Voltar para a tela anterior.

Comissão para tratar da Poluição Ambiental Sonora em Caxias será reinstalada no Legislativo

De autoria do vereador Jaison Barbosa/PDT, a proposta foi aprovada com o voto de todos os vereadores presentes


A Comissão Temporária Especial para tratar da Poluição Ambiental Sonora em Caxias do Sul vai ser reinstalada no Parlamento Municipal. A proposta do vereador Jaison Barbosa/PDT, solicitando a reinstalação, foi aprovada pela unanimidade dos parlamentares, na plenária desta quarta-feira (22/04).  O pedido estabelece o funcionamento da comissão até 31 de dezembro de 2016.

De acordo com o requerimento 22/2015, a finalidade da reinstalação da comissão é continuar com os trabalhos desenvolvidos até o momento, "motivando e mobilizando a comunidade e o poder público, por meio de seus diversos órgãos representativos, das secretarias municipais e da sociedade, dando sequência à busca de diálogo e à solução das diversas queixas recebidas pela comunidade". A referida comissão havia sido criada no Legislativo em abril de 2014.

Para Jaison, a falta de fiscalização é o item que precisa avançar. O parlamentar lamentou que não ocorreram melhorias, mesmo a comissão ouvindo e registrando reclamações do povo por meio de reuniões. "Um joga para um lado, outro joga para outro lado. Precisamos mais brigadianos e mais fiscais na prefeitura. Fizemos audiências sobre a poluição sonora, com participação da comunidade, mas não serviram para sensibilizar o Executivo Municipal e a Brigada Militar(BM). Por isso, temos que continuar com o trabalho da comissão", defendeu.

Os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Kiko Girardi/PT e Rafael Bueno/PCdoB destacaram o trabalho da BM e consideraram necessário ampliar o número de policiais para atender à cidade. Kiko cobrou, especialmente, mais efetivo no Policiamento Comunitário. Exemplificou que, na região do bairro Serrano, há carência de policiais. No que se refere ao barulho em excesso, Kiko pediu às autoridades uma atenção ao bairro São Leopoldo, pois moradores estariam vendendo suas residências porque não aguentam mais as badernas.

Na ótica de Zoraido Silva/PTB, a Câmara precisa agir, cobrando atenção dos órgãos competentes: "É necessário fiscalização para combater a baderna registrada por aí. Há tráfico de drogas, crianças tomando bebida alcóolica e moradores colocando casas à venda. A Câmara tem de chamar uma operação para coibir isso".

Crítico das pessoas que extrapolam no volume do som, seja para vender produtos ou para ouvir música, Renato Nunes/PRB parabenizou o vereador Jaison Barbosa/PDT por pedir a reinstalação do grupo parlamentar. "A Comissão é necessária. Não é mais possível aguentar o uso de carros com som em volume acima do permitido. Alguns carregam uma discoteca ambulante no porta-malas e ficam incomodando a todos", lamentou o republicano.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO 22/2015

Vereador - Partido - Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DAIANE MELLO PMDB Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Não Votou

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

22/04/2015 - 20:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo