Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa critica Samae pela qualidade da água distribuída na região Norte de Caxias

Segundo a vereadora, o abastecimento havia sido interrompido por causa de manutenção e a água retornou com mau cheiro


A qualidade da água distribuída pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), na zona norte da cidade, foi questionada pela vereadora Denise Pessôa/PT, na sessão ordinária desta terça-feira (14/04). Ao mencionar a experiência vivida por moradores da região do bairro São José, a parlamentar informou que o abastecimento ficou interrompido no final de semana e quando retornou, no domingo à noite, a água chegou às torneiras com mau cheiro. "A água voltou um esgoto, com odor horrível e gosto pior ainda", especificou a vereadora.

Conforme Denise, o Samae teria apresentado diferentes versões sobre o que pode ter ocorrido. O mau cheiro teria sido sentido por moradores depois de a autarquia concluir uma manutenção e retomar o abastecimento do Sistema Maestra. "O que ocorreu mostra incompetência da gestão do Samae e falta de compromisso com a saúde dos moradores. A população está revoltada. Tem água aqui a quem quiser provar. Desafio (alguém) cheirar essa água sem fazer cara feia. Isso é uma violação dos direitos humanos e do consumidor", afirmou a vereadora, que trouxe uma amostra do líquido para o plenário.

Conforme Denise, ao ligar para a autarquia, no fone 115, a população estaria recebendo a orientação para não beber água com o odor estranho, pois haveria a necessidade de esvaziar as caixas de armazenamento do líquido. Diante disso, Denise quer saber como a comunidade será ressarcida pelo transtorno e pela água que ficou nos reservatórios das residências e que não poderá ser usada. "Uma pastelaria do meu bairro está comprando água mineral para fazer pastéis. Aí, depois, ainda vai ter de pagar a água do Samae", lamentou.

Em declaração de líder, os vereadores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB e Raimundo Bampi/PSB defenderam o trabalho do Samae. Edi Carlos explicou que a preocupação da vereadora quanto à condição da água e da saúde da população é também a preocupação do Samae. Conforme o parlamentar, houve a ligação de uma adutora nova com uma rede antiga e que a autarquia estaria vendo o que pode ter ocorrido para provocar o mau cheiro.  "A equipe técnica do Samae é qualificada e tem se empenhado para resolver o problema", garantiu o socialista. Edi Carlos também leu um comunicado do diretor-presidente do Samae, Edio Elói Frizzo, em que ele pede desculpas à população e orienta os moradores que receberem água com o odor mais intenso a ligarem no fone 115, solicitando que o Samae faça a limpeza da caixa d´água.

 

14/04/2015 - 19:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo