Voltar para a tela anterior.

O Dia do Apicultor e a redução de abelhas são destaques na manifestação do vereador Adelino Teles

O parlamentar demonstrou preocupação com a diminuição das colmeias e sua influência na produção agrícola


O Dia do Apicultor e a redução dos enxames de abelha mobilizaram o vereador Adelino Teles/PMDB a se manifestar da tribuna do Legislativo caxiense. Na plenária desta quinta-feira (21/05), o parlamentar parabenizou os apicultores, cuja data é lembrada, anualmente, em 22 de maio. Ao mesmo tempo, o peemedebista demonstrou preocupação com a redução de colmeias. "As abelhas estão morrendo e isso pode causar problemas para a humanidade, pois elas são responsáveis pela polinização de frutas e outros cultivos considerados fundamentais", ressaltou o vereador, diante de alguns apicultores presentes na plateia.

Com base em informações da Associação Caxiense de Apicultores e do Movimento "Sem Abelhas, Sem Alimento", Adelino informou que três motivos são apontados atualmente como causadores da diminuição de enxames de abelha. São eles: 1) Uso indiscriminado de agrotóxicos; 2) Oscilações climáticas; e 3) Falta de profissionalização dos apicultores. O parlamentar comentou que, com o passar do tempo, vão surgindo técnicas mais avançadas no cuidado com as abelhas e seria adequado acompanhá-las. Segundo o vereador, muitos agricultores hoje perdem colmeias por não alimentarem os enxames.

Adelino destaca dois pontos que mereceriam atenção no setor: a elaboração de um novo censo agrícola e políticas públicas voltadas à apicultura. Conforme o parlamentar, o último censo data de 1996. Além disso, os apicultores não dispõem de dados oficiais da produção atual de mel e derivados. Nesse sentido, o peemedebista sugeriu que essa temática seja colocada em pauta pela Comissão de Agricultura da Casa. "Precisamos do censo para que tenhamos dados completos e possamos desenvolver ações para preservar as abelhas", defendeu.

Em aparte, o vereador Raimundo Bampi/PSB também cumprimentou os apicultores que acompanhavam a sessão e ratificou as palavras do vereador Adelino. O socialista acrescentou que, se não existissem as abelhas, talvez não houvesse produção de frutas. Na avaliação do parlamentar Edson da Rosa/PMDB, os itens apontados como causadores da redução de abelhas têm como responsáveis o humano. "É uma realidade que nos faz refletir sobre as questões ambientais. Precisamos pensar no coletivo e agir enquanto pertencentes a um ecossistema", afirmou o peemedebista.  

21/05/2015 - 18:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo