VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Bom dia, presidente. Bom dia, colegas vereadores, ao pessoal que nos assiste aqui no plenário. Em especial à família Panex, que está aqui presente em peso hoje. Sejam todos bem-vindos. Hoje temos que parabenizar, é o Dia do Vereador. E parabenizando vocês, colegas vereadores. A gente passa aqui por momentos difíceis, momentos bons, mas a amizade é o que vale, o respeito principalmente. E, claro, temos que parabenizar o colega vereador Daniel Santos também pelo seu aniversário hoje. Vai pagar o churrasco, né, Daniel? (Palmas) Então, felicidades, muitos anos de vida, vereador Daniel. Depois é só nos avisar onde vai ser o churrasco. Obrigado, presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR CLÁUDIO LIBARDI (PCdoB): Bom dia, presidente. Meus cumprimentos ao senhor; aos demais vereadores; àqueles que nos acompanham do plenário; também a quem nos acompanha de casa e pelas redes sociais desta Casa Legislativa. Presidente, eu, orgulhosamente, sou advogado, bem sabe V. Exa. E, neste dia especial, recebemos uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil desta cidade e também receberemos um grande advogado, o Dr. Frederico Cattani – meus cumprimentos ao senhor, aos demais advogados que se encontram no plenário –, para tratar de um tema que, para nós, é muito especial e muito caro, de um advogado que tão bem serviu a esta Casa Legislativa e foi amigo de diversos desses vereadores, que tão bem serviu a nossa sociedade e tão bem serviu a bancada do Partido Progressistas. Então, fica a minha lembrança de João Henrique Leone Ramos, que tanto nos auxiliou e sempre esteve à disposição. Mesmo eu sendo um advogado muito de esquerda, ele sendo um advogado de centro-direita, sempre esteve à disposição de todas as bancadas desta Casa. Então, fica a lembrança da bancada do PCdoB, presidente, desse importante servidor desta Casa Legislativa, que tanto auxiliou no desenvolvimento desta cidade. Muito obrigado, presidente Lucas.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Senhor presidente, quero parabenizar todos os colegas pelo Dia do Vereador e em especial lembrar de tantos que passaram por esta Casa: Percy Vargas de Abreu, Sartori, Dr. Alceu, Pepe Vargas, Dr. Henrique Ordovás, Pedro Simon, prefeito Adiló, Mansueto, Daniel Guerra. E eu tive a oportunidade de ser vice-presidente da deputada Denise nesta Casa, em 2022. Então, a deputada Denise também passou por esta Casa. E cada um deixou a sua marca. Eu quero dizer que quero ser lembrado pelas ruas que foram calçadas, que lutei muito pelas capelas mortuárias, pelas hortas urbanas, pelo projeto do Banco de Materiais de Construção que serviu a milhares de famílias. Então, a todos os colegas, meus cumprimentos, cada um na sua missão. Mas que hoje é um dia que a sociedade precisa reconhecer. A democracia é isso, várias ideias, vários pensamentos, mas objetivo único: servir à comunidade. Obrigado, senhor presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Bom dia, colegas vereadores. Felicitações a todos. Ao colega Daniel Santos também. Agradecer a presença no plenário, hoje, à turma da Panex, à turma da OAB aqui conosco para uma homenagem absolutamente merecida, de alguém que fez muito, inclusive conosco, aqui na Escola do Legislativo por alguns anos. Também fazer uma saudação especial à Victória, representante aqui da Apadev, que daqui a pouco fala conosco. Mas eu vim para fazer um voto de congratulações à La Casa Nostra, que é uma agroindústria familiar de Galópolis, que está celebrando 25 anos agora em 2025. Ela foi fundada em 2000 por Therezinha Giacomelli Sirtoli, como muitas histórias que a gente conhece, a partir de receitas tradicionais da família, e preserva ainda hoje, hoje como uma referência inclusive em empreendedorismo e também na agricultura familiar. Então, parabéns a todos eles, ao Rodrigo, à Fabiana, hoje também a participação dos filhos aí, o Paulo Miguel e o Lucas Miguel. Recebeu, em 2024, um prêmio de inovação em turismo rural, que é o reconhecimento desse compromisso com a qualidade, com a cultura, com o desenvolvimento da região, do nosso turismo e da nossa agricultura. Parabésn! Parabéns e vida longa à La Casa Nostra, essa agroindústria familiar de Galópolis.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR CALEBE GARBIN (PP): Presidente, meus cumprimentos ao senhor, aos colegas vereadores, de maneira especial ao vereador Daniel Santos. Parabéns pelo seu dia, felicidades, que Deus lhe abençoe. Também a todos que estão aqui conosco no plenário, de maneira especial também à OAB, aqui representada na pessoa do Dr. Fernando Ferreira, meu amigo, que está aqui conosco, no plenário. O Dr. Cattani também, companheiro. Esses dias esteve conosco lá na Adesg Caxias do Sul, a todos os advogados aqui. E de fato, vereador Cláudio, as suas palavras também me contemplam quando menciona aqui o doutor, já em memória, João Leoni Ramos. Eu comento, vereador Cláudio, que eu tive a oportunidade de participar da última palestra proferida pelo Dr. João Leoni. Não imaginava que nós não teríamos mais ele conosco, mas dentro de alguns dias acabamos o perdendo em razão de toda a complexidade, mas era um período pré-eleitoral. Eleitoral, acho que já era na verdade, e nós... Enfim, faz falta. Tem os seus escritos junto com o Dr. Cattani e, certamente, sua contribuição seria muito maior se ainda estivesse aqui, em vida conosco. Então, nosso respeito, solidariedade e saudação a toda a OAB Caxias do Sul aqui e a todos os amigos também presentes. Muito obrigado, presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR PEDRO RODRIGUES (PL): Obrigado, presidente. Quero dar as boas-vindas e bom dia a todos em nome do meu amigo Dr. Frederico Cattani, que vem aqui trazer essa homenagem ao meu grande amigo Dr. João, que foi, posso dizer, que me iniciou na política, me assessorou quando eu estive aqui na Casa como suplente em 2018, também em 2020. Hoje eu tenho a grata satisfação de estar aqui recebendo, então, esse pessoal que vai estar homenageando ele. Também neste mês de outubro quero dar os parabéns para o meu colega Daniel. O mês do meu aniversário também, o mês do aniversário da minha filha. Agradecer a todos que se solidarizaram comigo, no dia de ontem, por causa dos ataques que eu tive. Então, quero agradecer inclusive ao colega, porque era tarde da noite quando me ligou. O pessoal me dando os parabéns por eu ter conseguido unir o PL em Caxias, se uniram todos. Então, foi um grande feito. Quero agradecer inclusive à pessoa que disse: "Pedro, fica tranquilo. Só não entendi porque você não é da cadeia alimentar deles. Então não sei por que incomoda tanto." Eu digo: "Então deve ser a história do vagalume, só pode." Agradeço a todos. Obrigado, presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Bom dia, bom dia a todos que nos assistem pela TV Câmara, aos que nos prestigiaram aqui. A Apadev. Quando eu lembro da Apadev, lembro do falecido Cláudio Biasio. Da Ordem dos Advogados do Brasil, o amigo de infância Mauricio Grazziotin. Mas hoje, em especial, um abraço ao meu companheiro de partido, o vereador Daniel. Parabéns, vereador. Muita saúde e bênçãos de Deus. Hoje estive na missa aqui no Carmelo, às 7 horas da manhã. Hoje é dia de Nossa Senhora Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face. E também hoje é Dia do Vereador. Que nós tenhamos a noção e que ela nos ilumine na responsabilidade que nós temos por Caxias do Sul e por todas as pessoas. O vereador Zé Dambrós traz aqui a memória de tantos que já passaram, tantos benefícios. E que nós tenhamos, verdadeiramente, a noção da importância que, como instituição, nós temos como vereadores da segunda cidade. E que possamos conduzir a nossa cidade nos rumos que ela precisa. Era isso, senhor presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ALEXANDRE BORTOLUZ - BORTOLA (PP): Obrigado, presidente. Bom dia a todos que nos acompanham presencialmente, pela TV Câmara e pelas redes sociais. Saudar aqui o Dr. Mauricio Grazziotin, presidente da OAB Caxias do Sul, o Dr. Cattani, o Dr. Fernando, o Dr. Matheus, também, que é assessor da vereadora Sandra Bonetto. Infelizmente... Na verdade, não é nem infelizmente nem felizmente, né? Com muita tristeza, na última legislatura, pude fazer o voto de pesar do Dr. João Henrique Leoni Ramos. Uma pessoa fantástica, Dr. Cláudio, uma pessoa que sempre, independente do posicionamento ideológico, sempre ajudou todas as bancadas aqui desta Casa durante anos e anos, sempre prestativo. E, dentro do Partido Progressistas, sempre me aconselhou. E quando nós assumimos a presidência do partido ele ficou em uma alegria imensa, porque era uma questão de muitos anos que se queria dar uma renovada no partido, e foi feito isso muito através dos ensinamentos e conhecimentos do Dr. João Henrique Leoni Ramos. Então, fica aqui a minha saudação em especial à OAB Caxias do Sul. Seria isso, presidente. Obrigado.
Parla Vox Taquigrafia

Não houve manifestação

VEREADOR SANDRO FANTINEL (PL): Senhor presidente, queridos colegas, cidadãos que nos acompanham aqui. Hoje, eu volto a trazer uma pauta, que é uma pauta minha, que eu resolvi abraçar nesta legislação. Mas, antes de eu apresentar a minha pauta, eu queria dizer o seguinte: que esta minha fala não tem absolutamente nada a ver com ideologia partidária, direita, esquerda, centro ou escambau, mas sim com direitos constitucionais. Quem fez Direito aqui nesta Casa, até sempre me refiro ao Dr. Libardi, sabe que, eu não sei se hoje ainda tem, mas uma vez eu sei que em todos os tribunais tinha escrito na parede uma frase que dizia: "Todos são iguais perante a lei." Então, se isso é verdade, a minha fala de hoje não tem que ser criticada, se todos são iguais perante a lei. Então, senhor presidente, nobres colegas e cidadãos, eu retorno a esta tribuna, mais uma vez, para falar de justiça e da necessidade de enxergar toda e qualquer vítima de violência doméstica independente do seu gênero. Na última vez, eu trouxe dados concretos que mostram uma realidade dura. Homens também são vítimas de violência dentro do lar, em números que nos chocam. Hoje, eu trago à luz um caso real, recente, que ilustra de forma brutal a urgência da nossa discussão. É o caso do Alexandre. A injustiça em imagens. E eu vou mostrar o vídeo para vocês, por favor. (Exibição de vídeo) Acabamos de ver o vídeo que detalha a situação do senhor Alexandre. Ele foi atacado de maneira hedionda enquanto dormia, tendo seu corpo e rosto queimados com água quente por sua ex-companheira. O vídeo mostra não apenas a crueldade e a agressão, mas também a dupla violência sofrida por ele. A agressão física bárbara, as queimaduras e tentativa de esfaqueamento são atos de uma violência extrema que causam danos permanentes. Omissão e injustiça institucional. O homem agredido, ao buscar amparo legal na delegacia para registrar ocorrência, foi, a princípio, ignorado. Ele teve dificuldade em obter boletim de ocorrência. E o cúmulo da injustiça, a própria agressora, em um ato de clara inversão de valores, tentou usar a lei a seu favor, denunciando-o por violência psicológica. A dor física e emocional de Alexandre foi agravada pelo silêncio institucional. E é essa invisibilidade que eu corajosamente venho combater. A pergunta que ecoa é a mesma que o vídeo levanta: Se essa barbárie fosse contra uma mulher, já não estaria em todos os jornais? Já não estaria ele preso? Essa não é uma pergunta feita para diminuir a importância da violência contra a mulher, mas é um debate entre quem sofre mais. É um clamor pela igualdade de tratamento e de proteção perante a lei para todas as vítimas. Nós temos uma estrutura social e legal que, historicamente, pressionou se voltar mais para a mulher, a fim de reparar uma injustiça de séculos. Essa é a luta justa. No entanto, não podemos permitir que a defesa legítima de um grupo se transforme na omissão ou no descaso pela vida de um outro. Toda vida importa, toda vida tem valor. Não podemos permitir que o preconceito de gênero, aquele que assume que o homem é sempre o agressor e a mulher é sempre a vítima, impeça que a justiça seja feita. O nosso compromisso é defender todas as vidas. O caso de Alexandre, que infelizmente está sendo acompanhado por profissionais como a advogada Mara Damasceno e sua equipe, é um espelho, é um lembrete de que o homem vítima de violência doméstica existe e precisa de acolhimento imediato nas delegacias e apoio psicológico. Nesta Casa, o meu compromisso é com a verdade e com a justiça total. É urgente que o poder público, Judiciário e mídia olhem para os casos como o de Alexandre com a mesma seriedade e com o mesmo senso de urgência que dedicam a qualquer outra vítima. Nenhuma vítima deve ter sua dor invalidada. Nenhuma vítima deve ser ignorada. Eu defendo a vida de todas as pessoas, sejam homens ou mulheres, mas, hoje e sempre que for necessário, darei voz àqueles que o sistema e a sociedade insistem em silenciar. Que a justiça seja feita para Alexandre e para todos os homens que sofrem em silêncio, e que esta Casa mais uma vez reafirme o seu compromisso com a justiça sem distinção. Então eu quero dizer, senhoras e senhores, que aqui, como foi levantado na última discussão sobre esse assunto, jamais a minha fala leva ao entendimento de que eu não compactuo com tudo aquilo que acontece com as mulheres. Muito pelo contrário. Volto a dizer aquilo que eu falei no início, aqueles que trabalham na área do Direito, todos são iguais perante a lei de fronte à nossa Constituição. Então, se todos são iguais perante a lei, por que há tratamentos diferentes? Por que, por causa de gênero, alguns são tratados diferente? Por que, por causa muitas vezes de etnia, alguns são tratados diferente? Para uns mais, para outros menos. Essa é a “todos são iguais perante a lei”? Será que a nossa Constituição realmente está sendo respeitada ou ela está respeitada a bel prazer de alguns grupos? Então, se a gente defende realmente que todos são iguais perante a lei, nós estamos falando do quê? Nós estamos falando de seres humanos, e ser humano não tem cor, não tem raça, não tem religião e não tem gênero. É ser humano. E se ser humano perante a lei são todos iguais, por que a lei faz diferença? Por que quando uma mulher denuncia é na hora a ação? Quando o homem denuncia, ele serve de chacota. Ele é ignorado. Por quê? Então, é isso que eu digo, nós temos que ter uma compreensão mais importante da realidade da nossa sociedade. E aqui eu falo, aqui ninguém está falando de Supremo Tribunal, nós estamos falando do Judiciário e da Polícia Civil no seu todo, no seu todo. Isso acontece toda hora e todo dia. Então, porque nós aqui sabemos que o caso da violência contra a mulher é inúmeras vezes maior do que é contra o homem, então vamos ignorar a minoria? A minoria não precisa atender, para a minoria não precisa ter lei, para a minoria não precisa ter justiça. Então, é importante levantar esse clamor, no bom sentido da palavra, para que discutamos esse assunto de forma coerente, apartidária. Porque todos nós somos seres humanos e todos nós merecemos ter da justiça o mesmo reconhecimento, o mesmo atendimento. E aí, democracia significa: mesmo direito e mesmo dever. Se eu tenho dez direitos, eu tenho dez deveres. E não um lado ter vinte deveres e o outro lado ter vinte direitos. Isso não é democracia nem hoje, nem nunca e em lugar nenhum deste planeta. Então, eu gostaria de levantar para discutir com os colegas no bom sentido para que a gente encontre realmente uma forma de cobrar que a justiça faça realmente aquilo que ela foi criada para fazer. Justiça igual para todos. Obrigado, senhor presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR CALEBE GARBIN (PROGRESSISTAS): Peço um aparte, quando oportuno.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Bom dia, presidente; colegas vereadoras; vereadores; pessoal que nos acompanha de casa, pelas redes, pela TV Câmara. De imediato então, vereador Calebe Garbin.
VEREADOR CALEBE GARBIN (PROGRESSISTAS): Colega Petrini, obrigado pelo aparte. Eu só quero aproveitar a oportunidade, já que o senhor tem o Grande Expediente, para explicar uma situação, ontem, que o vereador Capitão Ramon trouxe aqui, à tribuna, e me causou estranheza, inclusive, com relação ao governo municipal e as supostas cobranças de IPTU da comunidade de Galópolis. Eu conversei com o secretário municipal da Receita aqui, o Micael, que todos aqui têm diversos elogios a ele, constantes. Então, eu vou ler na íntegra o que ele me passou aqui: “Com vários estudos em andamento para avaliar o impacto das chuvas nas propriedades particulares, em 2024 o Poder Executivo Municipal encaminhou e a Câmara aprovou o Projeto que deu origem à Lei 9.258, de 16 de dezembro de 2024, que permitiu ao Poder Executivo Municipal conceder isenção do IPTU e taxa de coleta de lixo para todos os imóveis no Bairro de Galópolis e para os imóveis cadastrados na área urbana do Distrito de Vila Cristina. Após conclusão de estudo que identificou os imóveis condenados por conta dos eventos decorrentes da catástrofe climática, o município incluiu o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026, que é o projeto 210/2025, o anexo 11: previsão para isentar todos esses imóveis novamente no próximo ano.” Ou seja, 2025 foi isentado e, para 2026, existe o projeto nesta Casa que está protocolado justamente, para novamente, isentar as pessoas de Galópolis e da área urbana de Vila Cristina. Porque ontem, na fala, o vereador Capitão Ramon se referiu dizendo que o município estava cobrando IPTU dessas pessoas. Então, aqui está a posição oficial do governo, dito pelo secretário da Receita Municipal. Ainda nesse sentido, vereador Petrini, já entregando a sua fala, também foi mencionado sobre uma indenização que supostamente seria uma responsabilidade do município, quando na verdade isso é um encaminhamento que o município dá à Caixa Econômica Federal e junto ao governo federal. De acordo com o que nós temos a informação, são cinco famílias, dentre as quais duas não receberam. Então, deixo aqui registrado que o governo está à disposição para ouvir essas famílias, saber por que os critérios não foram preenchidos para que elas pudessem ser indenizadas e reforçar que não é o governo municipal que indeniza as famílias, isso é uma indenização do governo federal. Então, dito isso, agradeço a oportunidade. Obrigado.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Parabéns, vereador Calebe, pela defesa, por mostrar a verdade e deixar claras as coisas para a nossa comunidade. Falando em governo, vereador Calebe, como base, eu também sou da base do governo, vice-líder, a gente precisa mostrar as coisas boas da cidade também, não geralmente só quando dão as turbulências. Então, eu quero mostrar aqui. Tempo atrás eu trouxe, em relação ao meu bairro, na avenida principal, a Avenida Alexandre Rizzo, no Bairro Desvio Rizzo, a grande obra. Então, aqui eu separei alguns vídeos e algumas imagens que eu tenho no decorrer, que eu venho fazendo as fiscalizações lá. Este valo na oportunidade eu mostrei. O quanto era a dificuldade daquela obra, porque a gente tinha muita reclamação dos comerciantes. Então, eu quero mostrar um pouquinho de como estava. Pode passar o outro vídeo. Eu lembro que, na oportunidade, eu passei um vídeo detonando. Quero passar ele de novo. (Apresentação de vídeo.) Olha a profundidade daquele buraco para fazer o encanamento perto do Canta Galo. Quem é da região conhece a dificuldade que é em questão de detonação e o quanto tiveram que baixar para passar simplesmente uma encenação, como alguns pensam. Ali a detonação, na época, que atrasou demais, porque a gente sabe que tem que pedir autorização para o Exército para fazer a detonação. E Caxias, que nem diz o prefeito Adiló, a cada ciscada sai uma pedra nas obras aqui. Então, sempre acaba atrasando. Aí as detonações, colocando ali os dinamites. A profundidade da obra. Olha, eu acho que ali dava mais de seis metros. Eu comentei, na época, que o pessoal já estava escondido. Começaram descendo devagarinho, depois tiveram que botar escada para poder descer e subir do buraco. Então, imagina o tamanho da obra, né? Uma obra complexa. Esta semana estivemos lá, então. Agora quero mostrar como ficou essa parte aqui, onde deu todo esse transtorno, como está ficando a obra. Olhem, para quem não costuma ir ao Bairro Desvio Rizzo, hoje, aquela parte que eu acabei de mostrar, das detonações, está assim. Uma árvore bonita, primavera, grama plantada, asfalto, uma avenida, uma cara nova para o Desvio Rizzo.
VEREADOR JULIANO VALIM (PSD): Um aparte, vereador Petrini.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Isso é 20% da obra. Ainda a gente vai demorar bastante. Caminhei ao lado do subprefeito do Desvio Rizzo, o Joel. Quem me passou algumas imagens e está junto nesta imagem, também, é o David, coordenador da obra. Eu tenho que tirar o chapéu para o David, coordenador da obra do Desvio Rizzo, porque é aquela história que eu sempre falo, quando a coisa está ruim e encrespa, olha, o povo some, né? Agora, quando está ficando bonito, nós estávamos lá, tinha uns seis, sete batendo foto, fazendo vídeo. E quem levou na cola todo esse tempo foi o David, ouvindo os comerciantes, ouvindo desaforo, porque dois meses trancada a frente de um comércio, a detonação. E está lá até hoje, acompanhando e fiscalizando esse baita trabalho, que é a Codeca, a Codeca vem fazendo. Então, deixa eu passar mais um pouquinho dessa parte. Aqui a gente chama de Alexandre Rizzo, mas essa parte já é Cristiano Ramos de Oliveira, tá? Só para situar o pessoal. Aqui estava o nosso secretário do PSB, secretário Rodrigo Weber, da Gestão Urbana. Também, na semana passada, esteve lá com sua equipe fazendo a plantação de mais de 200 mudas de árvores no decorrer da avenida e, inclusive, algumas frutíferas, cerejeiras. Então, agradecer também ao secretário Weber e parabenizar pelo trabalho que ele vem fazendo no sentido de Gestão Urbana, né? Uma secretaria que, na legislatura passada, tanto se pediu. Aqui, esse vídeo já é mais perto da lotérica, em frente ao posto Squizzato, para quem não conhece. Então, também tivemos um transtorno ali. Fui lá atender os comerciantes. Pela questão do pagamento, tivemos que paralisar a obra uns cinco, seis dias, em relação... Porque, quando tu faz uma obra nesse sentido, que tu tem que cavar e detonar, tu acaba trancando o acesso dos carros, das pessoas. Então, ouvindo os comerciantes, nossos amigos da avenida, a gente segurou, e agora o pessoal está finalizando aquela parte em frente à lotérica do Desvio Rizzo. Volta à outra imagem, fazendo o favor. Esta aqui já é na Cristiano Ramos de Oliveira, quem sai do bairro sentido ao Bairro São Francisco, Rio Branco.
VEREADOR CLÁUDIO LIBARDI (PCdoB): Vou lhe pedir um aparte, por gentileza.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Então, está trancada lá hoje. Está trancada essa parte hoje. Na verdade, já estão liberando, mas mostrando a dificuldade dos encanamentos que passam por ali, que tem que ter um cuidado para abrir o buraco. Mas hoje já está assim na frente de Spigolon, quem vai. Logo vai ser liberada essa parte, então, para quem sai do bairro, já sai de volta para o São Francisco. Porque, hoje, o pessoal tem que sair da sinaleira e passar ao lado da Casa de Carnes. E um toque para quem é daquela região e gosta de fazer campanha no Desvio Rizzo, essa obra vai deixar uma saudade. Eu, que fui lutador lá na Amob, junto com a Gladis Frizzo, em 2010, a gente conseguiu aquela sinaleira bem ali, um pouquinho para cá do Spigolon, da imagem que está, que é um ponto referência no Desvio Rizzo para quem faz campanha naquela sinaleira. E nós não vamos mais ter aquela sinaleira, né? Então, nós vamos ter que achar um ponto tradicional para quem gosta de fazer campanha no Desvio Rizzo. Quem me pediu um aparte? Mas deixa eu passar só para ver se tem mais alguma... Então, vereador Juliano Valim, seu aparte.
VEREADOR JULIANO VALIM (PSD): Nobre vereador Petrini, eu sempre frisei aqui que eu tenho orgulho de trabalhar ao seu lado. Posso dizer que a comunidade do Desvio Rizzo será beneficiada com uma megaobra, eu diria que uma das maiores em nível de Serra Gaúcha, uma revitalização de todo o espaço, altos investimentos, altos valores. E mostrando, também, um grande exemplo, que a Codeca, de fato, faz a diferença no Município de Caxias do Sul. Servidores competentes. Ali tem o Milton, o presidente; o Ângelo, por quem eu tenho grande estima. Sob essa coordenação, essa administração. Ao prefeito Adiló, que de fato abraçou a causa. E quando se faz um trabalho bem feito tem que parabenizá-lo. E claro, as lideranças que se envolveram para que essa obra, aos poucos, esteja se tornando realidade. Estive, há poucos dias, em uma reunião com os moradores ali dessa região, através de outra demanda. Estava passando ali, estive com a minha assessoria observando, é algo extremamente requinte. E parabéns ao nosso vice-líder do governo, o Petrini, que está acompanhando, fiscalizando, também auxiliou e ajudou para que essa obra se tornasse realidade. A ex-vereadora Gladis Frizzo que também se empenhou bastante. Então, sozinho não se consegue nada, juntos se consegue bastante. Então parabéns, vereador Petrini. Continue nessa caminhada brilhante que o senhor está fazendo, que a população está observando quem de fato está fazendo a diferença. Parabéns.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Obrigado, vereador Juliano Valim. No momento oportuno, uma Declaração de Líder, presidente.
PRESIDENTE LUCAS CAREGNATO (PT): Segue o vereador Wagner Petrini, da bancada do PSB, em Declaração de Líder.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PL): Peço um aparte, vereador.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Antes de passar ao outro assunto aqui, que é da Secretaria de Esporte e Lazer, então quero passar aparte para o vereador Claudinho.
VEREADOR CLÁUDIO LIBARDI (PCdoB): Obrigado pela gentileza. O senhor sabe que eu gosto de gente...
VEREADORA SANDRA BONETTO (NOVO): Um aparte, vereador.
VEREADOR CLÁUDIO LIBARDI (PCdoB): Vereador Wagner, que está sempre em uma forma linear. O senhor está. Quando estava ruim a obra, o senhor estava lá também, né? Conversei com o senhor sobre as dificuldades que o senhor teve na eleição, muito especialmente em razão dessa obra, nesse local que o senhor tem destaque na atuação. Mas eu queria aproveitar a fala do senhor em razão da vice-liderança do governo que o senhor exerce, para que nós pudéssemos conversar sobre esse novo modelo de asfaltamento que está sendo realizado pela prefeitura, que é um modelo que, particularmente, eu acho que não vai atender a comunidade. Eu escutei que, por ordem do prefeito Adiló, a gente deixaria de asfaltar os acostamentos e os locais que são destinados a estacionamento. E me preocupou muito, porque primeiro me falaram que na Hércules Galló havia sido feito, concluída a obra, e que só não foi feita a limpeza. E, posteriormente, eu fui lá, o que foi feito foi uma base asfáltica nas laterais. E essa base asfáltica está soltando e prejudicando todos que transitam pelo local, tanto ali como na Dr. Montaury. Eu acredito que se é uma determinação do governo, não uma determinação técnica, ela tem que ser revista. A gente tem dificuldades em razão dos problemas que o senhor expôs, em especial da questão geológica do município? Tem. Mas não é porque a gente tem dificuldade geológica que a gente precisa fazer mal feito. E, no meu entender, está sendo feito mal feito, em especial os estacionamentos. Então, se o senhor pudesse levar esse recado para o prefeito Adiló, acho que é prudente, para a gente tomar cuidado, porque senão, daqui três meses, a gente vai ter que reabrir a Hércules Galló e Dr. Montaury. Obrigado. Parabéns pelo seu trabalho.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Obrigado, vereador Cláudio. Não vai ser a resposta técnica aqui, mas vou, sim, atrás dessa resposta. Mas, por cima, eu me lembro de estar em uma reunião quando o prefeito sugeriu essa questão. É justamente para poder atender mais quilômetros, em função da comunidade e a questão da absorção da água. Já tem outros municípios fazendo isso, onde tu deixa aquela parte do acostamento para a água correr melhor e ter uma melhor absorção na questão do calçamento. Antes de passar o aparte... Não. De imediato, vereador Fantinel, seu aparte.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PL): Obrigado, vereador Wagner. Eu só queria parabenizar o seu empenho. Eu, que estou aqui junto com o senhor desde a outra legislação, parabenizo o senhor. O senhor é uma pessoa que, quando abraça uma causa, não dá para trás. A gente se orgulha de ter colegas assim. O senhor se empenha. Mesmo na hora ruim ou na hora boa, o senhor está ali. O senhor não aparece só quando as coisas estão boas. E isso nos orgulha, sabe? Ter colegas assim. Então, quero parabenizar o senhor, parabenizar toda essa obra ali, que o senhor se empenhou bastante. Claro, com o apoio da administração, mas é importante que o seu bairro reconheça o esforço e o trabalho feito pelos seus representantes. Parabéns.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Obrigado, vereador Fantinel. A gente sempre precisa deixar uma marca, né, correr e, independendo das dificuldades, todos nós vereadores aqui, cada um tem uma bandeira que coloca na frente e vai a qualquer custo, né? Então, é isso mesmo, a gente... Nós temos esse perfil. Vereadora Sandra Bonetto, seu aparte.
VEREADORA SANDRA BONETTO (NOVO): Eu queria comentar sobre a obra do Rizzo, porque a gente lembra muito bem que a obra do Rizzo, antes de tê-la, né, a gente vivia em uma estrada, em umas ruas que pareciam o caminho das Índias, né? E um entrava para direita e outro para esquerda e era de qualquer jeito, não tinha uma disciplina de trânsito. Essa obra foi uma conquista de todos os moradores do Bairro Desvio Rizzo, liderado por diversas lideranças, a qual o senhor participou, a qual a ex-vereadora Gladis também esteve sempre envolvida. Mas cabe salientar também que o Governo do Estado também esteve presente, fazendo, contribuindo com isso e a prefeitura de Caxias do Sul. Graças a ter o projeto feito – não é, vereador? – que essa obra foi contemplada. Então, por isso que a gente clama que sejam feitos mais projetos em toda a nossa cidade, contemplando diversas obras que são necessárias, porque com projetos a gente consegue levar para o estado, para o nível federal e buscar recursos. Porque eu acho que o grande problema da nossa cidade é a falta de recursos e projetos, então que venham mais projetos audaciosos porque certamente eles sairão do papel. Outro questionamento que eu faço, que alguns moradores me pediram, é sobre as ruínas da estação férrea. A gente tem que pensar o que vamos fazer porque uma obra tão grandiosa e maravilhosa como vai ficar e a gente tem que pensar na preservação cultural daquele patrimônio que temos lá. E eu acho que é importante também pensar nisso. No mais, parabéns e seguimos contribuindo para a comunidade Desvio Rizzo.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Obrigado, vereadora Sandra Bonetto, sempre presente lá. Além de Forqueta, sempre está pelo Rizzo, sempre lhe vejo e não é de agora. Parabéns. É justo essa questão da participação do Governo do Estado, uma obra de em torno de 40 milhões, a comunidade mais de 40 anos esperando; para quem passar hoje lá no Desvio Rizzo, eu não quis passar as fotos, mas futuramente eu vou passar, a obra ela já está lá na Enxuta, na antiga Enxuta. Hoje é a Anhanguera, escola do Desvio Rizzo. Ela já está lá, o pessoal olhar já estão abrindo de um lado os valos, as patrolas estão lá e na parte ali do Sol Nascente. Então logo, logo a gente vai estar avançando mais. E lembrando, o Governo do Estado também esteve aqui há poucos dias. A nossa luta é pela elevada ali, elevada não, é o viaduto passar por baixo, e eliminar aquela sinaleira na frente do Stok Center da Havan, e fazer o acesso direto ao Bairro Desvio Rizzo, ocupando essa avenida nova. Encerrado aqui meu assunto da Avenida Alexandre Rizzo, quero seguir falando do governo, agora mais especificamente da Secretaria de Esporte e Lazer, que vem fazendo muito aqui em Caxias do Sul e muitas vezes a gente não divulga. A gente teve então a recém no último final de semana a meia maratona, eu quero mostrar um pouco os bastidores aqui porque é que nem eu falo: A gente precisa mostrar as dificuldades, quem trabalha, quem está à frente disso. Aqui é lá na Secretaria de Esporte e Lazer, toda a turma, os servidores engajados...
VEREADOR HIAGO MORANDI (PL): Peço um aparte, vereador.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Ajeitando as medalhas, as entregas ali do... Todo o kit para quem participou ali no final de semana da meia maratona. Então, mais um videozinho ali dos produtos chegando. Foram em torno de quase quatro mil inscritos. O pessoal da secretaria estava me mandando vídeo através do Guilherme, o avatar diretor lá na Secretaria de Esporte e Trabalho, que vem fazendo um trabalho bacana. Deixa eu mostrar mais esse videozinho para o pessoal que está em casa, os bastidores do que foi a maratona. E segundo informações, nós tivemos em torno desses 3.700 participantes, 800 eram de fora. 800 atletas eram de fora. Imagina a hotelaria, gastronomia, questão que a gente sempre fala na questão da economia do município. Aliás, além da meia maratona, nós tivemos em torno de três, quatro eventos maravilhosos em Caxias do Sul. Teve o encontro de carros antigos, clássicos, no Shopping Villagio. Teve lá na UCS, esqueci o nome do evento que teve. Teve o almoço de 110 anos das Lojas Magnabosco, teve a meia maratona. Aqui, peço que passe no telão, a equipe já é... Quero fazer uma saudação especial ao diretor lá, o Guilherme, e a sua equipe de infraestrutura da Secretaria de Esporte e Lazer, que se dedicam na questão de fazer acontecer esses eventos, na questão da manutenção dos espaços esportivos aqui da nossa cidade. Então por trás de um trabalho tem que ter uma equipe. Então, tem o Tequila lá, que faz um trabalho junto com o Guilherme, tem o Vini que é diretor, professor. Pode passar essa imagem também. Aqui está o secretário Cadore; o adjunto também; pessoal da Secretaria de Esporte e Lazer, que vem fazendo um trabalho; e eu separei aqui alguns eventos que teve apoio da Secretaria de Esporte e Lazer em nosso município. O desfile de 7 de setembro, o Campeonato Brasileiro de Judô sub-21, apoio da Semana do Turismo, apoio intersecretarial, manutenção dos espaços esportivos, como também tem o Campeonato Municipal de Futebol, jogos escolares, Meia Maratona que eu falei, Desafio do Pedal, enfim, um trabalho enorme da Secretaria de Esporte e Lazer. Vereador Hiago, seu aparte.
VEREADOR HIAGO MORANDI (PL): Muito obrigado pelo aparte. Queria agradecer o Guilherme, o Jemerson, o Lázaro, sempre empenhados lá na Secretaria. E eles costumam ser igual coruja, não é? Estão na noite, porque, pela madrugada, como foi em Caravaggio, como foi ali no desfile de 7 de setembro, eles já estavam organizando, colocando cones nas vias junto com os meus amigos, os Fiscais de Trânsito. Então, eles estão sempre empenhados nessa questão ali de organização é isso é muito bom. Então, aqui vai meu muito obrigado ao pessoal ali, principalmente essas três pessoas. Também ao Paulo lá da Secretaria, o Cadore também, mas a Secretaria como um todo, a gente vê que eles jogam como um time. Então, a Secretaria vai indo muito bem. E o pessoal está de parabéns aqui, que venham muitos outros eventos, e podem contar comigo sempre. E falando ali do Desvio Rizzo, também, como a gente bateu e cobrou, tem que ir lá, agradecer e mostrar a obra também. Se possível, eu farei isso. Parabéns para o senhor, que o senhor estava lá, na no pior momento mesmo, quando era o pessoal estava criticando e agora tem todo o direito de ir lá, e mostrar as coisas bem-feitas. Parabéns pelo seu trabalho, vereador.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Obrigado, vereador Hiago pelo reconhecimento do trabalho da Secretaria de Esporte e Lazer. Mostra, eu quero mostrar a foto, então, ali da Meia Maratona da equipe da Secretaria de Esporte e Lazer para quem está em casa. Essa foto aí, eu acho que tem mais uma do Guilherme cedinho lá, o tempo, eu me lembro que estava ruim, até achei que Meia Maratona era, mesmo com evento ruim ela ia acontecer. Então parabenizar aqui toda a Secretaria de Esporte e Lazer pelo trabalho que vem fazendo em nosso Município. E, para concluir, senhor presidente, vereador Lucas Caregnato, quero deixar um voto aqui para a Jussara Monteiro, que é do PSB, que ela está na 5ª Conferência Nacional de Políticas Para as Mulheres, em Brasília. Jussara, que é do nosso partido. Então, por hoje era isso. Muito obrigado.
 
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA SANDRA BONETTO (NOVO): Bom dia, vereadores; bom dia, presidente; a quem está aqui e quem nos acompanha de casa. Hoje é o Dia Internacional da Pessoa Idosa e hoje eu estou aqui para agradecer a todos que contribuíram para a gente ter conseguido montar a Semana Municipal da Pessoa Idosa, que aconteceu do dia 23 ao dia 29 de setembro, aqui na Câmara de Vereadores. Essa iniciativa foi montada pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, aqui da Câmara, a qual fazem parte os seguintes vereadores: Marisol Santos, Rafael Bueno, Pedro Rodrigues, Edson da Rosa e eu como presidente. Eu quero agradecer o Coro Sênior Municipal que esteve aqui, na terça-feira. A apresentação do Grupo da Maturidade Ativa que foi lá no Sesc, uma peça de teatro que apresentaram para a gente. Quero agradecer a presença no dia 24 do promotor de justiça Rodolfo Grezzana, e depois a realização inédita da Tribuna da Pessoa Idosa. Agradecer, também, a fisioterapeuta Tassiane Dallegravea, ao Frei Jaime Bettega, a Verônica Bohn da UCS, a Lidiane Barazzetti e a Natália Steffen da FSG, o advogado Dagoberto Machado dos Santos, a fisioterapeuta Greice da Dallegrave. E a gente finalizou a semana com o ato simbólico contra a violência às pessoas idosas. Quero agradecer também à ACMCS, que esteve aqui presente praticamente em todos os dias da realização do evento, à Scan, ao grupo da Smel, o Conviver, desde a própria coordenadora Rossana com os participantes do Conviver de diversos bairros. A Rossana nos auxiliou para que a gente conseguisse mobilizar os grupos de idosos. As assessorias dos vereadores que fazem parte da comissão, a Universidade de Caxias do Sul, a FSG, a FAS, a Associação Jesus Senhor, o Centro de Convivência Tia Oli, a Coordenadoria da Pessoa Idosa, a Pastoral da Pessoa Idosa, a Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra, a Escola Acadêmicos XV de Novembro, a UAB, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, o Ministério Público, o Lions Club Forqueta, a AAPOPECS, o Grupo Mulheres do Brasil, clínicas privadas voltadas a serviços às pessoas idosas, representantes do Poder Executivo: Smel, Secretaria de Trânsito, Secretaria da Cultura e Secretaria de Segurança Pública. Nós tivemos a participação de, em torno, 700 pessoas nessa Semana Municipal da Pessoa Idosa. Provavelmente, toda essa adesão se deu porque a gente teve, também, o engajamento dos nossos assessores aqui da comissão, os meus assessores do meu gabinete e também da bancada. Mas eu queria fazer um agradecimento especial ao nosso assessor da comissão, o Matheus, que veio com a ideia da Tribuna da Pessoa Idosa, que foi muito interessante. A gente teve 28 participantes, 28 pessoas idosas que quiseram se manifestar falando das suas demandas diárias, falando sobre a questão cidade, falando sobre algumas reflexões referente ao público idoso. Também agradecer à Edivânia, porque a Edivânia também teve essa ideia de proporcionar que as pessoas idosas tivessem um espaço de voz e vez. E a gente deixa um legado. A gente deixa a semana construída, a Tribuna da Pessoa Idosa e, também, a cartilha informativa, para que todos tenham acesso e possam ter isso em suas mãos como um fator de conhecimento e informação. Mas a gente agora, neste momento, a gente quer fazer uma retrospectiva mostrando o que foi a Semana Municipal da Pessoa Idosa. Então, eu pediria para que a gente pudesse, juntos, assistir ao vídeo produzido pela minha assessoria, mostrando o que foi a Semana da Pessoa Idosa. Por favor, o som. (Apresentação de vídeo.) Por favor, pode começar de novo? (Manifestação sem uso do microfone.) Bom, mas enfim, né? A gente teve atividades, então, em toda a semana. A cartilha informativa que foi lançada, a gente fez mil cartilhas, e a gente deve ter umas cem, ainda, unidades. Então, ela foi muito bem aceita pelo público. E a gente teve, todos os dias, público cheio, Casa praticamente cheia, né? Mostrando a importância de a gente dar voz às pessoas idosas. Elas precisam, também, falar sobre o seu cotidiano, o que acontece no seu dia a dia e reivindicar aquilo que não está bom para elas na sua comunidade, né? E a gente percebeu muitos problemas com calçada, passeio, muitos problemas na saúde, muitos problemas na questão de mobilidade. Enfim, vários tipos de demandas necessárias a este público, que esteve aqui e se manifestou. E a gente fica feliz de poder conseguir fazer isso, porque a gente precisa ouvir as pessoas. Só faz sentido a gente fazer alguma coisa na política se a gente conseguir ouvir as pessoas e entender o que elas precisam. Conforme as suas necessidades, o Poder Público também tem que agir. Então, ouvindo demandas, ouvindo reflexões, pensando o que nós temos que fazer para envelhecer melhor. Acredito que isso fez toda a diferença nesta Semana da Pessoa Idosa e também a gente conseguiu fazer uma reflexão pedindo o fim da violência contra a pessoa idosa, que a gente sabe muito bem que por muitas vezes acontece dentro das nossas casas com os familiares. Inicia a violência, justamente, porque às vezes a gente não pensa em cuidar de quem cuida. Porque eu acho que é interessante também a gente ter esse pensamento do autocuidado.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): No momento oportuno, um aparte, vereadora.
VEREADORA SANDRA BONETTO (NOVO): De pronto, vereador Edson da Rosa.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Vereadora Sandra, primeiro parabenizar V. Exa. na condução dos trabalhos da Comissão do Idoso. Eu estou com a cartilha aqui e na medida em que pude acompanhei algumas atividades aqui com V. Exa. no Plenário. E para a gente que chega aos 60+ a gente não se dá por conta que o tempo passa muito rápido. O corpo envelhece, a mente não. A mente não envelhece e nós, às vezes, não conseguimos aceitar as limitações que a idade trás. E isso é um fato. Então, para tanto que esses momentos servem justamente para essa conscientização. É mais também saber que a idade também te traz alguns benefícios e a gente precisa ter consciência e ciência de quais o são. Então, essa semana, eu penso que nesse relato, e estava vendo algumas atividades aqui no vídeo que a V. Exa. traz, esses momentos são para isso: de aceitação. É um momento de escuta, de percepção. E eu não poderia também, nesta fala, deixar de parabenizar a pessoa do Mateus, que fez também junto com V. Exa. um trabalho incansável na cartilha, em todas as atividades. Foi muito legal, diferente. Eu já tinha participado de outras, mas essa foi diferente. Parabéns, vereadora Sandra! E para mim é uma honra participar com V. Exa. nesta Comissão.
VEREADORA SANDRA BONETTO (NOVO): Declaração de Líder, em momento oportuno.
PRESIDENTE LUCAS CAREGNATO (PT): Segue a vereadora Sandra Bonetto, em Declaração de Líder à bancada do NOVO, da tribuna.
VEREADORA SANDRA BONETTO (NOVO): Vereador Edson, é bem isso. Foi um momento de conhecimento, porque a gente precisa conhecer mais sobre sistemas, um momento de troca de experiência entre todos que estavam aqui, a gente trocou experiência e um momento de reflexão. Porque eu acredito que o envelhecer já começou. Desde o momento que a gente nasce, a gente envelhece e a gente precisa se dar conta disso, porque a gente precisa se programar para os 60+. E muitas vezes a gente não pensa, a gente vive o hoje, não pensa no amanhã. Então, a gente precisa ter uma vida muito ativa, mas também a gente tem que cuidar do corpo. É o corpo e a mente que tem que estar em sintonia. A música desse vídeo dizia a seguinte frase, essa semana, essas atividades: “não é sobre chegar ao topo do mundo e saber que venceu, é sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu”. Essa semana foi um fortalecimento, não só para as pessoas idosas, mas sim para todos que estiveram junto participando, pensando em construir políticas públicas. Então, o meu agradecimento a todos que participaram, a todos que estiveram aqui conosco...
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Um aparte, vereadora.
VEREADORA SANDRA BONETTO (NOVO): E a gente espera que o ano que vem a gente consiga retomar essas atividades, porque certamente ver o brilho no olho das pessoas que saíram daqui felizes por poder ocupar esse espaço e fazer o seu pedido foi algo que engrandeceu a todos. Seu aparte, vereadora Daiane.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Vereadora Sandra, lhe parabenizar pelo trabalho à frente da Comissão, toda a programação, a cartilha, ver esse Plenário lotado, ver as reuniões, enfim. Isso eu acredito que paga qualquer trabalho que é feito. Mas a senhora faz com muito amor, com muito carinho e a gente percebe isso nas ações. Então só lhe parabenizar pelo trabalho e continue assim, porque eu acredito que as pessoas, da mesma maneira como a senhora está brilhando os olhos, as pessoas também brilham os olhos pro seu trabalho. Muitas vezes essas pessoas só precisam ser ouvidas. Então, parabéns.
VEREADORA SANDRA BONETTO (NOVO): Muito obrigada, vereadora Daiane. E a gente deixa por final uma reflexão: Se todos nós estamos envelhecendo, como estamos fazendo neste momento? Muito obrigada.
Parla Vox Taquigrafia

Não houve manifestação

Ir para o topo