Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno protocolará projeto que atende à solicitação da comunidade surda

O parlamentar também aproveitou o grande expediente para cobrar melhorias na estrutura de escolas estaduais de Caxias


O vereador Rafael Bueno/PCdoB vai protocolar no Legislativo caxiense um projeto que atende à solicitação da comunidade surda. Na sessão ordinária desta quinta-feira (19/02), o parlamentar comentou que a inclusão e a acessibilidade precisam estar mais presentes no cotidiano da cidade, em especial nos espaços públicos. Por isso, o vereador apresentará uma proposta que exige tradutor-intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nos teatros de Caxias e legendas em, ao menos, uma sala de cada cinema da cidade. A proposição foi sugerida por um grupo de surdos que procurou o parlamentar. Alguns deles estavam na plenária desta quinta-feira.

Bueno cobrou, também, melhor acessibilidade em órgãos públicos, como os museus da cidade. E, para a Câmara Municipal, sugeriu ter intérprete de Libras. "Comecei a me interessar pela acessibilidade quando fiz uma disciplina sobre pesquisa em educação. Verifiquei que o museu municipal não tem acessibilidade para receber cadeirantes", exemplificou. 

Em relação à proposta que Bueno vai protocolar, o vereador Guila Sebben/PP teceu elogios. Seguindo no assunto, a vereadora Denise Pessôa/PT lembrou que apresentou um projeto para criar cargo de Tradutor e Intérprete de Libras no quadro de servidores da Câmara.

Outro tema abordado por Rafael Bueno foi a infraestrutura das escolas públicas. O parlamentar criticou o fato de o plano de obras apresentado pela administração estadual anterior não ter avançado. "Das 1.028 escolas que constavam no plano de projetos, uma foi contemplada. E somente está pronta porque o governo municipal executou. É uma vergonha falarmos da educação no Rio Grande do Sul", afirmou o parlamentar.

Conforme Bueno, tendo como base dados da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), 27 escolas precisariam de obras urgentes e emergenciais. Entre elas, a Escola Estadual José Generosi, em Caxias. Outra instituição de ensino, agora da esfera municipal, que necessita de melhoria em relação ao muro da quadra de esportes, na ótica do vereador, é a Escola Municipal Giuseppe Garibaldi.

Bueno espera que os novos responsáveis pelo comando da 4ª CRE façam um bom trabalho e pediu mais atenção da Secretaria Estadual de Educação para Caxias do Sul. O vereador Adelino Teles/PMDB lembrou que, no período que foi diretor de Iluminação Pública de Caxias, houve convênios para troca de lâmpadas no presídio e o município ajudou. E, em relação às escolas, ele comentou que também ocorreu esse tipo de auxílio.

Ainda tratando de educação, Bueno disse que pais ligaram para seu gabinete reclamando que fones da Central de Matrículas não estariam atendendo na manhã desta quinta-feira (19/02).

 

19/02/2015 - 17:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo