VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Presidente Dambrós, colegas vereadores, eu quero usar esse espaço de Grande Expediente de hoje para falar sobre o Vereador Por um Dia, sobre o projeto que foi realizado ontem nesta Casa, para agradecer imensamente a presença de colegas vereadores que estiveram aqui conosco. Se eu esquecer de alguém, por favor, me ajudem, mas o presidente Dambrós, o vereador Bressan, que é o nosso presidente da Comissão de Educação, a qual eu faço parte, os vereadores: Bortola, Fiuza, Rose, Estela, Velocino, Lucas Diel, Lucas Caregnato, Felipe Gremelmaier, Renato Oliveira. Acho que foram esses os vereadores que passaram por aqui ontem. Alguns eu sei que conseguiram permanecer mais tempo, outros deram uma passadinha, mas ainda sim muito importante não para nós, mas importante para eles, pela relevância que ganha, ainda maior, do nosso programa estudantil. E aí eu falei muito ontem que o Vereador Por um Dia, a gente fala assim, às vezes o por um dia e talvez tenha a sensação de que seja só naquele momento, mas o Vereador Por um Dia é um programa de meses: meses de planejamento, meses de organização, meses de reuniões. Ele começa lá em abril quando inicia o processo de inscrições, a gente abre as inscrições para as escolas e aí depois tem reuniões em maio, a gente teve reuniões de oficinas, de textos legislativos e aí vai adiante. Depois setembro, outubro, enfim, o ensaio que eu comentei com os colegas vereadores aqui na semana passada que foi realizado na segunda-feira. E aí ontem foi a culminância desse projeto, ontem é o resultado, é o final de um processo muito longo em que essas crianças, adolescentes, os professores, as equipes diretivas, os seus colegas de sala, as comunidades se envolvem efetivamente. Nós tivemos a apresentação de 24 proposições e quero contar aqui aos colegas também que a gente já organizou, estava conversando aqui com o vereador Bressan inclusive, a gente vai fazer um compilado de todo esse material para entregar ao Executivo, vai deixar aqui também com a Câmara porque alguns projetos são mais específicos até para os vereadores, e vai encaminhar por PDF para todos os colegas vereadores conhecerem os projetos que foram apresentados ontem.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (REPUBLICANOS): Quando possível um aparte.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Alguns deles inclusive de... algumas proposições que seriam um pouco além de algo que já existe aqui, enfim. Foi sensacional, eu preciso compartilhar isso com vocês. Preciso agradecer muito o envolvimento de todas as pessoas voluntárias nesse nosso projeto. Acho que em especial a gente precisa dizer ao meu gabinete, a Milena e ao Samuel. A Milena foi a coordenadora desse programa do Vereador Por um Dia desse ano e como eu falei não é algo simples. A gente mantém um contato direto com os professores, a gente precisa resolver todas as mínimas coisas todos os dias, coisas que acabam não dando tão certo quanto a gente gostaria, mas todo esse envolvimento, as... Ah, vamos colocar essa foto aí, acho que tem uma boa parte da equipe e a eles eu preciso dedicar esse agradecimento muito especial que eu acho que é só assim que a gente funciona. Então eu quero falar a turma do meu gabinete e a gente tem, graças ao presidente Dambrós, ao entendimento dele, a gente tem este ano, pela primeira vez, uma estagiária na Escola do Legislativo. Então agradecer a Gabi também, a Gabriela. E aí do meu gabinete a nossa estagiária Thalya; da turma do gabinete do vereador Bressan, como presidente da Comissão de Educação, todo mundo que estava envolvido, a Janete, que é assessora da Comissão de Educação, que participa efetivamente desde sempre de todas as reuniões. E essa foto mostra um pouquinho também a nossa voluntária, que muito contribui para a escola, porque há muitos anos acompanha a escola, a Edivânia, não é?
