Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa solicita atenção do município de Caxias a demandas na área da educação

A parlamentar se diz preocupada com o atendimento de alunos com deficiência e com o atraso na entrega de kits escolares


Duas demandas da área educacional receberam destaque da vereadora Denise Pessôa/PT, durante a plenária desta quarta-feira (18/02) na Câmara Municipal de Caxias do Sul. A parlamentar se mostrou preocupada com o atendimento a alunos com deficiência. Também questionou o fato de que kits escolares não teriam sido entregues aos estudantes até esta quarta-feira (18/02), quando começaram as aulas na Rede Municipal de Ensino.

Conforme Denise, um pedido de informações respondido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) indica um aumento de quase 90 alunos com deficiência neste ano letivo. Entretanto, de acordo com a parlamentar, com base em resposta da secretária municipal de Educação, Marléa Ramos Alves, o contrato de cuidadores que atendem a esses estudantes e vigora desde 2014 não poderia receber aditivos. "A gente tem algo em torno de 90 crianças a mais que o contrato inicial de cuidadores prevê atender. E a secretária informou que não haveria possibilidade de aditivo. No ano passado, os alunos ficaram quase dois meses sem monitoria. Agora, alguns pais já me ligaram preocupados. Por isso, me adianto, trazendo esse assunto ao plenário", explicou a parlamentar.

Segundo Denise, o contrato em vigor venceria em março de 2015 e até agora, na Central de Licitações, não teria um novo processo licitatório sobre o assunto. Além disso, a parlamentar comentou que recebeu queixas de cuidadores sobre a qualidade de trabalho.

  Diante da manifestação de Denise, o líder de governo na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, lembrou que, no ano passado, houve um boato sobre uma possível demissão de cuidadores. Estando então na presidência da Comissão de Educação da Câmara, Incerti conversou com a titular da Smed, Marléa Ramos Alves, e ela lhe informou que não haveria demissões e que o contrato referente aos cuidadores teria renovação. "Penso que o contrato será renovado em março e eventuais problemas poderão ser resolvidos", frisou Incerti.

Denise acrescentou que participantes do Fórum "A Inclusão do Deficiente na Escola", constituído em 2014, sugeriram ao município promover concurso público para cuidadores. Ainda em relação à inclusão, o vereador Rafael Bueno/PCdoB disse que recebeu, em seu gabinete, o registro de um aluno com deficiência que enfrenta dificuldade para conseguir vaga numa escola da rede municipal.

Já sobre os kits escolares, contendo cadernos, lápis, cola, entre outros itens, a vereadora Denise Pessôa/PT disse que alguns diretores ligaram para ela comentando que ainda não teriam chegado às escolas. "Os alunos retornaram das férias, voltaram às aulas hoje(18/02) e ainda não receberam os kits. Parece que a previsão é para março, mas algum erro deve ter ocorrido", cogitou a parlamentar.

  Ainda sobre o tema educação, durante o grande expediente, o vereador Virgili Costa/PDT, atual presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICDLT), informou que as reuniões ordinárias do grupo ocorrem sempre às 15h das quartas-feiras. O pedetista orientou a comunidade a encaminhar por escrito as demandas à Comissão.

 

18/02/2015 - 19:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo