Voltar para a tela anterior.

Vereador Pedro Incerti divulga nota do Samae que explica sobre mau cheiro na água

Conforme o líder de governo na Câmara caxiense, o odor registrado na água distribuída em bairros do Sistema Maestra tratou-se de uma situação pontual e atípica


A análise e a resposta do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) sobre o mau cheiro na água constatado por moradores de bairros do Sistema Maestra foram divulgadas pelo vereador Pedro Incerti/PDT, durante a plenária desta quinta-feira (16/04). Conforme o líder de governo na Câmara caxiense, o odor registrado na água distribuída em bairros como o São José e o Santa Catarina tratou-se de uma situação pontual e atípica.

O parlamentar detalhou a nota que a autarquia publicou no site e enviou à imprensa. No documento, o Samae informa que o mau cheiro foi proveniente da água bruta bombeada da represa para a Estação de Tratamento (ETA) Dr. Celeste Gobbato, no bairro Pioneiro. 

"A indicação inicial é de que a água que permaneceu parada por cerca de 12 horas na rede adutora de água bruta, em virtude da interrupção do abastecimento, no último domingo, tenha sido afetada pela condição anaeróbia (sem oxigênio) que se estabeleceu na tubulação e também pela presença de microfilme aderido nas paredes internas dos tubos, conferindo-lhe o odor desagradável", relatou Incerti.

O vereador acrescentou que, durante o processo de tratamento da água, o cheiro não foi imediatamente identificado pela equipe do Samae, já que as demais características da água não foram alteradas. Por isso, ela veio a ser parcialmente distribuída. Após a passagem da primeira água retida nos tubos da rede adutora, a água bruta voltou às suas características originais, ressaltou o pedetista.

Para evitar a repetição do episódio, Incerti disse que o Samae realizou o esgotamento da adutora de água bruta e das unidades de tratamento da Estação Celeste Gobbato.  "Os técnicos do Samae, juntamente com o diretor-presidente, Edio Elói Frizzo, nos passaram esses detalhes e informaram que o problema ficou restrito à região do Santa Catarina e do São José. Com os moradores que tiveram despesas, o Samae está fazendo o acerto, com desconto na conta. Mais de 300 famílias já procuraram o Samae", destacou o líder de governo na Casa.

No espaço do grande expediente, Incerti também externou sua contrariedade ao projeto que permite ampliação das terceirizações de trabalho, em trâmite no Congresso. Outro assunto citado pelo parlamentar foi a proposta de sua autoria que institui a execução do Hino do Rio Grande do Sul no início ou no final das sessões ordinárias, durante a Semana Farroupilha. Em declaração de líder, Incerti mencionou, ainda, ações da prefeitura caxiense, como a ampliação do Prato Solidário e a destinação de recursos a projetos sociais voltados aos idosos.

16/04/2015 - 17:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo