Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal celebra os 140 anos da imigração italiana em sessão solene

O ato lembrou as raízes que impulsionaram o desenvolvimento caxiense


Os 140 anos da imigração italiana foram celebrados na noite desta quinta-feira (21/05), em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada no plenário da Casa. O ato reverenciou o empenho daqueles que, em 20 de maio de 1875, buscaram melhores condições de vida em solo brasileiro e, sobretudo, caxiense. O presidente da Câmara, vereador Flavio Cassina, conduziu a cerimônia. Ao término da solenidade, o grupo Girotondo executou canções típicas de regiões da Itália, cujos ritmos fazem parte da vida colonial do município.

Coube ao vereador Pedro Incerti/PDT fazer o pronunciamento do Legislativo. A partir da tribuna, ele contou um pouco do contexto daquela época. Ressaltou que, em 1871, a chamada Lei do Ventre do Livre ocasionou problemas de mão de obra. Consequentemente, segundo ele, produtores rurais e o próprio governo passaram a estimular a vinda de italianos, em um ciclo que se estendeu até 1930. "No início do período, a Itália vivenciou um processo de unificação, sendo que a população rural atravessava dificuldades de sobrevivência. Ou seja, uma conjunção de fatores levou esses imigrantes a procurarem melhor sorte, na América", detalhou.

Incerti salientou que a localidade de Nova Milano, hoje distrito de Farroupilha, se consolidou como o berço da imigração italiana, na Serra gaúcha. Ressaltou que a presença dos imigrantes provocou mudanças no cenário local, com influências na visão do trabalho, na culinária e no fortalecimento do Catolicismo. Trouxe dados de pesquisas, pelas quais, entre 1870 e 1920, cerca de sete milhões de pessoas saíram da Itália.

O prefeito em exercício Antonio Feldmann destacou que o esforço imigrante contribuiu com a formação de Caxias do Sul, como metrópole cosmopolita. Pontuou muitas das adversidades daquelas pessoas que, no século XIX, encontraram campos fechados e tiveram que desbravá-los, para construírem o progresso.

A Semana da Etnia Italiana foi instituída em Caxias do Sul, em 2003, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Jeronimo Dani e Walmor Vanazzi. Conforme a lei 5.988/2003, a comemoração tem que ser todo ano, com início sempre no dia 20 de maio. Posteriormente, a partir de proposição do vereador Gustavo Toigo/PDT, a lei 6.382/2005 fixou a mesma data como a da Imigração e Colonização Italiana e previu sessão comemorativa.

21/05/2015 - 21:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo