Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo apresenta proposta que cria a Semana e o Fórum Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural

O parlamentar também defendeu a criação de uma homenagem especial pelos 100 anos de nascimento do pintor Aldo Locatelli


O vereador Gustavo Toigo/PDT protocolou, na quarta-feira (18/03), um projeto de lei que visa a instituir a Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural e o Fórum Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural. A proposta, que agora tramitará no Legislativo caxiense, sugere que os dois eventos sejam promovidos todo ano, no período de 13 a 20 de agosto. Em 17 de agosto, acontece o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

O parlamentar destaca que o município de Caxias do Sul já conta com a lei 7.495/2012, que dispõe sobre a Proteção do Patrimônio Cultural, além de outros relevantes regramentos, como a Lei Orgânica Municipal e o Plano Diretor Municipal, que também tratam dessa temática.

De acordo com Toigo, a semana e o fórum abrirão mais oportunidades para o poder público. "Junto com a comunidade caxiense, será possível estabelecer um calendário de debates, reflexões, palestras, simpósios e outras ações que venham a contribuir para manter viva a nossa história", salientou.

Nesta quinta-feira (19/03), durante o grande expediente da sessão ordinária, Toigo reafirmou o seu zelo em relação à memória e à história artístico-cultural da cidade. O parlamentar discorreu acerca da figura do pintor ítalo-brasileiro Aldo Locatelli, em razão dos 100 anos de seu nascimento, comemorados em 2015. O vereador convidou as lideranças das bancadas partidárias da Casa a assinarem um projeto que institui uma celebração especial, intitulada: "Aldo Locatelli: 100 anos de história e legado", em 18 de agosto.

O pedetista comentou que a população vai poder participar, diretamente, dessa homenagem, indicando cinco personalidades que tiverem relação com a vida, a obra e a história do pintor. "É importante, nessa data jubilar, que a Câmara Municipal se envolva reconhecendo o grande legado artístico e cultural desse grande cidadão, que semeou arte e deixou obras relacionadas à história do município", enfatizou Toigo. 

Se estivesse vivo, Locatelli completaria o seu centenário no dia 18 de agosto. Entre as obras do pintor, estão os quadros da Via-Sacra, que se encontram expostos e atraem muitos visitantes para a Igreja de São Pelegrino, em Caxias.

19/03/2015 - 19:15
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo