De fato existem muitas ações em nível do nosso Estado, em nível do nosso País, aqui na nossa cidade que trabalham essa questão tão fundamental da preservação dos nossos mananciais. E os comitês de bacia, sem dúvida nenhuma, jogam um papel fundamental. Aliás, a própria organização das cidades, vereador Fiuza, deveria estar regrada pelos comitês de bacia, porque você tem... Por exemplo, Caxias do Sul, hoje, nós estamos no que a gente chama de um divisor de águas. A Rua Os 18 do Forte, tudo que a gente produz de esgoto e que a gente lança na rede... Por exemplo, da esquerda da Os Dezoito do Forte em direção à Avenida São Leopoldo vai tudo para a bacia do Caí. Tudo que a gente produz de esgoto ou lança na rede da Os 18 do Forte para a direita, em direção ao Bairro São José, vai para a bacia do Taquari. Do Antas, depois do Taquari, e tudo isso para o lago Guaíba. Então todo o investimento que a gente faz aqui em cima do morro – nós estamos que estamos aqui em cima –, todo investimento significa dizer que nós estamos melhorando a qualidade da água do pessoal da grande Porto Alegre, que hoje tem, por exemplo, tanto o Taquari, quanto o rio dos Sinos e outros, muitas vezes totalmente poluídos. E por isso a importância da preservação da água. Aqui em Caxias, quando a gente, já de muitos anos, vem investindo no tratamento de esgoto, conseguindo chegar, hoje, com mais 50% de esgoto tratado, com capacidade de tratar quase 80% do que a gente produz de esgoto na nossa cidade, nós estamos não só melhorando a qualidade de vida da nossa cidade, mas melhorando a qualidade de vida lá embaixo, daqueles que estão mais abaixo. Então por isso que não se trata – V. Sa. esteve lá – de um comitê de bacia. Essas entidades, tipo VIGIAGUA e tal, são muito importantes sem dúvida nenhuma. E eu digo assim que a coisa mais bonita que eu vejo são as nossas crianças.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Exatamente.
VEREADOR ELÓI FRIZZO (PSB): A gente tem trabalhado muito com as crianças. As crianças estão atentas, elas estão ali, a torneira aberta, aquelas questões todas do dia a dia, do Dia Mundial da Água, das ações, faz com que as nossas crianças... A gente está criando uma geração que vai saber dar importância para esse líquido tão precioso. Cumprimento-lhe por essa iniciativa de V. Sa. de trazer à Casa essa temática.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Muito obrigado pela sua colaboração e contribuição. E é importantíssimo quando o senhor coloca que, pelo que eu entendi, nós somos visionários no que diz respeito ao tratamento de água.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Permite um aparte, vereador?
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): O seu aparte, vereador.
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Vereador Fiuza, eu quero ser bastante breve, porque depois do histórico do vereador Frizzo não tem muito o que falar. (Risos) Mas eu quero lhe parabenizar, porque quando o senhor me perguntou... Eu solicitei se o senhor pudesse ir representar não só a Comissão, representar a Casa, o senhor foi. O senhor queria saber a pauta. Eu lhe disse a pauta. O senhor desfez sua agenda. Então fico bastante contente. E aqui o senhor, já no dia seguinte, vem prestar esclarecimento à Casa do seu serviço que fez no dia de ontem. Então para nós, não só a nossa Comissão, acredito que o presidente aqui e toda a Mesa Diretora, ficamos bastante contentes com o seu trabalho que fez ontem em nome da Câmara de Caxias. Então parabéns por se disponibilizar. Como o senhor disse, se desfez da sua agenda no dia de ontem. E de forma, como presidente da Comissão lhe agradeço, que o senhor fez esse serviço para o nosso município, Muito obrigado, vereador Fiuza. E parabéns por vosso trabalho aqui na Casa.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Muito obrigado, vereador. Na verdade eu é que agradeço a gentileza e também de nos colocar a responsabilidade para tal, para representá-los. Seu aparte, vereador.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Vereador Fiuza, obrigado pelo aparte.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Arlindo Bandeira.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Obrigado. Agradecer o aparte, vereador, e parabenizar V. Exa. aqui por trazer esse assunto. Eu, particularmente, quando falam em água eu presto muita atenção.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Só vou pedir uma gentileza. Desculpa, vereador. Uma Declaração de Líder da bancada do PRB. Por favor, vereador Chico.
VEREADOR CHICO GUERRA (PRB): Presidente, uma Declaração de Líder da bancada do PRB.
PRESIDENTE FELIPE GREMELMAIER (PMDB): Uma Declaração de Líder à bancada do PRB. Segue o vereador Elisandro Fiuza.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Pois não, vereador Arlindo.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Obrigado, Fiuza, mais uma vez. E parabenizar, então, por trazer esse assunto água. Quando se fala em água eu, particularmente, repetindo aqui, que eu presto muita atenção. Inclusive, como morador do interior, eu vejo assim muitas vertentes de água. Inclusive estamos cobrando, com o secretário do Samae hoje, extensões de água, cobrando poços artesianos. Então a cada dia eu vejo que, mesmo nós estando numa região rica em água, nós temos que estar preocupados a cada dia, estar vigilantes, inclusive, vigilantes pelos atos de, muitas vezes, pessoas jogarem lixo, como já falei aqui, perto das vertentes, em arroios, olhos-d'água, como dizem. Que é um líquido precioso. Que sem a água a gente não fica, vereador Fiuza. Nós podemos ficar sem a luz, mas sem água nós não ficamos. Então vejam, percebam como é importante. É um assunto sempre... É um tema importante trazer aqui a cada um. Cada um que trazer um assunto trazer sua sugestão, como estar preocupados, como fiscalizar. É uma questão importante, sim. Estamos juntos, vigilantes nessa questão. A água é um líquido precioso e temos que falar sempre. Obrigado, vereador.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Muito obrigado, vereador Arlindo Bandeira. Agradeço também pela sua contribuição. E para nós então aqui fecharmos esse primeiro assunto, eu gostaria de registrar aqui que, todos aqui já são conhecedores, que o nosso corpo humano ele necessita de 70% do quesito água. Então aqui eu fiz um pequeno relatório que a gente obteve. O cérebro 75%. O coração 75%. Os pulmões 86% de água. O fígado 86%. Os rins 83%. O sangue 81%. E os músculos 75%. São as normas aí das orientações que a saúde nos coloca.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Um aparte, vereador.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): É importante também relatar que o mínimo que se coloca é que a gente beba dois litros de água por dia. Bom, outro assunto que eu gostaria de comentar junto com os nobres pares é a infelicidade, vereadora Paula, que nós estamos enfrentando no quesito desse drama que os nossos jovens estão enfrentando do alerta deste tal chamado Baleia Azul. Inclusive aqui o jornal aqui da nossa cidade relata. O caso de um adolescente de Farroupilha que fez parte do perverso jogo da Baleia Azul serve de alerta para os pais e comunidade escolar sobre uma possível onda de casos na cidade e região. A mãe do jovem procurou a Polícia Civil na segunda-feira para revelar o envolvimento do filho num desafio virtual que pode levar ao suicídio. A denúncia trouxe à tona outros relatos que chegaram ao conhecimento do Conselho Tutelar. O caso do adolescente fez com que as secretarias municipais da cidade de Farroupilha, Educação e Assistência Social, além do Conselho Tutelar, produzissem uma cartilha com linguagem clara sobre as regras do jogo e as consequências que ele causa à família. A intenção é traçar estratégias e trabalhar o programa junto às escolas do 5º e do 9º ano, segundo a secretária de Saúde, Rosane Inês. E são grupo que falam também sobre automutilação, que também isso não é novo, esse assunto na cidade, mas chega agora em nome de um jogo.
VEREADOR ALCEU THOMÉ (PTB): Seu aparte, vereador.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Com certeza, já lhe concedo.
VEREADOR PAULO PÉRICO (PMDB): Um aparte, vereador Fiuza.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Pois não. Eu estava conversando, em outro momento, com o vereador Meneguzzi e ele, nessa nossa conversa, explorou a respeito da sua preocupação a respeito deste drama que a nossa sociedade tem enfrentado. Seu aparte, vereador.
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Obrigado pelo aparte e parabéns pela sua iniciativa, pela sua fala. Nós precisamos urgentemente fazer uma força tarefa para salvar a nossa juventude. Hoje mesmo nas reportagens de jornais o município de Farroupilha já tem se organizado, escolas, conselho tutelar, órgãos ligados à juventude, porque estão preocupados com a possibilidade. Já que se noticia muito esses jogos e essas tentativas de suicídio é preciso que a gente previna isso. Às vezes, falar demais pode estimular, mas falar demais sobre um assunto pode fazer com que a gente haja, fazer com que haja uma prevenção. Eu alertei isso ontem aqui. Nós precisamos que os órgãos aqui de Caxias do Sul, como Coordenadoria da Juventude, elas tenham total dedicação para este tema da juventude. E que a Prefeitura reforce a necessidade de que tenha o seu coordenador em tempo integral trabalhando na Coordenadoria da Juventude e não apenas meio turno, dividindo essa tarefa com a assessoria de imprensa. Então, parabéns pela sua iniciativa. Quero ser parceiro de V. Exa. e iniciativa nas comissões que a gente participa para que a gente possa discutir cada vez mais e, mais do que ficar discutindo, discutindo, discutindo, que o assunto também não é novo, mas que a gente proponha caminhos, e é urgente que a gente faça esta força tarefa para salvar os nossos jovens de tudo isso que tá sendo jogado em cima deles. Obrigado, vereador.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Muito obrigado pela colaboração, vereador Meneguzzi. Inclusive, eu gostaria de pedir a gentileza ao nosso presidente da Comissão de Direitos Humanos, de repente, juntamente com o presidente da Comissão de Educação aqui da Casa, com o senhor da Comissão de Direitos Humanos e Segurança e também da Saúde, vereador Renato Oliveira, da gente promover, daqui a pouco, uma audiência pública para tratar dessa situação, porque é o momento atual, é um assunto atual onde nós podemos chamar pessoas do Executivo para também colaborar junto conosco para a gente poder ver o que a gente poderia fazer no que diz respeito ao município. Vereador Thomé, seu aparte.
VEREADOR ALCEU THOMÉ (PTB): Obrigado pelo aparte. Eu, assim, tenho a minha esposa que ela trabalha com pessoas deficientes, enfim, ela faz a parte da classe especial. E aqui, em Caxias, já tem uma boa quantidade de pessoas que estão participando desta chamada, entre aspas, baleia azul, onde a criançada de 10, 12 anos estão cortando os pulsos e mostrando sangue, praticamente, a ponto do suicídio. Então são várias pessoas que já foi detectado em mais de uma escola e, infelizmente, isso já está acontecendo aqui na nossa cidade. Por questão ética, não vou citar a escola, mas acho que a Secretaria de Educação já está por dentro do assunto aí.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Muito obrigado pela sua contribuição. Vereador Rafael Bueno, por gentileza.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Vereador Fiuza, só antes, eu gostaria de falar para o vereador líder do governo que na mesma reportagem sobre a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade diz: os acidentes reduziram 50% Sim do primeiro trimestre deste ano em correlação ao mesmo período de 2016, contudo não quantificaram quantos estão relacionados com o corredor do SIM Caxias. Então, o senhor noticiou meia matéria. Isso aqui foi noticiado no Jornal Pioneiro. E a respeito do suicídio, vereador. Eu sou autor de dois projetos de lei sobre o CVV, Centro de Valorização da Vida. Então convidamos o CVV para participar, presidente, na quarta-feira que vem, às 8h30 da manhã, eles vão estar ocupando a tribuna aqui no tempo regimental de cinco minutos, num Acordo de Lideranças, às 8h30 da manhã, falando sobre a questão do suicídio. Muito obrigado.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Muito obrigado, vereador. Meu professor-tutor Périco. (Risos) Essa foi boa, não é? Foi demais, não é? (Risos)
VEREADOR PAULO PÉRICO (PMDB): Vereador Fiuza, muito obrigado por essas palavras, mas eu só queria acrescentar, primeiro, cumprimentá-lo por trazer essa... por ser o primeiro colega nosso aqui a trazer essa situação. Eu gostaria de colocar uma importância muito grande na nossa Comissão de Direitos Humanos, que eu acho que a nossa Comissão Direitos Humanos poderia fazer um trabalho junto com a Secretaria da Educação e com a Secretaria da Saúde, um trabalho em conjunto – Câmara de Vereadores e Poder Executivo – para, justamente, nós fazermos cartilhas para levarmos para as escolas. Porque, se nós chegarmos lá na base, no ensino fundamental, nós podemos ali já conscientizar aquelas crianças do que está acontecendo. Porque nós notamos muitos memes que nós estamos recebendo no WhatsApp: “Carteira de trabalho é o que tem que dar para essa meninada.” “O chinelo das Havaianas azul, tem que dar para essa gurizada.” Quando, na verdade, o que nós precisamos é aquela palavra dos pais: “Conte comigo.” E a família tem que estar junto. Obrigado, vereador Fiuza.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (PRB): Eu que agradeço V. Exa. pela sua contribuição. E também, para concluir, senhor presidente, ontem, no dia de ontem, nós protocolamos, então, pensando que... Eu tinha certeza absoluta que os nobres pares estariam, junto conosco, nessa ideia da Semana Municipal da Prevenção, Conscientização e Combate a Automutilação. Então é de extrema importância... (Esgotado o tempo regimental.) A gente expõe mais a respeito desse projeto que nós protocolamos ontem, e conto com V. Exas. Muito obrigado.