Voltar para a tela anterior.

Mais policiamento e iluminação estão entre os pedidos feitos pela comunidade escolar em audiência na Câmara

A reunião desta tarde foi promovida pela Comissão de Legislação Participativa e Comunitária


Mais policiamento ostensivo e iluminação estão entre as solicitações apresentadas por professores, alunos e pais, durante audiência pública na Câmara Municipal de Caxias do Sul. O encontro, que tratou da segurança no entorno das escolas, foi promovido pela Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC), na tarde desta sexta-feira (27/03). Acompanharam a atividade integrantes de cerca de 40 instituições de ensino, entre públicas e privadas, da Educação Básica e Superior.

Sob a coordenação do presidente da CLPC, vereador Rafael Bueno/PCdoB, a audiência contou com representantes de diversos órgãos públicos, entre os quais: secretarias municipais da Educação, da Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), e de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM); 4ª Coordenadoria Regional de Educação; Brigada Militar e Guarda Municipal.

Num primeiro momento, houve o pronunciamento das autoridades explicando as ações que desenvolvem para viabilizar mais segurança no campo da educação (leia abaixo). A segunda parte da audiência foi aberta para a manifestação da comunidade escolar. Da tribuna, a estudante Bianca Reis, do 2º ano do Magistério no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, reivindicou mais policiais próximos à escola. Segundo ela, os assaltos e riscos são recorrentes. Ela pede a presença de brigadianos a pé, principalmente nos horários de entrada e saída do colégio. "Precisamos de segurança para a comunidade no lado de fora da escola. Dentro do colégio, a direção tem feito sua parte e muito bem", destacou a aluna, que compareceu no encontro com sua mãe, a assistente social Benta Campos, 45 anos.

Outro apelo por mais policiamento ou fiscalização de trânsito foi feito pelo presidente do Conselho Escolar da Escola Municipal Senador Teotônio Vilela, João Martins. A instituição fica na Rua Júlio Calegari, bairro Nossa Senhora das Graças, onde uma adolescente foi atropelada e acabou falecendo esta semana. "Viemos aqui pedir socorro. Será que não haveria a possibilidade de contratar guardas particulares para ajudar na segurança (do trânsito), principalmente no horário das 17h15min às 17h30min", questionou.

Da Vila Ipê, o vice-presidente do Conselho Escolar do colégio estadual Clauri Flores, Celso Nascimento, reivindicou mais iluminação nas imediações da instituição de ensino. "É muito escuro e os alunos correm perigo de serem assaltados", frisou. O diretor da Escola Municipal Paulo Freire, Marcos Roberto da Silva Alves, pediu urgentemente a troca de localização da parada de ônibus próximo ao colégio. Segundo ele, a área é ponto de tráfico de drogas e a movimentação tem trazido perigo à comunidade escolar. Alves também reivindica mais policiamento. A Guarda Municipal recebeu elogios do diretor da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, André da Silveira. Entretanto, ele observa que o efetivo é muito escasso para atender a toda a demanda das escolas.  

Conforme o presidente da CLPC, vereador Rafael Bueno/PCdoB, todas as reivindicações serão remetidas aos respectivos órgãos. O parlamentar lastimou a ausência de integrantes do Conselho Tutelar na reunião. Também considerou lamentável, em Caxias do Sul, existirem apenas uma viatura da BM e outra da Guarda Municipal destinadas a atender às escolas. "As solicitações apresentadas aqui hoje serão remetidas aos órgãos competentes e vamos acompanhar se serão atendidas", frisou o vereador.

Também estiveram no encontro desta tarde os parlamentares Jaison Barbosa/PDT, Denise Pessôa/PT, Daniel Guerra/PRB, Gustavo Toigo/PDT, Flávio Soares Dias/PTB, Adelino Teles/PMDB e Zoraido Silva/PTB. Além do presidente Rafael Bueno, integram a CLPC os vereadores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB e Flávio Soares Dias/PTB.

 

 

Manifestação de representantes de órgãos públicos

Os representantes dos órgãos públicos detalharam o que têm feito pela segurança e pelas escolas da cidade. Integrante do 12º Batalhão de Policia Militar (BPM), o capitão Turra informou, por exemplo, que há uma patrulha escolar para atender à cidade, com a participação de quatro policiais. Eles atuam, principalmente, em termos preventivos. Conforme o capitão, as ocorrência que recebem são, na maioria, no turno da noite.

O diretor-geral da SMSPPS, coronel José Francisco Barden, disse que o município vem atuando com ações fortes na área da segurança. Citou investimentos e colaboração da prefeitura nos projetos e ações da Justiça Restaurativa, do Policiamento Comunitário, do videomonitoramento e do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). O diretor de Iluminação Pública, da SMOSP, José Luiz Plein, informou que há agilidade no atendimento das demandas do setor e que, em Caxias do Sul, dos 60 mil pontos, há registro de menos de 1% em termos de lâmpadas apagadas. Na área do trânsito, o diretor-geral da SMTTM, Carlos Roberto Noll, detalhou o funcionamento da Escola de Trânsito e frisou a necessidade de haver, na esfera da mobilidade, uma mudança no comportamento das pessoas no sentido de pensar mais no coletivo.

A titular da Smed, Marléa Ramos Alves, comentou que a insegurança é motivo de preocupação no âmbito do ensino e que a pasta tem se mobilizado para criar um ambiente que estimule o cultivo da paz. Mencionou o trabalho da Cipave e também do projeto Família na Escola - Escola para Pais. Coordenadora-adjunta da 4ª CRE, Janice Moraes informou que, das 56 escolas estaduais, 24 têm Cipave. Ao observar a plateia, Janice comentou que esperava ver representantes de mais escolas estaduais na audiência.

De parte da Guarda Municipal, a chefe Raquel Simone de Azevedo Dessoti detalhou as diversas iniciativas promovidas pelo órgão no aspecto preventivo, com palestras e orientações a estudantes e educadores, e no cuidado do patrimônio público. Ressaltou que a Guarda dispõe de uma viatura para atender às escolas municipais. Também esteve na audiência a coordenadora do programa Cipave, Raquel Zanotto Maffessoni.

27/03/2015 - 19:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo