Voltar para a tela anterior.

Câmara caxiense sedia 1º Fórum Municipal de Artesanato

Evento fez parte da programação da Semana Municipal do Artesanato


Durante toda a manhã desta quinta-feira (26/03), no Anfiteatro da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, ocorreu a primeira edição do Fórum Municipal do Artesanato, umas das atividades da Semana Municipal do Artesanato. O evento foi uma promoção da prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, e do Comitê Municipal do Artesanato (CMARTES) em parceria com o Legislativo.

O encontro teve o objetivo de promover um debate sobre temas de interesse para o artesanato caxiense. A programação iniciou com um bate-papo com o diretor do SENAC Caxias do Sul, Émerson Spadetto, tendo  como tema "Para onde caminha o artesanato em tempo de mudanças?".

Na sequência, falaram o vereador Jaison Barbosa/PDT, sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão Temporária Especial para Acompanhamento do Processo de Tombamento da Antiga Maesa/Fábrica 2; e a secretária municipal de Cultura, Rubia Frizzo, sobre as atividades da Comissão Especial para Análise de Uso da Maesa. O grupo também ouviu o diretor da Feira Internacional de Cultura e Artesanato Mãos da Terra, Marcus Romera, referente à edição de 2016 e da Mostra do Artesão Caxiense.

Posteriormente, foi promovido um debate, em que os artesãos puderam explanar situações vivenciadas e dar sugestões para a melhoria do artesanato caxiense, principalmente na união de esforços para promoção e desenvolvimento do segmento.

Participaram também do encontro representantes de entidades como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Microempa, Conselho Municipal de Cultura.

O vereador Guila Sebben, representando o Legislativo, agradeceu a presença de todos, parabenizou a comissão organizadora e evidenciou a importância do fórum para discutir melhorias para o artesanato de Caxias. "Muito já foi conquistado, mas artesanato é identidade cultural e, para que isso não se perca, é preciso a união de todos os envolvidos", disse Guila.

O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, que representou a prefeitura caxiense, ressaltou o trabalho e esforço de todos os envolvidos na realização da 1ª Semana Municipal do Artesanato. "Estamos satisfeitos com essa primeira semana. A participação dos artesãos e a parceria das entidades são muito importantes para o fortalecimento do nosso artesanato", afirmou Spiandorello.

26/03/2015 - 15:05
Gabinete do Vereador Guila Sebben/PP
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo