VEREADOR CALEBE GARBIN (PROGRESSISTAS): Peço um aparte, quando oportuno.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Bom dia, presidente; colegas vereadoras; vereadores; pessoal que nos acompanha de casa, pelas redes, pela TV Câmara. De imediato então, vereador Calebe Garbin.
VEREADOR CALEBE GARBIN (PROGRESSISTAS): Colega Petrini, obrigado pelo aparte. Eu só quero aproveitar a oportunidade, já que o senhor tem o Grande Expediente, para explicar uma situação, ontem, que o vereador Capitão Ramon trouxe aqui, à tribuna, e me causou estranheza, inclusive, com relação ao governo municipal e as supostas cobranças de IPTU da comunidade de Galópolis. Eu conversei com o secretário municipal da Receita aqui, o Micael, que todos aqui têm diversos elogios a ele, constantes. Então, eu vou ler na íntegra o que ele me passou aqui: “Com vários estudos em andamento para avaliar o impacto das chuvas nas propriedades particulares, em 2024 o Poder Executivo Municipal encaminhou e a Câmara aprovou o Projeto que deu origem à Lei 9.258, de 16 de dezembro de 2024, que permitiu ao Poder Executivo Municipal conceder isenção do IPTU e taxa de coleta de lixo para todos os imóveis no Bairro de Galópolis e para os imóveis cadastrados na área urbana do Distrito de Vila Cristina. Após conclusão de estudo que identificou os imóveis condenados por conta dos eventos decorrentes da catástrofe climática, o município incluiu o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026, que é o projeto 210/2025, o anexo 11: previsão para isentar todos esses imóveis novamente no próximo ano.” Ou seja, 2025 foi isentado e, para 2026, existe o projeto nesta Casa que está protocolado justamente, para novamente, isentar as pessoas de Galópolis e da área urbana de Vila Cristina. Porque ontem, na fala, o vereador Capitão Ramon se referiu dizendo que o município estava cobrando IPTU dessas pessoas. Então, aqui está a posição oficial do governo, dito pelo secretário da Receita Municipal. Ainda nesse sentido, vereador Petrini, já entregando a sua fala, também foi mencionado sobre uma indenização que supostamente seria uma responsabilidade do município, quando na verdade isso é um encaminhamento que o município dá à Caixa Econômica Federal e junto ao governo federal. De acordo com o que nós temos a informação, são cinco famílias, dentre as quais duas não receberam. Então, deixo aqui registrado que o governo está à disposição para ouvir essas famílias, saber por que os critérios não foram preenchidos para que elas pudessem ser indenizadas e reforçar que não é o governo municipal que indeniza as famílias, isso é uma indenização do governo federal. Então, dito isso, agradeço a oportunidade. Obrigado.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Parabéns, vereador Calebe, pela defesa, por mostrar a verdade e deixar claras as coisas para a nossa comunidade. Falando em governo, vereador Calebe, como base, eu também sou da base do governo, vice-líder, a gente precisa mostrar as coisas boas da cidade também, não geralmente só quando dão as turbulências. Então, eu quero mostrar aqui. Tempo atrás eu trouxe, em relação ao meu bairro, na avenida principal, a Avenida Alexandre Rizzo, no Bairro Desvio Rizzo, a grande obra. Então, aqui eu separei alguns vídeos e algumas imagens que eu tenho no decorrer, que eu venho fazendo as fiscalizações lá. Este valo na oportunidade eu mostrei. O quanto era a dificuldade daquela obra, porque a gente tinha muita reclamação dos comerciantes. Então, eu quero mostrar um pouquinho de como estava. Pode passar o outro vídeo. Eu lembro que, na oportunidade, eu passei um vídeo detonando. Quero passar ele de novo. (Apresentação de vídeo.) Olha a profundidade daquele buraco para fazer o encanamento perto do Canta Galo. Quem é da região conhece a dificuldade que é em questão de detonação e o quanto tiveram que baixar para passar simplesmente uma encenação, como alguns pensam. Ali a detonação, na época, que atrasou demais, porque a gente sabe que tem que pedir autorização para o Exército para fazer a detonação. E Caxias, que nem diz o prefeito Adiló, a cada ciscada sai uma pedra nas obras aqui. Então, sempre acaba atrasando. Aí as detonações, colocando ali os dinamites. A profundidade da obra. Olha, eu acho que ali dava mais de seis metros. Eu comentei, na época, que o pessoal já estava escondido. Começaram descendo devagarinho, depois tiveram que botar escada para poder descer e subir do buraco. Então, imagina o tamanho da obra, né? Uma obra complexa. Esta semana estivemos lá, então. Agora quero mostrar como ficou essa parte aqui, onde deu todo esse transtorno, como está ficando a obra. Olhem, para quem não costuma ir ao Bairro Desvio Rizzo, hoje, aquela parte que eu acabei de mostrar, das detonações, está assim. Uma árvore bonita, primavera, grama plantada, asfalto, uma avenida, uma cara nova para o Desvio Rizzo.
VEREADOR JULIANO VALIM (PSD): Um aparte, vereador Petrini.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Isso é 20% da obra. Ainda a gente vai demorar bastante. Caminhei ao lado do subprefeito do Desvio Rizzo, o Joel. Quem me passou algumas imagens e está junto nesta imagem, também, é o David, coordenador da obra. Eu tenho que tirar o chapéu para o David, coordenador da obra do Desvio Rizzo, porque é aquela história que eu sempre falo, quando a coisa está ruim e encrespa, olha, o povo some, né? Agora, quando está ficando bonito, nós estávamos lá, tinha uns seis, sete batendo foto, fazendo vídeo. E quem levou na cola todo esse tempo foi o David, ouvindo os comerciantes, ouvindo desaforo, porque dois meses trancada a frente de um comércio, a detonação. E está lá até hoje, acompanhando e fiscalizando esse baita trabalho, que é a Codeca, a Codeca vem fazendo. Então, deixa eu passar mais um pouquinho dessa parte. Aqui a gente chama de Alexandre Rizzo, mas essa parte já é Cristiano Ramos de Oliveira, tá? Só para situar o pessoal. Aqui estava o nosso secretário do PSB, secretário Rodrigo Weber, da Gestão Urbana. Também, na semana passada, esteve lá com sua equipe fazendo a plantação de mais de 200 mudas de árvores no decorrer da avenida e, inclusive, algumas frutíferas, cerejeiras. Então, agradecer também ao secretário Weber e parabenizar pelo trabalho que ele vem fazendo no sentido de Gestão Urbana, né? Uma secretaria que, na legislatura passada, tanto se pediu. Aqui, esse vídeo já é mais perto da lotérica, em frente ao posto Squizzato, para quem não conhece. Então, também tivemos um transtorno ali. Fui lá atender os comerciantes. Pela questão do pagamento, tivemos que paralisar a obra uns cinco, seis dias, em relação... Porque, quando tu faz uma obra nesse sentido, que tu tem que cavar e detonar, tu acaba trancando o acesso dos carros, das pessoas. Então, ouvindo os comerciantes, nossos amigos da avenida, a gente segurou, e agora o pessoal está finalizando aquela parte em frente à lotérica do Desvio Rizzo. Volta à outra imagem, fazendo o favor. Esta aqui já é na Cristiano Ramos de Oliveira, quem sai do bairro sentido ao Bairro São Francisco, Rio Branco.
VEREADOR CLÁUDIO LIBARDI (PCdoB): Vou lhe pedir um aparte, por gentileza.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Então, está trancada lá hoje. Está trancada essa parte hoje. Na verdade, já estão liberando, mas mostrando a dificuldade dos encanamentos que passam por ali, que tem que ter um cuidado para abrir o buraco. Mas hoje já está assim na frente de Spigolon, quem vai. Logo vai ser liberada essa parte, então, para quem sai do bairro, já sai de volta para o São Francisco. Porque, hoje, o pessoal tem que sair da sinaleira e passar ao lado da Casa de Carnes. E um toque para quem é daquela região e gosta de fazer campanha no Desvio Rizzo, essa obra vai deixar uma saudade. Eu, que fui lutador lá na Amob, junto com a Gladis Frizzo, em 2010, a gente conseguiu aquela sinaleira bem ali, um pouquinho para cá do Spigolon, da imagem que está, que é um ponto referência no Desvio Rizzo para quem faz campanha naquela sinaleira. E nós não vamos mais ter aquela sinaleira, né? Então, nós vamos ter que achar um ponto tradicional para quem gosta de fazer campanha no Desvio Rizzo. Quem me pediu um aparte? Mas deixa eu passar só para ver se tem mais alguma... Então, vereador Juliano Valim, seu aparte.
VEREADOR JULIANO VALIM (PSD): Nobre vereador Petrini, eu sempre frisei aqui que eu tenho orgulho de trabalhar ao seu lado. Posso dizer que a comunidade do Desvio Rizzo será beneficiada com uma megaobra, eu diria que uma das maiores em nível de Serra Gaúcha, uma revitalização de todo o espaço, altos investimentos, altos valores. E mostrando, também, um grande exemplo, que a Codeca, de fato, faz a diferença no Município de Caxias do Sul. Servidores competentes. Ali tem o Milton, o presidente; o Ângelo, por quem eu tenho grande estima. Sob essa coordenação, essa administração. Ao prefeito Adiló, que de fato abraçou a causa. E quando se faz um trabalho bem feito tem que parabenizá-lo. E claro, as lideranças que se envolveram para que essa obra, aos poucos, esteja se tornando realidade. Estive, há poucos dias, em uma reunião com os moradores ali dessa região, através de outra demanda. Estava passando ali, estive com a minha assessoria observando, é algo extremamente requinte. E parabéns ao nosso vice-líder do governo, o Petrini, que está acompanhando, fiscalizando, também auxiliou e ajudou para que essa obra se tornasse realidade. A ex-vereadora Gladis Frizzo que também se empenhou bastante. Então, sozinho não se consegue nada, juntos se consegue bastante. Então parabéns, vereador Petrini. Continue nessa caminhada brilhante que o senhor está fazendo, que a população está observando quem de fato está fazendo a diferença. Parabéns.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Obrigado, vereador Juliano Valim. No momento oportuno, uma Declaração de Líder, presidente.
PRESIDENTE LUCAS CAREGNATO (PT): Segue o vereador Wagner Petrini, da bancada do PSB, em Declaração de Líder.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PL): Peço um aparte, vereador.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Antes de passar ao outro assunto aqui, que é da Secretaria de Esporte e Lazer, então quero passar aparte para o vereador Claudinho.
VEREADOR CLÁUDIO LIBARDI (PCdoB): Obrigado pela gentileza. O senhor sabe que eu gosto de gente...
VEREADORA SANDRA BONETTO (NOVO): Um aparte, vereador.
VEREADOR CLÁUDIO LIBARDI (PCdoB): Vereador Wagner, que está sempre em uma forma linear. O senhor está. Quando estava ruim a obra, o senhor estava lá também, né? Conversei com o senhor sobre as dificuldades que o senhor teve na eleição, muito especialmente em razão dessa obra, nesse local que o senhor tem destaque na atuação. Mas eu queria aproveitar a fala do senhor em razão da vice-liderança do governo que o senhor exerce, para que nós pudéssemos conversar sobre esse novo modelo de asfaltamento que está sendo realizado pela prefeitura, que é um modelo que, particularmente, eu acho que não vai atender a comunidade. Eu escutei que, por ordem do prefeito Adiló, a gente deixaria de asfaltar os acostamentos e os locais que são destinados a estacionamento. E me preocupou muito, porque primeiro me falaram que na Hércules Galló havia sido feito, concluída a obra, e que só não foi feita a limpeza. E, posteriormente, eu fui lá, o que foi feito foi uma base asfáltica nas laterais. E essa base asfáltica está soltando e prejudicando todos que transitam pelo local, tanto ali como na Dr. Montaury. Eu acredito que se é uma determinação do governo, não uma determinação técnica, ela tem que ser revista. A gente tem dificuldades em razão dos problemas que o senhor expôs, em especial da questão geológica do município? Tem. Mas não é porque a gente tem dificuldade geológica que a gente precisa fazer mal feito. E, no meu entender, está sendo feito mal feito, em especial os estacionamentos. Então, se o senhor pudesse levar esse recado para o prefeito Adiló, acho que é prudente, para a gente tomar cuidado, porque senão, daqui três meses, a gente vai ter que reabrir a Hércules Galló e Dr. Montaury. Obrigado. Parabéns pelo seu trabalho.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Obrigado, vereador Cláudio. Não vai ser a resposta técnica aqui, mas vou, sim, atrás dessa resposta. Mas, por cima, eu me lembro de estar em uma reunião quando o prefeito sugeriu essa questão. É justamente para poder atender mais quilômetros, em função da comunidade e a questão da absorção da água. Já tem outros municípios fazendo isso, onde tu deixa aquela parte do acostamento para a água correr melhor e ter uma melhor absorção na questão do calçamento. Antes de passar o aparte... Não. De imediato, vereador Fantinel, seu aparte.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PL): Obrigado, vereador Wagner. Eu só queria parabenizar o seu empenho. Eu, que estou aqui junto com o senhor desde a outra legislação, parabenizo o senhor. O senhor é uma pessoa que, quando abraça uma causa, não dá para trás. A gente se orgulha de ter colegas assim. O senhor se empenha. Mesmo na hora ruim ou na hora boa, o senhor está ali. O senhor não aparece só quando as coisas estão boas. E isso nos orgulha, sabe? Ter colegas assim. Então, quero parabenizar o senhor, parabenizar toda essa obra ali, que o senhor se empenhou bastante. Claro, com o apoio da administração, mas é importante que o seu bairro reconheça o esforço e o trabalho feito pelos seus representantes. Parabéns.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Obrigado, vereador Fantinel. A gente sempre precisa deixar uma marca, né, correr e, independendo das dificuldades, todos nós vereadores aqui, cada um tem uma bandeira que coloca na frente e vai a qualquer custo, né? Então, é isso mesmo, a gente... Nós temos esse perfil. Vereadora Sandra Bonetto, seu aparte.
VEREADORA SANDRA BONETTO (NOVO): Eu queria comentar sobre a obra do Rizzo, porque a gente lembra muito bem que a obra do Rizzo, antes de tê-la, né, a gente vivia em uma estrada, em umas ruas que pareciam o caminho das Índias, né? E um entrava para direita e outro para esquerda e era de qualquer jeito, não tinha uma disciplina de trânsito. Essa obra foi uma conquista de todos os moradores do Bairro Desvio Rizzo, liderado por diversas lideranças, a qual o senhor participou, a qual a ex-vereadora Gladis também esteve sempre envolvida. Mas cabe salientar também que o Governo do Estado também esteve presente, fazendo, contribuindo com isso e a prefeitura de Caxias do Sul. Graças a ter o projeto feito – não é, vereador? – que essa obra foi contemplada. Então, por isso que a gente clama que sejam feitos mais projetos em toda a nossa cidade, contemplando diversas obras que são necessárias, porque com projetos a gente consegue levar para o estado, para o nível federal e buscar recursos. Porque eu acho que o grande problema da nossa cidade é a falta de recursos e projetos, então que venham mais projetos audaciosos porque certamente eles sairão do papel. Outro questionamento que eu faço, que alguns moradores me pediram, é sobre as ruínas da estação férrea. A gente tem que pensar o que vamos fazer porque uma obra tão grandiosa e maravilhosa como vai ficar e a gente tem que pensar na preservação cultural daquele patrimônio que temos lá. E eu acho que é importante também pensar nisso. No mais, parabéns e seguimos contribuindo para a comunidade Desvio Rizzo.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Obrigado, vereadora Sandra Bonetto, sempre presente lá. Além de Forqueta, sempre está pelo Rizzo, sempre lhe vejo e não é de agora. Parabéns. É justo essa questão da participação do Governo do Estado, uma obra de em torno de 40 milhões, a comunidade mais de 40 anos esperando; para quem passar hoje lá no Desvio Rizzo, eu não quis passar as fotos, mas futuramente eu vou passar, a obra ela já está lá na Enxuta, na antiga Enxuta. Hoje é a Anhanguera, escola do Desvio Rizzo. Ela já está lá, o pessoal olhar já estão abrindo de um lado os valos, as patrolas estão lá e na parte ali do Sol Nascente. Então logo, logo a gente vai estar avançando mais. E lembrando, o Governo do Estado também esteve aqui há poucos dias. A nossa luta é pela elevada ali, elevada não, é o viaduto passar por baixo, e eliminar aquela sinaleira na frente do Stok Center da Havan, e fazer o acesso direto ao Bairro Desvio Rizzo, ocupando essa avenida nova. Encerrado aqui meu assunto da Avenida Alexandre Rizzo, quero seguir falando do governo, agora mais especificamente da Secretaria de Esporte e Lazer, que vem fazendo muito aqui em Caxias do Sul e muitas vezes a gente não divulga. A gente teve então a recém no último final de semana a meia maratona, eu quero mostrar um pouco os bastidores aqui porque é que nem eu falo: A gente precisa mostrar as dificuldades, quem trabalha, quem está à frente disso. Aqui é lá na Secretaria de Esporte e Lazer, toda a turma, os servidores engajados...
VEREADOR HIAGO MORANDI (PL): Peço um aparte, vereador.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Ajeitando as medalhas, as entregas ali do... Todo o kit para quem participou ali no final de semana da meia maratona. Então, mais um videozinho ali dos produtos chegando. Foram em torno de quase quatro mil inscritos. O pessoal da secretaria estava me mandando vídeo através do Guilherme, o avatar diretor lá na Secretaria de Esporte e Trabalho, que vem fazendo um trabalho bacana. Deixa eu mostrar mais esse videozinho para o pessoal que está em casa, os bastidores do que foi a maratona. E segundo informações, nós tivemos em torno desses 3.700 participantes, 800 eram de fora. 800 atletas eram de fora. Imagina a hotelaria, gastronomia, questão que a gente sempre fala na questão da economia do município. Aliás, além da meia maratona, nós tivemos em torno de três, quatro eventos maravilhosos em Caxias do Sul. Teve o encontro de carros antigos, clássicos, no Shopping Villagio. Teve lá na UCS, esqueci o nome do evento que teve. Teve o almoço de 110 anos das Lojas Magnabosco, teve a meia maratona. Aqui, peço que passe no telão, a equipe já é... Quero fazer uma saudação especial ao diretor lá, o Guilherme, e a sua equipe de infraestrutura da Secretaria de Esporte e Lazer, que se dedicam na questão de fazer acontecer esses eventos, na questão da manutenção dos espaços esportivos aqui da nossa cidade. Então por trás de um trabalho tem que ter uma equipe. Então, tem o Tequila lá, que faz um trabalho junto com o Guilherme, tem o Vini que é diretor, professor. Pode passar essa imagem também. Aqui está o secretário Cadore; o adjunto também; pessoal da Secretaria de Esporte e Lazer, que vem fazendo um trabalho; e eu separei aqui alguns eventos que teve apoio da Secretaria de Esporte e Lazer em nosso município. O desfile de 7 de setembro, o Campeonato Brasileiro de Judô sub-21, apoio da Semana do Turismo, apoio intersecretarial, manutenção dos espaços esportivos, como também tem o Campeonato Municipal de Futebol, jogos escolares, Meia Maratona que eu falei, Desafio do Pedal, enfim, um trabalho enorme da Secretaria de Esporte e Lazer. Vereador Hiago, seu aparte.
VEREADOR HIAGO MORANDI (PL): Muito obrigado pelo aparte. Queria agradecer o Guilherme, o Jemerson, o Lázaro, sempre empenhados lá na Secretaria. E eles costumam ser igual coruja, não é? Estão na noite, porque, pela madrugada, como foi em Caravaggio, como foi ali no desfile de 7 de setembro, eles já estavam organizando, colocando cones nas vias junto com os meus amigos, os Fiscais de Trânsito. Então, eles estão sempre empenhados nessa questão ali de organização é isso é muito bom. Então, aqui vai meu muito obrigado ao pessoal ali, principalmente essas três pessoas. Também ao Paulo lá da Secretaria, o Cadore também, mas a Secretaria como um todo, a gente vê que eles jogam como um time. Então, a Secretaria vai indo muito bem. E o pessoal está de parabéns aqui, que venham muitos outros eventos, e podem contar comigo sempre. E falando ali do Desvio Rizzo, também, como a gente bateu e cobrou, tem que ir lá, agradecer e mostrar a obra também. Se possível, eu farei isso. Parabéns para o senhor, que o senhor estava lá, na no pior momento mesmo, quando era o pessoal estava criticando e agora tem todo o direito de ir lá, e mostrar as coisas bem-feitas. Parabéns pelo seu trabalho, vereador.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Obrigado, vereador Hiago pelo reconhecimento do trabalho da Secretaria de Esporte e Lazer. Mostra, eu quero mostrar a foto, então, ali da Meia Maratona da equipe da Secretaria de Esporte e Lazer para quem está em casa. Essa foto aí, eu acho que tem mais uma do Guilherme cedinho lá, o tempo, eu me lembro que estava ruim, até achei que Meia Maratona era, mesmo com evento ruim ela ia acontecer. Então parabenizar aqui toda a Secretaria de Esporte e Lazer pelo trabalho que vem fazendo em nosso Município. E, para concluir, senhor presidente, vereador Lucas Caregnato, quero deixar um voto aqui para a Jussara Monteiro, que é do PSB, que ela está na 5ª Conferência Nacional de Políticas Para as Mulheres, em Brasília. Jussara, que é do nosso partido. Então, por hoje era isso. Muito obrigado.