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Um aparte, vereadora.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): E agradecer muito também ao pessoal da técnica legislativa, que este ano contribuiu também conosco em outros momentos. E aí na foto ainda tem a Maitê, ou seja, nossa equipe de comunicação, que eu sou suspeita em falar, que é simplesmente sensacional. Ali a Maitê, a Cris, o Dener, o Marcelo da TV Câmara, e a gente sabe que outras pessoas da TV Câmara e da Comunicação da Casa que estiveram sempre muito envolvidos e a gente precisa fazer esse agradecimento. Nós tivemos uma repercussão sensacional. Quando eu falo “nós” é o programa, é a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na imprensa. Hoje, aliás, saiu mais uma reportagem falando sobre ontem. Então quero agradecer também à imprensa de maneira geral, a Rádio Caxias que estava aqui conosco, as rádios que têm falado, os portais que têm falado muito pela importância efetiva do Vereador por um Dia, que é um programa que existe aqui na Casa há bastante tempo, mas que a gente tem tomado cuidado para fazer com que a cada ano ele se aprimore, ele melhore, se renove, se reestruture. No ano passado, nós criamos, a partir de uma sugestão da Edivânia, da Eliana na época, uma oficina de textos legislativos. Conseguimos criar isso, para que eles viessem e conseguissem entender, não viessem simplesmente no dia para apresentar algo, mas que eles entendessem que tipo de proposição era necessária. Ontem, gente, durante as manifestações, teve um Vereador por um Dia que disse assim, vereador Bressan: “Eu voto favorável, mas eu entendo que se fosse na Câmara mesmo, teria um problema de inconstitucionalidade”. (Risos) Aquilo me emocionou de uma forma... Pelo entendimento deles. Ou de dizer: “Sim, esse projeto vale aqui, e é importante”- ele disse - “é importante trazer essa discussão para a Casa, mas ele seria inconstitucional”. Então esse entendimento...
VEREADORA ROSELAINE FRIGERI (PT): Um aparte, vereadora.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Que a gente contribui para a formação efetiva dessas crianças e adolescentes e para que eles entendam o que nós estamos fazendo. Quero dizer que foi lindo, foi muito emocionante. Estou emocionada de novo. Em vários momentos ontem nas falas, na firmeza, na postura, na responsabilidade, na forma dedicada como eles estudaram aquilo que eles vinham propor, eu me emocionei. E este ano nós conseguimos criar algo, que foi uma percepção minha no ano passado, e que com essa equipe toda a gente conseguiu organizar, que era: eles preparavam seus projetos e vinham apresentar, mas quando chegavam aqui tinham que votar em projetos que eles não tinham ideia do que era, porque eles não conheciam com antecedência. Então, para este ano, a gente conseguiu mudar, criou um prazo para os professores já enviarem para a gente esses projetos. E aí os projetos foram analisados, como eu falei, pela nossa assessoria técnica legislativa, com orientações, com algumas sugestões de modificações e esses estudantes vieram ontem para o Vereador por um Dia com pauta, como nós temos aqui a nossa pauta, ou seja, eles puderam estudar, eles tiveram uma semana para estudar em suas salas, com seus colegas, com seus professores. E aí, sim, ter subsídio para vir aqui, para comentar, para poder ter a sua opinião, para poder fortalecer. Então foi sensacional. A gente já está marcando aqui para entregar esse material também aqui para o executivo, para que entendam algumas proposições muito interessantes e também esse olhar nas crianças e adolescentes nas suas escolas e comunidades, nós vamos entregar isso também para o prefeito. Então o meu agradecimento absolutamente especial a todos que puderam participar, e que esse tipo de programa, o Vereador por um Dia... Ontem também me emocionou profundamente, porque à noite, eu estava comentando aqui com o vereador Bressan, encaminhei já no grupo da Escola do Legislativo, porque são todos voluntários, então precisam também desse feedback, a gente recebeu mensagens de professores, mensagens simplesmente sensacionais de professores dizendo: “Eu participo há anos, a gente nunca teve uma edição dessa forma, como foi, com esse cuidado”. Alguém brincou até: “Só podia ser uma professora raiz à frente disso”. (Risos) Porque a gente se envolve e está aqui e está ali conversando com eles e está do ladinho e está pertinho, porque é isso que eles querem, é isso que eles precisam. Então foi maravilhoso. Vereador Fiuza, seu aparte.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (REPUBLICANOS): Obrigado, veadora Marisol. De uma forma bem breve e simples, mas sincera, parabenizar nossa reitora, vereadora Marisol, parabenizar a todos os nobres pares aqui presentes, a Escola do Legislativo, os servidores desta Casa. Mas o que me chamou muito, muito, muito a atenção no dia de ontem foi o nível de intelectualidade de cada um daqueles alunos, um nível de preparação onde muitos trouxeram ali exemplos de moções, de aberturas de frente parlamentares, de projetos de lei e como a senhora mesmo mencionou, de que um até explicitou de que o projeto seria inconstitucional...
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Declaração de Líder da Bancada do PSDB.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (REPUBLICANOS): ...mas era necessária a discussão.
PRESIDENTE ZÉ DAMBRÓS (PSB): Segue em declaração.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (REPUBLICANOS): Então a gente percebe o quanto esse parlamento, de fato, demonstra através da Escola do Legislativo, contribui com a democracia, de termos então jovens que, a partir do momento que se colocam à disposição para fazer parte deste programa Vereador por um Dia, conseguem de fato entender a importância que tem o Parlamento. E, diga-se de passagem, também nos motiva.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Permite um aparte, vereadora?
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (REPUBLICANOS): Porque nós que estamos aqui nesse exercício público de cada vez buscarmos ser cada vez mais responsáveis e também nos puxar no que se refere a estudo e a tantas outras questões em favor da nossa sociedade caxiense. Parabéns. Muito obrigado.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Obrigada. E obrigada pela presença aqui.
VEREADORA ROSELAINE FRIGERI (PT): Um aparte, vereadora.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Simplesmente para eles isso é muito, muito importante. Vereador Bressan.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Obrigado, vereadora Marisol. Primeiramente, agradecer essa parceria que a gente fez junto, claro que, como diz o vereador Fiuza, a senhora foi a reitora desse evento maravilhoso que aconteceu ontem, mas eu gostaria também de fazer alguns agradecimentos a toda a sua equipe, a toda equipe aqui da Casa Legislativa, também aos professores, orientadores que vieram com os seus vereadores e vereadoras por um dia, e também eu gostaria aqui, em nome do meu gabinete, agradecer a nossa assessora da educação, a Janete, que não mede esforços também para que este grande evento aconteça, e sempre se alinhou e participou junto contigo e com a tua equipe para esse dia tão especial acontecer. Mas ontem também, eu ali do ladinho olhando, a gente viu que eles estudaram, que realmente, sabe... As reuniões anteriores que a gente fez, vereadora Marisol, justamente, foram para orientar eles a poderem assistir algumas sessões, mesmo que seja no reprise, porque nesse momento eles estão estudando, a gente sabe que às vezes tem dificuldade de nos assistir, mas, posterior, tem a rede social que eles pudessem assistir e ver como funciona aqui o parlamento e eles fizeram isso. Então ficou muito bonito mesmo, ficou lindo, eles se dedicaram. E eu quero agradecer a cada um desses 24 vereadores e vereadoras que participaram aqui. E já estou pensando até em mudar aqui, vou fazer uma provocação, vereadora, acho que tem que ser em vez de ser Vereador por um Dia, para nós darmos tempo para eles discutirem e para eles votarem realmente um projeto com maior discussão, eu acho que nós vamos ter que propor Vereador por três Dias. Obrigado.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Olha aí (Risos). Vai ter primeira e segunda discussão. Eu já sigo com os apartes solicitados... Eu só, eu não pedi a autorização dela, então eu não vou citar o nome da professora, mas ela me mandou uma série de mensagens ontem à noite, e eu só quero ler para vocês o que eu chorei justamente ontem à noite, que depois de uma série de outras observações sobre, ela diz: “O melhor momento de hoje.”... Me perdoe, mas nem vou citar porque eu não pedi autorização, mas ela diz assim: “O melhor momento de hoje, foi quando fui recolher as coisas da aluna na bancada, e na folha que ela fez desenhos e anotações, enquanto acontecia a sessão estava escrito ‘eu adorei participar’ ”. E agradeceu por esse momento. É isso, é a participação deles, é a sensação deles, é para eles que a gente está trabalhando. E eles, vereador, é exatamente, eles não sou eu, eles não é o meu gabinete, eles não é o seu gabinete, eles não é só a equipe de comunicação desta Casa, eles é a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, a gente faz para eles. Então, para eles quem? Para eles para a Alessandra Duarte da Silva, da Assis Brasil; para a Caroline, do Machado de Assis; para o Cristiano, do Murialdo; para o Davi, do Alexandre Zattera; para o Gabriel, do José Venzon Eberle; para o Gabriel, nosso presidente da Mesa Diretora, do Laurindo Luiz Formolo; para a Gabi, Gabriele, do José de Alencar; para a Giovanna, do Erny de Zorzi; para Isadora, do Alberto Pasqualini; a Isadora, do São João Batista; o João Pedro, do Cristóvão de Mendoza; da Júlia do Luiz Antunes; a Caterine do Carlin Fabris; a Larissa, do Irmão Guerini; a Larissa, do Governador Roberto Silveira; a Laura, do Armindo Mário Turra; a Lavínia, da Rede Caminho do Saber; o Lian, da Padre João Schiavo; o Luiz Fernando, do São Carlos; a Luísa, do Cidade Nova; a Martina, do La Salle Carmo; Pedro, do La Salle Caxias; a Sara, do Aquilino Zatti; e a Sofia, do Giuseppe Garibaldi. Eles deram show nesta tribuna e nestas bancadas. Vereadora Rose, seu aparte.
VEREADORA ROSELAINE FRIGERI (PT): Vereadora Marisol, acho que isso estava... Participar aqui, do evento de ontem. Porque é um evento na minha agenda, né? Eu fiquei toda a tarde porque... É indispensável até dizer. Acho que já foi dito tudo, aqui, o que significa isso. Tanto para a Câmara, para a escola. Tem a tua coordenação aí, desde... Não sei quando, mas desde o ano passado pelo menos.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Vinte e um.
VEREADORA ROSELAINE FRIGERI (PT): Acho que o outro ano eu não lembro de ter tido por causa da pandemia. Mas ano passado eu participei ali como professora, trouxe uma aluna. Eu queria fazer este depoimento aqui, rapidamente. É muito mais envolvente do que só aquilo que aconteceu aqui, que é muito emocionante. Eu também me emocionei várias vezes. Eu conversei com uma professora que foi minha colega; ela disse: “Eu não estou aqui como professora hoje, eu estou aqui como mãe.” Porque a filha dela estava apresentando. Mas o que é possível fazer nas escolas é muito grande. Tu faz votação para escolher o vereador, a vereadora; tu faz debate para apresentar o melhor projeto. Então é todo um envolvimento da comunidade escolar e até da comunidade do bairro, da comunidade de modo geral. Então são muito legais esses projetos. Vários deles poderiam ser encaminhados por nós. Ontem eu vi, eles estavam anotando, eles pediam bem direitinho, assim. E eu, até por ser professora, tive a oportunidade de ir a algumas escolas este ano, que estava com o vereador e a vereadora por um dia inscritos, para conversar o que pode, o que não pode, a institucionalidade do projeto de lei. Então isso é o exercício da cidadania. Então parabéns pela atividade e parabéns por esse projeto que nós temos aqui na Câmara. Muito obrigada.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Agradeço muito a presença da vereadora Rose, que realmente permaneceu conosco aqui, a tarde toda. O vereador Fiuza me lembra aqui, ele disse “esqueci de falar”, e é muito importante que a gente fale da participação dos pais. A gente teve, ontem, a participação de colegas de escola que vieram nem que fosse para ficar um pouquinho, para ver seus colegas aqui. A gente teve muito das famílias, as famílias incentivando, acompanhando. E isso é muito importante. Inclusive os meus pais estavam aqui, né? Porque eu brinquei, lá no começo, que, no dia que eles vieram para o ensaio, estavam fazendo as fotos, porque nós tivemos aí a galeria dos vereadores. Eu dizia... Chegou um, eu disse: “Ah, tu é do Luiz Antunes? Olha, eu fiz meu estágio. Quando eu fiz magistério, foi lá no Luiz Antunes.” Aí veio outro para fazer a foto, eu disse: “Não é possível. Tu és do Laurindo Formolo? Dei aula no Laurindo Formolo.” Aí vinha alguém do La Salle Caxias, do La Salle Carmo, onde eu dei aula. Aí veio o Davi, que é lá do Alexandre Zattera, eu disse: “Ah, tu é do Alexandre Zattera?” Aqui já me olharam: “Deu aula no Alexandre?” “Não. Quem deu aula no Alexandre Zattera foi minha mãe.” Foi diretora, enfim. Então a gente tem um envolvimento grande na educação. Sem dúvida é por causa disso, vereador Fiuza, também pelo fortalecimento, pelos pais, pelas mães, por quem estava aqui acompanhando. Vereador Cadore, seu aparte.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Vereadora Marisol, primeiramente, eu não pude estar presente. Tinha outros compromissos. Mas eu tenho acompanhado o seu trabalho. Com muita competência a senhora vem organizando um projeto, melhorando um projeto antigo. E que vários vereadores por um dia passaram aqui como vereadores de fato. Mas o principal é o envolvimento, como a senhora disse, da família; a motivação desses jovens para a política. A gente, no dia a dia, eu tenho conversado com a sociedade como um todo, poucos visitam a Câmara de Vereadores. E esse projeto é uma das formas de resgatar o interesse da sociedade, das famílias, para que essas crianças, esses jovens participem. E parece fácil. A senhora viu a logística que a senhora teve que criar para realizar esse projeto. Então parabenizo a senhora pelo trabalho, pela qualidade, pela competência.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PL): Peço um aparte, vereadora.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): E toda a equipe da Câmara de Vereadores e todas as partes envolvidas. Projetos assim têm que receber cada vez mais o nosso apoio. O que deu certo tem que continuar certo, e melhorar para que dê mais certo. Parabéns mais uma vez.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Obrigada, vereador Cadore. Vereador Fantinel.
VEREADOR SANDRO FANTINEL (PL): Vereadora Marisol, eu só queria parabenizar a senhora, que eu não pude estar aqui. Mas as algumas das crianças que estiveram me passaram as fotos, estavam muito felizes. Mas assim, eu queria deixar uma dicazinha para a próxima edição, porque eu acho que isso é educativo, eles têm que entender para o que cada um serve. Eu acredito que, para a próxima edição, eles tenham que escolher um partido. Obrigado, vereadora.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Ai, ai, ai. Eu quero dizer, só para encerrar, porque o meu tempo está finalizando aqui, que eu acho que é mais, né? O Vereador por um Dia vai além da questão do projeto em si, além do entendimento do que faz um vereador. Ele trabalha com questões como exercitar a argumentação, e aí eu falo tanto a escrita como a oral; a percepção da realidade da escola, da sua comunidade; o fato de colocar-se à disposição para representar; contribui para que essas crianças percam a timidez, que tenham a tranquilidade de vir para a tribuna, de falar aqui, mesmo estando nervosos, mas de conseguir se manifestar. Então ele é um programa completo e que, mais uma vez eu digo, só acontece porque há muitas pessoas que voluntariamente se dedicam a isso. Obrigada a todos.